A jornada 17 abre no Sábado, dia em que vão realizar-se a maioria dos jogos desta ronda, já que no Domingo é dia de ida às urnas. Assim sendo, há dois jogos às 16h: no primeiro, o P. Ferreira recebe o U. Leiria. O favoritismo recai sobre a equipa da casa. Os castores obtiveram uma vitória brilhante na última jornada, logo possuem níveis de motivação muito altos. Já o Leiria vem a perder gás, após perder elementos essenciais no processo ofensivo. Ainda assim, prevê-se um jogo equilibrado.
No Algarve, a Académica visita o José Arcanjo, para defrontar o Olhanense. Encontro entre duas equipas equivalentes e que realizaram uma boa primeira volta. Os dois conjuntos surgem após duas derrotas tangenciais e o objectivo passa por voltar aos bons resultados. A equipa de Olhão é favorita para a conquista dos três pontos, já que demonstrou ser um conjunto difícil de bater no seu terreno, mas a briosa tem valor suficiente para contrariar o favoritismo algarvio.
Já às 17h, o Sp. Braga recebe o V. Setúbal. A equipa de Domingos vem de um excelente resultado, enquanto os sadinos foram batidos, na sua casa, pelo Marítimo. O objectivo minhoto está ainda longe de ser alcançado e só a vitória interessa às hostes bracarenses. Contudo, têm pela frente uma equipa que já demonstrou ter valor, especialmente no sector defensivo e que procura escapar-se dos lugares de despromoção. O encontro entre os dois emblemas, tem tudo para ser um bom espectáculo.
O V. Guimarães desloca-se a Vila do Conde, para debater-se com o Rio Ave. Os homens da casa voltaram a perder fulgor e já não vencem há quatro jornadas, escapando-se, dessa forma, a fuga dos lugares de descida. Já o Vitória voltou às conquistas, depois de bater o Olhanense na cidade berço. Os vimaranenses mantêm-se na corrida europeia e só o triunfo interessa. Contudo, o Rio Ave, pela urgência em somar vitórias, será um osso duro de roer para o conjunto de Manuel Machado.
Às 19h15, o Beira-Mar recebe o líder do campeonato FC Porto. A equipa aveirense está a realizar um excelente campeonato, logo prevê-se muitas dificuldades para os dragões. A equipa da cidade invicta continua sem somar derrotas, é favorita para alcançar o triunfo, mas do outro lado não irá haver facilitismos. Os auri-negros apenas perderam um jogo na sua casa, logo este encontro será um teste de fogo às capacidades do conjunto azul e branco.
Na Figueira da Foz, encontram-se os últimos classificados da Liga. Naval e Portimonense decidem qual será o novo lanterna vermelha da competição. Os dois clubes estão separados por apenas 1 ponto, ambos surgem após derrotas e quem perder este jogo, ficará com uma tarefa hercúlea para recuperar. Assim sendo, o jogo assume-se como decisivo para os dois conjuntos.
O Nacional desloca-se à capital portuguesa, para defrontar o Benfica. Os encarnados estão num excelente momento de forma, somam 6 vitórias consecutivas e neste jogo são claros favoritos. A equipa da Choupana, por norma, cria muitas dificuldades às equipas do topo, já que apresenta uma boa organização defensiva. Dessa forma, o objectivo do conjunto madeirense será sair de Lisboa com um bom resultado, tarefa que não se prevê nada fácil.
A jornada fecha na Segunda, com o Marítimo a receber o Sporting. Num jogo sem favoritos, os verde-rubros têm uma oportunidade para se aproximarem dos lugares europeus. A equipa leonina atravessa uma grave crise interna e este jogo é de extrema dificuldade. Os madeirenses venceram de forma brilhante na última jornada, enquanto o Sporting obteve uma derrota frustrante no José Alvalade. O jogo prevê-se equilibrado, onde os homens da casa podem aproveitar a fraca consistência exibicional e psicológica dos leões lisboetas.
Sem comentários:
Enviar um comentário