- Marítimo 1 - 1 Portimonense
- Naval 0 - 3 Leiria
- Olhanense 0 - 0 Nacional
- P. Ferreira 0 - 3 FC Porto
- V. Setúbal 0 - 3 Sporting
A jornada 14 prosseguiu no Domingo, com a realização de quatro jogos. No primeiro, realizado às 16h, o Marítimo não foi além de um empate frente ao Portimonense. Os verde-rubros foram sempre superiores, criaram várias situações de golo, mas a fraca pontaria e um grande jogo do guarda-redes Ventura, impediu que o resultado se avolumasse. Os insulares adiantaram-se no marcador por Tchô, aos 66' (gp) e nos instantes finais da partida, Rafael Miranda (90'+6'), com um auto-golo, repôs a igualdade.
Na Figueira, a Naval perdeu e é cada vez mais última classificada. A derrota pesada frente aos leirienses, começou a construir-se no minuto 15', com Carlão a facturar, provavelmente, o último golo na Liga Portuguesa. Já na segunda parte, a equipa do Lis aumentou a vantagem através de Zhang (63') e Diogo Amado (90'+1'). O Leiria jogou praticamente toda a segunda metade reduzido a dez elementos, contudo foi sempre um conjunto mais organizado e assertivo, ao invés da Naval, onde denota-se muitas fragilidades colectivas.
Olhanense e Nacional empataram a zero, no José Arcanjo. Num jogo nem sempre bem disputado, foi a equipa da casa a controlar e a dispor de várias situações de perigo iminente, mas nunca conseguiram materializar o maior domínio. O Nacional apenas respondeu a espaços, embora também tenha tido excelentes oportunidades para chegar ao golo. O resultado final acabou por ser justo, entre duas equipas que mostraram ser muito equilibradas.
Na Mata Real, o Paços não foi capaz de travar o FC Porto. Os líderes do campeonato dominaram a primeira parte, onde chegaram à vantagem com o golo de Otamendi (11'). No segundo tempo, os castores surgiram fortes e não fosse a fraca eficácia e um super Helton, o resultado podia ter sido bem diferente, já que os homens comandados por Rui Vitória tiveram várias situações para empatar a partida. Aproveitando a maior pressão do Paços, os azuis e brancos "mataram" o jogo nos minutos finais, com Hulk (90'+1', gp) e Walter (90'+3') a ampliarem o resultado. A vitória acaba por ser justa, mas por números exagerados. O FC Porto acaba 2010 invicto em todas as competições oficiais.
A fechar a jornada, o Sporting foi ao Bonfim vingar-se da eliminação da Taça de Portugal. Os leões fizeram um excelente jogo e obtiveram uma vitória justíssima. A equipa de Alvalade desde cedo dominou os acontecimentos do encontro e chegou ao 0-1, com um bom golo do lateral Abel (20'). O Setúbal não conseguiu reagir e seria mesmo os leões a aumentarem o resultado através de Yannick Djaló (39'). Na segunda metade, mais do mesmo: os sadinos simplesmente não conseguiam construir o seu jogo e o Sporting aproveitava para criar situações de perigo. Aos 56', Djaló bisou e fechou as contas da partida. No final, o Setúbal ainda criou alguns lances de embaraço para a defesa leonina, mas Rui Patrício respondeu sempre com eficácia. O Sporting termina o ano num 3º lugar muito suado, enquanto os sadinos encontram-se num perigoso 14º posto.
Classificação após a 14ª Jornada:
Sem comentários:
Enviar um comentário