quarta-feira, março 23, 2011

O Grande Duelo Português: Benfica x FC Porto (Parte I)


Assim como acontece em muitas rivalidades, a antipatia entre as duas maiores cidades portuguesas, e entre os dois clubes de futebol mais bem-sucedidos de Portugal, tem raízes na história política, cultural e desportiva do país. Localizada no norte, Porto é uma cidade industrial e de classe operária, com um forte espírito independente. No sul está Lisboa, a capital rica, poderosa e cheia de encantos. O clássico Benfica x FC Porto incorpora essa grande divisão e, nos últimos anos, uma mudança na hegemonia intensificou a rivalidade. Historicamente, as águias são o clube mais vitorioso do futebol português, mas os dragões têm sido a força dominante nas últimas duas décadas.

Origens 
A primeira partida entre Benfica e Porto foi num amigável, jogado no dia 28 de Abril de 1912. A equipa da capital venceu por 8 a 2. Oito anos passaram até que o Porto conseguisse a primeira vitória no confronto directo, um emocionante 3-2, e quase outros nove até que voltasse a vencer.

O Benfica conquistou três títulos de campeão português na década 30 e outros três na década seguinte, além da Taça Latina em 1950. Com os triunfos, a cotação dos lisboetas começou a disparar, mas isso era só um aperitivo do que estava por vir. Nos anos de 1960, liderada pela "estrela" Eusébio, a equipa venceu oito campeonatos nacionais e duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (actualmente apelidada Liga dos Campeões), derrotando Barcelona e Real Madrid em 1961 e 1962, respectivamente. O Benfica disputou outras três finais da maior competição europeia na sua década de ouro, mas não voltou a erguer a taça. No entanto, o clube manteve a superioridade no futebol lusitano ao longo dos anos 70 e 80.


Já o Porto, depois de passar quase vinte anos sem vencer o Campeonato Nacional, conquistou vários títulos a partir do final dos anos 70. O clube manteve a boa fase na década seguinte, com quatro títulos nacionais, duas Taças de Portugal e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus. Mas foi nos anos 90 que os dragões começaram a monopolizar o futebol português, conquistando o campeonato por cinco vezes consecutivas, um recorde. Nos anos 2000, já são 6 títulos de campeão português, além de 5 Taças de Portugal, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, estas conquistadas sob o comando de José Mourinho.

(continua)

in fifa.com

Sem comentários: