segunda-feira, maio 30, 2011

WRC (Rally Argentina): Loeb vence 3.ª prova na época


Sébastien Loeb venceu o Rally da Argentina, sexta prova do mundial, com apenas 2,4 segundos sobre Mikko Hirvonen, suficiente para arrecadar o 3.º triunfo no WRC 2011. A vitória de Loeb torna-se ainda mais impressionante, se tivermos em conta que o francês sofreu uma penalização na Sexta.

O heptacampeão mundial entrou da melhor forma no rally das pampas, ao vencer a super-especial que abriu a prova argentina. Ainda assim, foi Jari-Matti Latvala que dominou por completo os acontecimentos do 2.º dia, ao vencer 4 de 6 classificativas. O finlandês impôs um forte ritmo e logo conseguiu alargar a vantagem para os adversários directos. No final do dia, Latvala possuía 18,2 segundos sobre Petter Solberg e 28,8 sobre Ogier, que encontrava-se no 3.º posto. Como referido, Loeb sofreu uma penalização de 1 minuto por ter desrespeitado o horário de chegada ao parque de assistência. O francês ficou colocado no 5.º lugar, a distantes 1.30,3 minutos do piloto da Ford.


Contudo foi no 3.º dia de competição que tudo modificou-se: Latvala sofreu um enorme revés, com os problemas na suspensão do Fiesta a custarem-lhe uma penalização, descendo vários lugares na classificação. Assim, Sébastien Ogier tomou a liderança do rally, ficando com 43,7 segundos de vantagem sobre Mikko Hirvonen e 47,7 sobre o compatriota Sébastien Loeb, que encontrava-se em plena recuperação. Os dois últimos pilotos, aproveitaram também os problemas sentidos por Solberg, que continua com o azar a perseguir-lhe.

No 4.º e último dia da competição, Sébastien Loeb atacou a liderança, depois do compatriota e colega de equipa cometer um novo erro: Ogier capotou na 1.ª classificativa do dia, custando-lhe vários segundos. Sem contar com a ajuda mecânica, uma vez que não havia parque de assistência, o francês "arrastou" o DS3 até à última especial do rally, mas não conseguiu evitar a descida até ao 3.º lugar da classificação. Na Power Stage, ganha por Petter Solberg, Loeb ultrapassou o colega de equipa e arrecadou a 65.ª vitória da sua carreira, deixando o rival Mikko Hirvonen a escassos 2,4 segundos.


Com este triunfo, Sébastien Loeb aumentou a vantagem para Hirvonen no Mundial de Pilotos. O francês possui agora 16 pontos sobre o piloto da Ford, que ainda assim não está longe do objectivo proposto para a época. Nos construtores, a Citroën lidera já com uma larga vantagem sobre a Ford, depois de conseguir obter 5 triunfos consecutivos. 

Classificação do Rally Argentina:
1.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), 4:03.56,9 horas
2.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), a 2,4 segundos
3.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3), a 7,3
4.º Petter Solberg / Chris Patterson (Citroën DS3), a 32,6
5.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 5.16,8 minutos
6.º Federico Villagra / Jorge Companc (Ford Fiesta RS), a 6.48,5
7.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), a 11.34,5
8.º Matthew Wilson / Scott Martin (Ford Fiesta RS), a 13.32,7
9.º Hayden Paddon / John Kennard (Subaru Impreza WRX), a 25.43,8 (1.º PWRC)
10.º Patrick Flodin / Göran Bergsten (Subaru Impreza WRX), a 33.34,1

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 126 Pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 113
3.º Sébastien Ogier (FRA), 96
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 74
5.º Petter Solberg (NOR), 61

Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 207 Pontos
2.º Ford Abu Dhabi WRT, 174
3.º M-Sport Stobart Ford WRT, 75
4.º Petter Solberg WRT, 49
5.º Munchi's Ford WRT, 32

Sem comentários: