segunda-feira, março 28, 2011

WRC: Vodafone Rally de Portugal + Repórter Tahiti TV


Sébastien Ogier (Citroën DS3) foi o grande vencedor do Vodafone Rally de Portugal, 3.ª prova do WRC 2011. O piloto francês repetiu a vitória do ano anterior, batendo o compatriota e colega de equipa Sébastien Loeb por 31,8 segundos. Numa prova extremamente disputada e com muitos percalços, a Citroën conseguiu obter um excelente resultado, aproximando-se da Ford que continua na liderança do mundial de construtores.

Foto de João Ferreira - Liga Tahiti ®
O rally iniciou-se na passada Quinta, com uma espectacular super-especial realizada em pleno centro da capital portuguesa, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Mikko Hirvonnen, líder do mundial, começou da melhor forma, arrecadando o triunfo na 1.ª especial.

Foto de João Ferreira - Liga Tahiti ®
Já em terras algarvias, a prova foi muito disputada, com as principais equipas a discutirem os primeiros lugares de forma acérrima. A Ford, com Jari-Matti Latvala em grande evidência, dominou o segundo dia de competição, com os homens da Citroën a controlarem o ritmo dos seus adversários. O madeirense Bernardo Sousa (Ford Fiesta RS WRC) foi um dos azarados do dia, que com uma violenta, mas espectacular saída de estrada, foi forçado a abandonar precocemente a prova nacional.

Foto de João Ferreira - Liga Tahiti ®
Nos últimos dois dias de competição, Ogier e Loeb atacaram o 1.º lugar, mas o último teria em Hirvonen e Latvala obstáculos de vulto, já que os problemas dos pilotos da Ford na 2.ª etapa do rally, prejudicaram o ritmo do campeão do mundo. Loeb ficou a distantes 37,6 segundos de Ogier, que tomou a liderança e geriu-a na última etapa do rally. 

Foto de João Ferreira - Liga Tahiti ®
Além do 2.º lugar, Sébastien Loeb venceu a Power Stage e igualou Mikko Hirvonen no topo da classificação do mundial de pilotos, ambos com 58 pontos. Ogier, depois do despiste infantil no México, subiu ao 4.º posto, com 41 pontos, a 8 de Latvala.

Foto de João Ferreira - Liga Tahiti ®
Destaque ainda para Petter Solberg, que depois de vários problemas na Sexta (furou 3 vezes), fez uma brilhante recuperação, acabando no 6.º lugar. Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000), foi o melhor português (12.º classificado), beneficiando do abandono de Armindo Araújo, que teve problemas no motor do novo Mini.

Classificação do Vodafone Rally de Portugal:
1.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3) - 4:10.53,4
2.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3) - a 31,8
3.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS) - a 3.22,1
4.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS) - a 6.16,3
5.º Matthew Wilson / Scott Martin (Ford Fiesta RS) - a 7.48,5
(...)
11.º Hayden Paddon / John Kennard (Subaru) - a 22.40,0 (1.º Produção)
12.º Bruno Magalhães / Paulo Grave (Peugeot 207 S2000) - a 24.02,0 (1.º S2000)

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Mikko Hirvonen (FIN), 58 Pontos
2.º Sébastien Loeb (FRA), 58 Pontos
3.º Jari-Matti Latvala (FIN), 49 Pontos
4.º Sébastien Ogier (FRA), 41 Pontos
5.º Petter Solberg (NOR), 31 Pontos

Classificação Mundial de Construtores:
1.º Ford Abu Dhabi WRT, 100 Pontos
2.º Citroën Total WRT, 90 Pontos
3.º M-Sport Stobart Ford WRT, 40 Pontos
4.º Petter Solberg WRT, 22 Pontos
5.º ICE 1 Racing, 16 Pontos

Sem comentários: