A jornada 22 inicia-se hoje em Coimbra, com a Académica a receber a U. Leiria. Depois de 8 jornadas sem vencer, a briosa regressou aos triunfos na ronda anterior, após bater o Guimarães no seu estádio. O Leiria, depois de uma excelente 1.ª volta, perdeu o gás e lentamente vai descendo posições na tabela classificativa. Ainda assim, o conjunto da cidade Lis continua junto ao comboio europeu e não quer deixar fugir o sonho de uma qualificação. A jogar em casa, os estudantes são favoritos, mas prevê-se um jogo muito disputado.
Amanhã, há apenas um jogo: o FC Porto recebe o V. Guimarães. O líder do campeonato tem pela frente uma das duas equipas que "roubou-lhe" pontos até ao momento, mas no seu estádio é claro favorito a vencer. Com 19 vitórias e 2 empates, já ninguém duvida do poder azul e branco e neste jogo o objectivo é só um: conquistar os três pontos. Mas do outro lado encontra-se um Guimarães proibido de perder, uma vez que a luta europeia está ao rubro e uma derrota poderá significar descer mais um lugar na classificação.
Já no Domingo, o Rio Ave desloca-se aos Barreiros. Os vila-condenses ultrapassaram o Marítimo na última jornada, mercê de uma complicada, mas saborosa vitória frente ao Leiria. Com esse triunfo, o conjunto de Carlos Brito respira tranquilidade, uma vez que já possui 8 pontos de vantagem sobre a Naval. Ao invés, os verde-rubros encontram-se num perigoso 13.º lugar e este jogo assume um carácter decisivo para o futuro da equipa madeirense. A conquista dos três pontos é fundamental, já que os lugares de descida estão ali mesmo à vista.
V. Setúbal e Olhanense, encontram-se no Bonfim. Os sadinos estão, à semelhança do Marítimo, numa situação complicada, possuem apenas 4 pontos de vantagem sobre o penúltimo classificado. Sem vencer há 7 jornadas, o Setúbal viu o treinador Manuel Fernandes apresentar a demissão, quando a contestação era já imensa. O Olhanense está a realizar um campeonato tranquilo, embora surja após a primeira derrota no seu estádio. Sem favoritos, o encontro promete muito equilíbrio.
O Sporting recebe o Beira-Mar, no José Alvalade. Os leões não triunfam há 4 jornadas e estão com o 3.º posto ameaçado. A equipa continua sem apresentar um bom futebol, embora o azar continue a perseguir-lhe. Como prova, basta referir que o conjunto leonino é a equipa do campeonato que mais vezes atirou aos ferros da baliza adversária. O jogo com os aveirenses é extremamente importante para as aspirações leoninas e o triunfo é o único objectivo em mente. Contudo, o Beira-Mar é um conjunto muito organizado e por várias vezes já causou surpresa. A série de 5 jogos sem triunfar, fez o técnico Leonardo Jardim apresentar a demissão, mas os aveirenses não deixam de ser um adversário muito complicado para as hostes leoninas.
No AXA, o jogo da jornada: o vice-campeão Sp. Braga, recebe o campeão Benfica. 11 jogos consecutivos a vencer, demonstram a força da equipa encarnada, que está proibida de perder pontos. Os homens da Luz estão a 8 pontos do líder e uma derrota pode entregar o título aos dragões. Do outro lado, o Braga, que não vence há 3 jornadas, está obrigado a vencer, se quiser continuar a lutar pela qualificação europeia. Pode considerar-se o Benfica como favorito, mas a equipa de Jesus tem um osso bem duro de roer pela frente.
Já na Segunda, o sensacional P. Ferreira recebe a Naval. A equipa de Rui Vitória surge numa série de 4 vitórias consecutivas na Liga, que a levou até ao 4.º lugar da classificação. Os castores estão a praticar um excelente futebol, mas pela frente encontram uma Naval que ainda sonha com a permanência. Com Mozer no comando técnico, os figueirenses apenas perderam um jogo, já não perdem há 4 jornadas, facto que os levou a reduzir a desvantagem para os adversários directos. A equipa da capital do móvel é favorita, ainda assim, a Naval pode causar surpresa.
A fechar a jornada, o Nacional desloca-se ao Algarve para defrontar o Portimonense. Os homens de Portimão regressaram aos triunfos na última jornada, mas continuam na última posição do campeonato. O Nacional obteve uma excelente vitória frente ao Sporting e assim continua a sonhar com a qualificação europeia. Jogo decisivo para as aspirações das duas equipas, onde os madeirenses apresentam-se como principais candidatos a somar mais um triunfo.
Sem comentários:
Enviar um comentário