HISTÓRIA

FUNDAÇÃO (Funchal, Agosto de 2007)

A ideia da criação da LIGA TAHITI surgiu após uma conversa entre Daniel Rodrigues, Hélder Teixeira e Jorge Correia. O trio, que já tinha competido em 2006/07, iniciou conversações para o ingresso de amigos no universo Liga Record.

Com a época futebolística 2007/08 à porta, em Agosto começaram a ser feitos convites para a fundação da LIGA TAHITI, que foram prontamente aceites. A I edição da prova iria arrancar em Setembro de 2007 com 8 concorrentes. Artur Rodrigues, Daniel Rodrigues, Duarte Espírito Santo, Fábio Ferreira, Hélder Teixeira, Jorge Correia, José Pedro Pereira e Tiago Camacho foram os fundadores.

PORQUÊ TAHITI?

Sete dos fundadores praticaram andebol no Clube Desportivo Infante. Após os jogos era frequente o encontro entre estes no extinto Restaurante Tahiti. Inicialmente o propósito da escolha do nome para a Liga era a realização de jantares dos elementos naquele estabelecimento. Porém, a designação "Tahiti" ganhou vida própria ao longo das épocas, afastando-se totalmente da ideia original.

O BLOG

Antes do início da competição propriamente dita, foi criado o blog da LIGA. No dia 20 de Agosto de 2007 o www.ligatahiti.blogspot.com surge online, a par do que acontecia com várias ligas privadas na blogosfera, com o intuito de facilitar informação sobre as pontuações e equipas em prova. A administração do blog ficou desde então a cargo de Hélder Teixeira, Fábio Ferreira e Jorge Correia.

A entrada de Pedro Freitas para o mundo tahitiano em 2009, que trouxe a ideia da Tahiti TV, fez com que o blog passasse a oferecer mais conteúdos, desde então o número de postagens tem sido galopante. O futebol nacional e internacional, automobilismo, ciclismo, ténis ou basquetebol passaram também a fazer parte do dia-a-dia do blog, tal como material fora do fenómeno desportivo.

AS COMPETIÇÕES

Para além da prova rainha, a Liga Tahiti, onde se faz a soma de todos os pontos conquistados ao longo da época, foram criadas outras competições para fomentar um maior foco de interesse no jogo. Nomeadamente a Taça Tahiti (sistema de eliminatórias) e a Supertaça José Ramalho (troféu de início de época que põe frente a frente os vencedores da Liga e Taça da temporada anterior).

Com o crescente aumento de participantes, na época 2011/12 surgiu a II Divisão, denominada de Liga Bora Bora. A partir desta temporada os novos concorrentes deixaram de entrar directamente no escalão principal, tendo assim que mostrar inicialmente o seu potencial na divisão secundária para almejar um lugar entre a elite. 

A COMUNIDADE

Desde o seu início, a LIGA TAHITI passou a ser tema recorrente nas conversas entre os participantes, facto que perdura ainda hoje. Para além da competição, a LIGA a pouco e pouco tornou-se numa comunidade, mesmo que muitos dos seus participantes encontrem-se espalhados por todo o país, e até mesmo no estrangeiro. Ser um ponto de encontro é a nossa missão.

OS PARTICIPANTES

Ao longo de sete temporadas já competiram ao todo 47 participantes nas competições tahitianas. Confira todos os nomes que construíram a história da LIGA TAHITI, e respectivo ano de entrada.

2007/08:

Artur Rodrigues
Daniel Rodrigues
Duarte Espírito Santo
Fábio Ferreira
Hélder Teixeira
Jorge Correia
José Pereira
Tiago Camacho

2008/09:

João Ferreira
Vitor Freitas

2009/10:

Filipa Correia
João Freitas
Paulo Freitas
Pedro Freitas

2010/11:

Alexandre Correia
André Gonçalves
António Ornelas
Filipe Teixeira
Hugo Sousa
Mónica Correia

2011/12:

Bruno Fernandes
Gonçalo Borga
João Andrade
João Fernandes
João Gramilho
Jonas Pereira
Lucas Teixeira
Nélio Mendonça
Nuno Sousa
Nuno Rodrigues
Octávio Oliveira
Pedro Vieira
Rodrigo Rodrigues
Rubi Pestana
Tiago Sardinha

2012/13:

Afonso Correia
Bruno Leitão
João Marques
Jéssica Gouveia
Paulo Figueira
Pizzi Gonçalves

2013/14:

João Neves
Luis Catanho
Márcio Caires
Miguel Gonçalves
Nuno Teixeira
Sandro Freitas