(especialista em oregãos)
Este homem desde tenra idade está habituado a providenciar alimentos aos seus amigos mais próximos. Que digam os vizinhos da Corujeira de Fora, sítio de origem do nosso primeiro candidato, que viam as suas árvores de fruto serem habilidosamente saqueadas. Ao estilo Tarzan, este pequeno trepador, alcançava sempre o galho mais alto sem nenhum problema, deliciava-se depois com a melhor peça de fruta da árvore e distribuía o restante saque pelos amigos.
Mas não é esta façanha que o torna um dos nomeados. Artur Rodrigues, é um verdadeiro economista de cozinha. Faz muito com o pouco que tem e elabora pratos requintados à base de derivados do leite, manteiga e queijo são os seus dois ingredientes favoritos. Outra famosa característica deste delicado cozinheiro é o tempero. Praticamente não usa sal, substitui-o por oregãos e salsa. Mas o apurado paladar dos seus pratos é conseguido à custa do alho chinês. O seu segredo é simples, passou a usar alho chinês porque o seu primo Daniel Rodrigues não gosta do alho espanhol. E quem já o viu cozinhar sabe que a maneira como o alho é cortado influencia o seu sabor. Artur Rodrigues é mestre a picar o alho, tarefa que faz com esmero e dedicação em todos os seus pratos. O seu ponto forte é o refogado, base dos seus cozinhados mais conhecidos:
- Arroz de manteiga com oregãos;
- Tagliatelle polvilhada com queijo (qb.) com manteiga e oregãos;
- Arroz de oregãos com manteiga;
- Esparguete à Rodrigues (com salsa, oregãos, manteiga e queijo);
A sua fama chegou a Santarém, onde foi convidado a participar recentemente, como cabeça de cartaz, no III Encontro de Refogados à Base de Alho Picado. Conta já com várias menções honrosas da Junta de Freguesia do Monte, pois durante vários anos, preparou canja de galinha para as missas do parto da paróquia para mais de 500 pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário