sábado, maio 21, 2011

Taça de Portugal: Final - Antevisão


Disputa-se amanhã o último troféu desta época, com Vitória de Guimarães e FC Porto a encontrarem-se no Jamor a partir das 17 horas. Em jogo está a Taça de Portugal, com o actual detentor a defrontar um clube que nunca antes conquistou uma competição nacional. 

PERCURSO NA COMPETIÇÃO
O FC Porto, que recentemente venceu a Liga Europa, chega pela 28.ª vez à final da Taça de Portugal, troféu que já conquistou em 15 ocasiões. Os dragões são os actuais bi-campeões da competição e, por tudo o que já demonstraram, são os principais candidatos a vencer o troféu que encerra a temporada. A equipa da Invicta chega à final com 5 vitórias e uma derrota, 14 golos marcados e 4 sofridos. O grande destaque no percurso dos azuis e brancos vai para a brilhante "remontada" em pleno Estádio da Luz, quando venceu por 3-1 e assim chegou ao Jamor.

A reviravolta na Luz marcou o percurso do FC Porto na competição.
Um golo sofrido é a nota de maior relevo do eficiente percurso do Vitória rumo à final da Taça. O brasileiro Renatinho, jogador do Portimonense, aos 5 minutos do encontro da 4.ª Eliminatória no Estádio do Algarve, foi o único a marcar aos minhotos, que, depois, somaram 445 minutos (ainda a contar) sem sofrer golos. Depois de garantirem o 5.º lugar na Liga Zon Sagres, os vimaranenses tentam agora fazer história: no caso de vitória, a equipa da cidade berço arrebatará o primeiro troféu para o seu palmarés, feito que a suceder, só irá atribuir um prémio justo a um dos grandes clubes portugueses. O Vitória chega à final com 5 triunfos e 1 empate, 11 golos marcados e 1 sofrido.

Com uma defesa "de betão", o Vitória chega pela 5.ª vez ao Jamor.
ENCONTROS ANTERIORES
Em 1987/88, os dois clubes encontraram-se na final desta competição, com vitória portista por 1-0. Essa foi a última vez que a equipa vimaranense marcou presença no jogo decisivo do Jamor. Além desse encontro, os dois conjuntos somam outras 12 partidas nesta prova, com 9 vitórias para os dragões, contra 3 do Vitória. 

No que toca aos melhores marcadores, os avançados brasileiros Walter (FC Porto) e Edgar (V. Guimarães) foram quem mais vezes acertaram com a baliza. O habitual suplente dos dragões mostrou serviço nesta competição, onde apontou 4 golos, 3 deles no mesmo jogo. Com o mesmo número de golos, o compatriota Edgar foi o homem-golo dos vimaranenses, ele que muitas vezes foi criticado pela massa associativa pelo fraco rendimento.

PALCO DA FINAL


Nome: Estádio Nacional do Jamor
Local: Jamor, Oeiras
Inauguração: 10 de Junho de 1944
Capacidade: 37.593 lugares

TROFÉU


Original (Data): 1922
Peso: 15 kg
Altura Total: 1 metro
Altura do Cinzel (Prata): 65 cm
Altura do Pé (Madeira): 35 cm
Diâmetro: 40 cm
___________________________________________________________________________

Ficam os dados lançados para este jogo decisivo que encerra a temporada 2010/11. Pese embora o FC Porto seja favorito, tudo está em aberto, até porque esta competição é habitualmente pródiga em surpresas e, sobretudo, porque o Vitória já demonstrou possuir um conjunto extremamente organizado. 

FINAL - 22 DE MAIO, 17:00 - JAMOR (RTP 1)
V. GUIMARÃES x FC PORTO

Sem comentários: