Quando entramos no último terço do campeonato, estando ainda 30 pontos em jogo, aproveitamos para avaliar o trajecto final dos candidatos ao título, FC Porto e Benfica, introduzindo, para o efeito, uma nota para aferir sobre o grau de dificuldade de cada um dos compromissos com que se deparam nas 10 jornadas que restam.
A equipa do FC Porto (56 pontos) encontra-se naturalmente em melhor posição para chegar ao fim do campeonato na condição de líder, isto porque detém oito confortáveis pontos de vantagem em relação ao seu perseguidor directo, o Benfica (48 pontos). Ainda para mais, e ao contrário do que referiu o técnico encarnado Jorge Jesus no final do embate frente ao Sporting, não bastará que o Benfica consiga recuperar somente 8 pontos, isto porque o critério de desempate na I Liga, para equipas que se encontram em igualdade pontual, baseia-se no confronto directo entre ambas e não na diferença total de golos marcados e sofridos ao longo de todo o campeonato, como acontece, por exemplo, em Espanha. Assim sendo, convém recordar que, na primeira volta , o FC Porto goleou, 5-0, a equipa lisboeta e será certamente improvável que uma diferença de golos tão acentuada volte a ‘colorir’ o próximo embate entre ambas as formações, que se realiza dia 3 de Abril, no Estádio da Luz.
Desta forma, para o Benfica revalidar o título terá obrigatoriamente de não perder pontos e esperar que o FC Porto perca 9 pontos em 10 jornadas, ou seja, o equivalente a três derrotas em dez jogos. O cenário não é famoso para a equipa encarnada, visto que, o FC Porto, tem o impressionante registo de zero derrotas em 20 encontros, na I Liga.
Nas próximas 10 jornadas, ambas as equipas defrontam 5 adversários em comum (Olhanense, Leiria, Portimonense, Paços de Ferreira e Marítimo), factor que faz com que seja complicado aferir qual das equipas tem um calendário mais acessível até ao epílogo da prova. Teoricamente, o Porto terá seis jogos que podem ser classificados, previamente, como sendo de um grau de dificuldade considerável. Desloca-se já na próxima jornada a casa do Olhanense, equipa que ainda não perdeu enquanto visitada para o campeonato, pelo que a coesão defensiva dos algarvios é um factor a ter em conta para este jogo. Segue-se a recepção ao Guimarães, formação que se encontra na luta pelo terceiro lugar da tabela e que foi, a par do Sporting, a única que conseguiu tirar pontos ao líder esta época. Desloca-se depois ao terreno do Leiria, com a equipa de Pedro Caixinha a sonhar ainda com as competições europeias.
O grande clássico entre Benfica e FC Porto é o quinto dos dez jogos que faltam e vai certamente ser o jogo-chave do campeonato. Decisivo para o Benfica, mais concretamente. A recepção ao Sporting é outro dos encontros que podem trazer dificuldades acrescidas aos pupilos de André Villas-Boas. O Porto está claramente melhor do que a formação de Alvalade, no entanto, um clássico é sempre um jogo de resultado incerto. Até ao final do campeonato o Porto defronta ainda a equipa do Paços de Ferreira, que já demonstrou esta época ser capaz de bater o pé a qualquer adversário. O Benfica, tal como o Porto, terá de defrontar, nas próximas jornadas, as equipas do Paços de Ferreira, Olhanense e Leiria. Jogos que assumem um grau de dificuldade elevado pelas razões já explicadas. No entanto, os encarnados têm a vantagem de já ter defrontado e ganho o outro ‘grande’, o Sporting. Contudo, é ainda de sublinhar a deslocação à casa do Sp. Braga, apesar da equipa de Domingos Paciência já ter demonstrado estar alguns furos abaixo comparativamente à época passada. Este será certamente um jogo em que os homens de Jorge Jesus terão de caprichar se quiserem arrecadar os 3 pontos.
Jogos Por Disputar:
FC Porto
* Grau de dificuldade (1 a 5)
Jogos Por Disputar:
FC Porto
Olhanense x Porto - 3 *
Porto x Guimarães - 3
Leiria x Porto - 3
Porto x Académica - 1
Benfica x Porto - 5
Portimonense x Porto - 1
Porto x Sporting - 4
Setúbal x Porto - 2
Porto x P. Ferreira - 3
Marítimo x Porto - 3
TOTAL - 28
Jogos em casa - 4
Jogos fora - 6
Benfica
Benfica x Marítimo - 2
Braga x Benfica - 4
Benfica x Portimonense - 1
P. Ferreira x Benfica - 3
Benfica x Porto - 5
Naval x Benfica - 1
Benfica x Beira-Mar - 2
Olhanense x Benfica - 3
Rio Ave x Benfica - 2
Benfica x Leiria - 3
TOTAL - 26
Jogos em casa - 5
Jogos fora - 5
* Grau de dificuldade (1 a 5)
Artigo publicado no Diário de Notícias Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário