Foram precisas duas décadas e meia para que Jules Rimet, o então presidente da FIFA, um homem que apesar das contrariedades nunca abandonou o seu sonho, conseguisse fazer vingar a ideia de criar uma competição mundial de futebol para selecções. Em 1928, numa reunião do Comité Executivo da FIFA, convenceu os seus pares a darem luz verde à realização do primeiro campeonato mundial de futebol.
Jules Rimet, o homem que idealizou o Campeonato do Mundo
Com pouco mais de um ano para preparar o evento, a realizar em solo uruguaio, Rimet e a FIFA decidiram que não existiria qualquer qualificação, sendo as selecções convidadas a participar na prova. Mas se na América do Sul foi mais ou menos fácil convencer os países a enviarem a sua comitiva, na Europa a tarefa revelou-se bem mais complicada. A esmagadora maioria dos convidados declinou a chamada, torcendo o nariz ao facto de terem de atravessar o Atlântico quando o mundo estava mergulhado numa grave crise económica. Do velho continente, apenas responderam à chamada Jugoslávia, Bélgica, França e Roménia.
A primeira final foi disputada entre Uruguai e Argentina no Estádio Centenário.
Os grandes candidatos ao ceptro de campeão do mundo, Uruguai e Argentina, cumpriram e chegaram à final. No estádio centenário, uma final memorável com o estádio a rebentar pelas costuras, começou melhor a Argentina, que chegava ao intervalo a vencer por 2-1. Mas, ao génio de Stábile (ARG), respondeu o carisma e a força de José Nassazi (URU). O defesa e capitão dos celestes era também o responsável pelas tácticas, numa época em que muitos dos treinadores não passavam de meros preparadores físicos. Um futebol de grande alma ofensiva e onde não eram permitidos passes para trás, acabou por encostar os argentinos às cordas, permitindo uma inesquecível reviravolta. Ao apito final do árbitro belga John Langenus, foram os uruguaios a fazer a festa.
Uruguai: Vencedor da 1ª edição do Campeonato do Mundo
Nasazzi, em lágrimas foi o primeiro capitão a erguer a "Deusa das Asas de Ouro", o tão almejado troféu de campeão do mundo. O Uruguai, que já havia vencido os dois anteriores torneios da modalidade nos Jogos Olímpicos, pequeno país da América do Sul, confirmou assim o estatuto de primeira grande potência do futebol mundial.
Final, 30 de Julho de 1930, Montevideu
Uruguai 4 - 2 Argentina
Dorado 12', Cea 57', Iriarte 68', Castro 89'; Peucelle 20' e Stábile 37'
Sem comentários:
Enviar um comentário