sábado, novembro 13, 2010

100 Anos Alvinegros (1925-1956)


O Clube Desportivo Nacional comemora o 100º aniversário no próximo dia 8 de Dezembro, e como não poderia deixar de ser a Liga Tahiti está realizar a uma rubrica dedicada aos alvinegros. Após consulta no site do Nacional estamos a fazer uma breve resenha histórica com as datas mais emblemáticas do clube madeirense.
_______________________________________________________________________

1925 - Início da Construção do Stadium dos Barreiros
Após muitos contra tempos e adversidades dá-se início à construção do Stadium dos Barreiros. Com esta obra, o Nacional, passava do sonho à realidade, uma aspiração de muitos madeirense, em possuírem um estádio de futebol na região.

1926 - Primeiro Campeonato da Madeira em Futebol
Em Dezembro, decorreu o primeiro Campeonato da Madeira em Futebol. Com o terrível naufrágio do "Phisali", o campeonato é suspenso.

1927 - Vitória sobre o actual Campeão Nacional
Em Fevereiro deste ano, o Campeonato recomeçou. No primeiro jogo, o Nacional venceu o Club Sport Marítimo (actual Campeão Nacional) por cinco a dois. Em Abril, por decreto do Governo da República, o clube passa a ser considerado "INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA". Em Junho é feita a inauguração oficial dos Stadium dos Barreiros com o jogo entre o Nacional e o Vitória de Setúbal (esta equipa era considerada como uma das melhores a nível nacional), tendo se verificado um empate a zero bolas.

1927 - Estádio dos Barreiros
Desde o início do século XX, uma importante parte dos Madeirenses sentiram a necessidade da região possuir um estádio polivalente pois, modalidades como o futebol, atletismo e outras, passaram a ter um papel importante na sociedade madeirense do início do século.

O Nacional, em 1920 oficializa a intenção de construir um estádio, que não só servisse para a prática do futebol mas também para outras modalidades. Após uma procura exaustiva de terrenos que permitissem a construção de um estádio de média dimensão, foram seleccionados três possíveis localizações, um na Rua Nova da Alegria, o outro junto à Levada de Santa Luzia, e o terceiro perto da Estrada Monumental. Devido às facilidades que o proprietário do terreno ofereceu, e como o Clube tinha as suas raízes nesta zona, ficou decido que o estádio seria junto à Estrada Monumental. Por volta de 1923, deu-se início à arrecadação de fundos, e com as facilidades dadas pelo proprietário, em curto espaço de tempo a obra teve início. Como a obra obteve diversos apoios, devido ao caris sócio-desportivo, foi concluída dentro do período esperado, apesar dos diversos entraves que surgiram. A sua inauguração teve lugar no dia 26 de Julho de 1927 na presença dos mais altos dignatários da sociedade madeirense.

1933/1944 - Campeão da Madeira
Durante este período, o clube alcançou os melhores resultados futebolísticos, permitindo assim consagrar-se Campeão da Madeira em três épocas seguidas. Em 1933-34, estreou-se no Campeonato de Portugal, em representação da Madeira.

1941 - Associação de Futebol do Funchal
O clube participou activamente na fundação da Associação de Futebol do Funchal.

1947 - Campeões de Natação
Dois dos seus atletas de natação, Vasco de Abreu e José da Silva "Saca", conquistaram os títulos de "Campeão Nacional" e de "Recordista Absoluto de Portugal". Neste ano participa no Campeonato Nacional de Voleibol tendo se destacado pela superioridade da sua equipa.

1956 - Volta à Cidade do Funchal
Em colaboração com o Jornal da Madeira, o Nacional promove a Volta à Cidade do Funchal. Anos mais tarde, esta prova passa a fazer parte do cartaz das "Festas da Cidade".

Sem comentários: