quinta-feira, junho 30, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 10


Resultados WTA - Meias-finais:
Victoria Azarenka (BIE/4) - Petra Kvitova (CHE/8), 1-6, 6-3 e 2-6
Maria Sharapova (RUS/5) - Sabine Lisicki (ALE), 6-4 e 6-3

Petra Kvitova foi a primeira tenista a garantir presença na final do torneio de Wimbledon. A jogadora checa venceu Victoria Azarenka em três sets, com parciais de 6-1, 3-6 e 6-2, num encontro onde demonstrou uma grande consistência no seu jogo de serviço - Azarenka apenas por uma vez conseguiu o break point. A n.º 4 do Mundo foi surpreendida pela forte capacidade de resposta de Kvitova, que alcança assim a final de um Grand Slam pela primeira vez na sua carreira.

Kvitova chega pela primeira vez a uma final de um Grand Slam.
No jogo decisivo, Kvitova irá encontrar Maria Sharapova, que confirmou o seu favoritismo ao vencer a wild card Sabine Lisicki. A russa, 5.ª cabeça-de-série e que já conquistou este torneio, ainda teve algumas dificuldades - especialmente no seu jogo de serviço, onde cometeu 13 duplas faltas -, mas superou a alemã em apenas dois sets, com parciais de 6-4 e 6-3. Sharapova demonstrou uma grande capacidade de luta e é agora a principal favorita a conquistar a prova britânica.

Day 11:
Amanhã disputam-se as meias-finais masculinas. Novak Djokovic defronta Jo-Wilfried Tsonga, no entanto, o grande destaque vai para a partida que opõe Rafael Nadal e Andy Murray.

Copa América 2011: Intro


Arranca amanhã a principal competição de selecções de 2011, a Copa América. A Liga Tahiti irá acompanhar a par e passo todo o desenrolar da 43.ª edição desta prova, que será disputada na Argentina até ao próximo dia 24 de Julho.

A Copa América é a mais antiga competição de selecções de futebol, visto que a primeira edição data de 2 de Julho de 1916, como parte das comemorações do centenário da independência da Argentina. A C.S.F. (Confederação Sul-Americana de Futebol) foi criada durante este evento, que teve o  Uruguai como primeiro vencedor. 

O Uruguai venceu a 1.ª edição da Copa América.
La Celeste, juntamente com a Argentina, são as selecções que mais títulos possuem: 14. Contudo, no passado recente, é o Brasil o grande dominador. A selecção canarinha conquistou 4 das últimas 5 edições da prova sul-americana e volta a ser uma das principais candidatas a arrebatar o título da Copa América 2011. Aos brasileiros, juntam-se argentinos e uruguaios como grandes favoritos. A selecção alviceleste possui um leque de nomes sonantes, onde pontifica o astro Lionel Messi, enquanto o Uruguai possui um conjunto extremamente sólido e capaz de lutar pelas grandes competições, como demonstrou no último Mundial.

Argentina e Brasil assumem-se como grandes favoritos.
Nesta edição, tal como nas anteriores, participarão 12 selecções, das quais 10 são países membros da C.S.F., além de duas selecções convidadas, que desta vez foram a Costa Rica e o México. A prova é constituída por duas fases, a de grupos (4 equipas distribuídas por 3 grupos) e a fase a eliminar, que arranca a partir dos quartos-de-final. Aqui ficam os grupos desta Copa América:

GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

Como é natural, a selecção Argentina abre esta competição, num encontro frente à congénere da Bolívia (21:45 locais, 01:45 em Portugal). Resta salientar que a prova sul-americana irá ser transmitida pela Sport TV, embora seja necessário ter em conta o fuso horário existente.

Fonte: ca2011.com

The Championships, Wimbledon: Day 9


Resultados ATP - Quartos-de-final:
Jo-Wilfried Tsonga (FRA/12) - Roger Federer (SUI/3), 3-6, 6-7, 6-4, 6-4 e 6-4
Bernard Tomic (AUS) - Novak Djokovic (SER/2), 2-6, 6-3, 3-6 e 5-7
Andy Murray (GBR/4) - Feliciano Lopez (ESP), 6-3, 6-4 e 6-4
Rafael Nadal (ESP/1) - Mardy Fish (EUA/10), 6-3, 6-3 e 5-7 e 6-4

O hexacampeão Roger Federer está fora do torneio de Wimbledon. O autor da proeza dá pelo nome de Jo-Wilfried Tsonga, com o francês a vencer em cinco sets. O 12.º cabeça-de-série esteve a perder por dois parciais, mas efectuou uma brilhante reviravolta, não voltando a ceder qualquer jogo de serviço nas últimas três partidas. Agora, Tsonga terá pela frente Novak Djokovic, uma vez que o sérvio carimbou o passaporte para as "meias" com um triunfo em quatro sets frente ao jovem Bernard Tomic. O australiano ainda ofereceu resistência, contudo Djokovic fez valer toda a sua experiência e melhor ténis para seguir em frente.

Tsonga causou surpresa ao eliminar Roger Federer.
Andy Murray e Rafael Nadal Nadal confirmaram o seu favoritismo e vão agora encontrar-se nas meias-finais. O britânico eliminou Feliciano Lopez em três sets, num encontro onde a consistência fez toda a diferença. Assim, Murray atinge as "meias" de Wimbledon pela primeira vez na sua carreira. Já Rafael Nadal bateu o norte-americano Mardy Fish em quatro partidas, com parciais de 6-3, 6-3, 5-7 e 6-4. O espanhol, n.º 1 do Mundo, continua a demonstrar um elevado nível de ténis na luta pela liderança do ranking ATP.

Day 10:
Dia reservado para os encontros referentes às meias-finais do sector feminino. Maria Sharapova frente a Sabine Lisicki e Victoria Azarenka contra Petra Kvitova, com natural favoritismo para as jogadoras mais cotadas.

quarta-feira, junho 29, 2011

terça-feira, junho 28, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 8


Resultados WTA - Quartos-de-final:
Sabine Lisicki (ALE) - Marion Bartoli (FRA/9), 6-4, 6-7 e 6-1
Dominika Cibulkova (ESL/24) - Maria Sharapova (RUS/5), 1-6 e 1-6
Petra Kvitova (CHE/8) - Tsvetana Pironkova (BUL/32), 6-3, 6-7 e 6-2
Tamira Paszek (AUT) - Victoria Azarenka (BIE/4), 3-6 e 1-6

Maria Sharapova está nas meias-finais do torneio de Wimbledon. A russa, 5.ª cabeça-de-série, deu uma verdadeira lição de ténis a Dominika Cibulkova, vencendo o encontro com um duplo 6-1. Sharapova, que já conquistou este Grand Slam, irá defrontar a surpreendente Sabine Lisicki na próxima fase da competição. A alemã, n.º 62 do Mundo, eliminou em três sets Marion Bartoli, que ontem tinha vencido Serena Williams. Com a presença nas "meias", Lisicki já garantiu a entrada no "top 25" do ranking WTA.

Sharapova marca presença nas "meias" pela 4.ª vez neste torneio.
Quem também qualificou-se foi Petra Kvitova, depois de superar Tsvetana Pironkova em três sets. A checa, 8.ª pré-designada, revelou um ténis muito consistente e embora tenha cedido no segundo parcial, triunfou com plena justiça. Nas meias-finais, Kvitova irá encontrar Victoria Azarenka, depois da bielorrussa bater Tamira Paszek em dois sets, com parciais de 6-3 e 6-1. A n.º 4 mundial não deu hipóteses à sua adversária, ainda assim, é de realçar a boa campanha da austríaca.

Day 9:
O dia 9 marca a realização dos encontros referentes aos quartos-de-final masculinos. Todas as atenções estão viradas para os 4 primeiros classificados do ranking ATP, com grande hipótese de os mesmos defrontarem-se nas meias-finais de Wimbledon, caso vençam as suas partidas. 

Rankings Absolutos - Semanas como Lanterna Vermelha

segunda-feira, junho 27, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 7


Resultados ATP - 4.ª Ronda (destaques):
Andy Murray (GBR/4) - Richard Gasquet (FRA/17), 7-6, 6-3 e 6-2
Michael Llodra (FRA/19) - Novak Djokovic (SER/2), 3-6, 3-6 e 3-6
Rafael Nadal (ESP/1) - Juan Martin Del Potro (ARG/24), 7-6, 3-6, 7-6 e 6-4
Mikhail Youzhny (RUS/18) - Roger Federer (SUI/3), 7-6, 3-6, 3-6 e 3-6
Mardy Fish (EUA/10) - Thomas Berdych (CHE/6), 7-6, 6-4 e 6-4

Andy Murray está nos quartos-de-final do torneio britânico, após ultrapassar Richard Gasquet em três sets, com parciais de 7-6, 6-3 e 6-2. O 4.º pré-designado não teve dificuldades em confirmar o seu favoritismo, num encontro onde exibiu um excelente ténis. Nos "quartos", Murray irá defrontar Feliciano Lopez, depois do espanhol triunfar em cinco sets contra Lukasz Kubot. Em frente seguiu também Novak Djokovic, com um triunfo exemplar ante Michael Llodra.

Murray triunfou na presença dos Duques de Cambridge.
Rafael Nadal, ultrapassou com dificuldades Juan Martin Del Potro e garantiu a presença na próxima fase da competição. O espanhol n.º 1 do Mundo venceu em 4 sets, após quase 4 horas de encontro, com parciais de  7-6, 3-6, 7-6 e 6-4. Destaque para o facto de Nadal apenas por uma vez ter quebrado o serviço do argentino, justamente no último set. Nos quartos-de-final, o espanhol irá defrontar Mardy Fish, que eliminou Thomas Berdych, finalista no ano anterior. Já Roger Federer também venceu e continua em busca do 7.º título em Wimbledon. O suíço ainda perdeu o primeiro set, depois de um tie break equilibrado, mas demonstrou toda a sua superioridade nas restantes partidas. 

Resultados WTA - 4.ª Ronda (destaques):
Maria Sharapova (RUS/5) - Shuai Peng (CHI/20), 6-4 e 6-2
Marion Bartoli (FRA/9) - Serena Williams (EUA/7), 6-3 e 7-6
Victoria Azarenka (BIE/4) - Nadia Petrova (RUS), 6-2 e 6-2
Caroline Wozniacki (DIN/1) - Dominika Cibulkova (ESL/24), 6-1, 6-7 e 5-7
Venus Williams (EUA/23) - Tsvetana Pironkova (BUL/32), 2-6 e 3-6

Muitas e grandes surpresas no sector feminino. Caroline Wozniacki, Serena e Venus Williams estão fora do torneio de Wimbledon. A dinamarquesa, n.º 1 do Mundo, perdeu em três sets frente a Dominika Cibulkova, num encontro onde ainda venceu o primeiro set (6-1). Contudo, a eslovaca respondeu e triunfou com categoria nos sets seguintes, impedindo que Wozniacki prossiga em prova. Já Serena Williams foi eliminada por Marion Bartoli, com parciais de 3-6 e 6-7. A campeã em título não teve argumentos para ultrapassar a concentrada francesa, que exibiu um ténis muito consistente.

Marion Bartoli eliminou a campeã Serena Williams.
Eliminada foi também Venus Williams, depois de perder frente à surpreendente Tsvetana Pironkova em apenas dois sets. A norte-americana surgiu algo apática no Central Court, facto que Pironkova aproveitou da melhor forma. Em frente seguiram Maria Sharapova e Victoria Azarenka, respectivamente 5.ª e 4.ª cabeças-de-série, que ultrapassaram as suas adversárias com muita facilidade. 

Day 8:
Amanhã disputam-se os encontros referentes aos quartos-de-final, apenas na vertente singular do sector feminino. As partidas de Sharapova e Azarenka ganham especial destaque.

Rankings Absolutos - Semanas como Líder

domingo, junho 26, 2011

River Plate na "B"


Foi o final de tarde mais dramático da história do River Plate. Com o Estádio Monumental esgotado, os seus adeptos assistiram ao que nunca tinham visto na vida: em 110 anos de história, o seu clube desceu pela primeira vez à Nacional B. O River, clube com mais títulos na Argentina, perdeu no playoff de manutenção frente ao Belgrano, com 3-1 no final das duas mãos, enfurecendo os milhares de adeptos hinchas, que provocaram o caos na capital Buenos Aires.

GP Europa: Vettel regressa aos triunfos em Valência


Sebastien Vettel (Red Bull-Renault) venceu este Domingo o Grande Prémio da Europa (Valência) e chegou ao 6.º triunfo nesta temporada (16.ª da carreira), aumentado a vantagem pontual no Mundial de Pilotos. A equipa austríaca continua a dar poucas hipóteses a toda a concorrência.

6.º triunfo para Vettel nesta temporada.
O actual campeão do Mundo largou da pole position e concluiu a corrida à frente de Fernando Alonso (Ferrari), que estragou a dobradinha da Red Bull. Mark Webber completou o pódio, seguido de Lewis Hamilton, num fim-de-semana negro para a McLaren-Mercedes. Os pilotos da equipa britânica sentiram imensas dificuldades para acompanhar o ritmo dos seus principais adversários, num GP onde Felipe Massa e Michael Schumacher foram os grandes azarados. O brasileiro da Ferrari teve problemas num pit stop, enquanto o heptacampeão mundial "perdeu" a asa dianteira do seu Mercedes, caindo várias posições. Ainda assim, é de salientar que todos os pilotos que iniciaram esta corrida terminaram-na, facto que se sucedeu pela primeira vez nesta época.

Classificação GP Europa:
1.º Sebastien Vettel (ALE), Red Bull-Renault - 1h39.36,169
2.º Fernando Alonso (ESP), Ferrari - a 10,8
3.º Mark Webber (AUS), Red Bull-Renault - a 27,2
4.º Lewis Hamilton (GBR), McLaren-Mercedes - a 46,1
5.º Felipe Massa (BRA), Ferrari - a 51,7
6.º Jenson Button (GBR), McLaren-Mercedes - a 1.00,0
7.º Nico Rosberg (ALE), Mercedes - a 1.38,0
8.º Jaime Alguersuari (ESP), Toro Rosso-Ferrari - a 1 volta
9.º Adrian Sutil (ALE), Force India-Mercedes - a 1 volta
10.º Nick Heidfeld (ALE), Lotus-Renault - a 1 volta
11.º Sergio Perez (MEX), Sauber-Ferrari - a 1 volta
12.º Rubens Barrichello (BRA), Williams-Cosworth - a 1 volta
13.º Sebastien Buemi (SUI), Toro Rosso-Ferrari - a 1 volta
14.º Paul di Resta (GBR), Force India-Mercedes - a 1 volta
15.º Vitaly Petrov (RUS), Lotus-Renault - a 1 volta
16.º Kamui Kobayashi (JAP), Sauber-Ferrari - a 1 volta
17.º Michael Schumacher (ALE), Mercedes - a 1 volta
18.º Pastor Maldonado (VEN), Williams-Cosworth - a 1 volta
19.º Heikki Kovalainen (FIN), Team Lotus - a 2 voltas
20.º Jarno Trulli (ITA), Team Lotus - a 2 voltas
21.º Timo Glock (ALE), Virgin-Cosworth - a 2 voltas
22.º Jerome d'Ambrosio (BEL), Virgin-Cosworth - a 2 voltas
23.º Vitantonio Liuzzi (ITA), Hispania-Cosworth - a 3 voltas
24.º Narain Karthikeyan (IND), Hispania-Cosworth - a 3 voltas

Classificação Mundial de Pilotos:
1. Sebastien Vettel (ALE) - 186 Pontos
2. Jenson Button (GBR) - 109
3. Mark Webber (AUS) - 109
4. Lewis Hamilton (GBR) - 97
5. Fernando Alonso (ESP) - 87

Classificação Mundial de Construtores:
1. Red Bull-Renault - 295 Pontos
2. McLaren-Mercedes - 206
3. Ferrari - 129
4. Lotus-Renault - 61
5. Mercedes - 58

Europeu Sub-21: Final


Suíça 0 x 2 Espanha
A Espanha é o nova campeã europeia de Sub-21, depois de ontem ter derrotado a Suíça por 2-0. Os espanhóis confirmaram o seu favoritismo com um triunfo sólido, frente a um conjunto suíço que não teve argumentos para contrariar o futebol apresentado pela selecção roja.

Espanha sagrou-se campeã europeia na Dinamarca.
O resultado começou a ser construído ainda na primeira parte, quando Ander Herrera, aos 41 minutos, desviou com sucesso um excelente cruzamento de Dídac, naquele que foi o primeiro golo encaixado pela Suíça nesta fase final. Os helvéticos tentaram reagir na etapa complementar, mas seria Thiago Alcántara (81') a fechar o resultado, aproveitando uma desatenção do guarda-redes Sommer, para apontar um excelente golo. Assim, a Espanha sucedeu à Alemanha como campeã europeia desta categoria, repetindo os feitos de 1986 e 1998 - a Itália continua a ser o país com mais títulos (5).

Últimos 10 campeões:
1994 - Itália
1996 - Itália
1998 - Espanha
2000 - Itália
2002 - República Checa
2004 - Itália
2006 - Holanda
2007 - Holanda
2009 - Alemanha
2011 - Espanha

República Checa 0 x 1 Bielorrússia (Apuramento 3.º / 4.º lugar)
No encontro referente ao apuramento do 3.º lugar, a Bielorrússia bateu a República Checa por 1-0 e ficou assim no lugar mais baixo do pódio. O golo do defesa Egor Filipenko, aos 88 minutos, foi suficiente para os bielorrussos garantirem, com a vitória, a qualificação directa para os Jogos Olímpicos do próximo ano.

sábado, junho 25, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 6


Resultados ATP - 3.ª Ronda (destaques):
David Nalbandian (ARG/28) - Roger Federer (SUI/3), 4-6, 2-6 e 4-6
Marcos Baghdatis (CHI/32) - Novak Djokovic (SER/2), 4-6, 6-4, 3-6 e 4-6
Robin Soderling (SUE/5) - Bernard Tomic (AUS), 1-6, 4-6, 5-7
Gael Monfis (FRA/9) - Lukasz Kubot (POL), 3-6, 6-3, 3-6 e 3-6
Tomas Berdych (CHE/6) - Alex Bogomolov Jr. (EUA), 6-2, 6-4 e 6-3

Robin Soderling foi eliminado do torneio de Wimbledon, ao ser derrotado em três sets por Bernard Tomic. O sueco, 5.º cabeça-de-série, já tinha demonstrado algumas fragilidades na eliminatória anterior, acabando mesmo por ceder na 3.ª ronda da prova britânica. O australiano, de apenas 19 anos, irá defrontar Xavier Malisse nos oitavos de final. Outra surpresa foi a eliminação de Gael Monfis, que perdeu em quatro sets frente ao polaco Lukasz Kubot, por parciais de 3-6, 6-3, 3-6 e 3-6.

O sérvio sentiu dificuldades no triunfo frente a Baghdatis.
Já Roger Federer e Novak Djokovic confirmaram o seu favoritismo e qualificaram-se para a próxima fase da competição inglesa. O suíço continua com um percurso "limpo", voltando a triunfar em três sets. Djokovic, 2.º cabeça-de-série, ainda sentiu algumas dificuldades no encontro frente a Marcus Baghdatis, que foi extremamente disputado, mas venceu em quatro sets, com parciais de 6-4, 4-6, 6-3 e 6-4. Nas partidas ainda referentes à jornada de ontem, Rafael Nadal e Juan Martin Del Potro venceram e vão encontrar-se nos "oitavos".

Resultados WTA - 3.ª Ronda (destaques):
Maria Sharapova (RUS/5) - Klara Zakopalova (CHE), 6-2 e 6-3
Caroline Wozniacki (DIN/1) - Jarmila Gajdosova (AUS/27), 6-3 e 6-2
Maria Kirilenko (RUS/26) - Serena Williams (EUA/7), 3-6 e 2-6
Francesca Schiavone (ITA/6) - Tamira Paszek (AUT), 6-3, 4-6 e 9-11
Marion Bartoli (FRA/9) - Flavia Pennetta (ITA/21), 5-7, 6-4 e 9-7

Caroline Wozniacki, n.º 1 do ranking WTA, continua a exibir um ténis muito consistente e voltou a triunfar em dois sets, com parciais de 6-3 e 6-2. A dinamarquesa irá agora defrontar Dominika Cibulkova nos "oitavos" da prova, depois da eslovaca eliminar Julia Goerges. Esse resultado, a par da eliminação de Ana Ivanovic, foram dois dos maiores motivos de surpresa no sector feminino, que continua imprevisível.

Wozniacki segue imparável para os oitavos de final.
Em frente seguiram Maria Sharapova e Serena Williams. A russa venceu facilmente Klara Zakopalova, enquanto Serena, que voltou às excelentes exibições, eliminou Maria Kirilenko também em dois sets, com parciais de 6-3 e 6-2. Marion Bartoli, 9.ª cabeça-de-série, triunfou perante Flavia Pennetta, num dos encontros mais interessantes da jornada. Já Francesca Schiavone foi eliminada da competição, naquela que foi a maior surpresa do dia. A italiana sucumbiu frente a Tamira Paszek em três sets, com o último a acabar com o parcial de 11-9 favorável à austríaca.

Day 7:
Segunda-feira é dia de oitavos de final, depois de amanhã cumprir-se a tradicional pausa do torneio britânico. Todos os encontros referentes a esta eliminatória, masculinos e femininos, serão disputados no mesmo dia, prevendo-se uma jornada repleta de emoção.

GP Europa (Valência)


Valência
Valência rapidamente tornou-se num dos mais mediáticos destinos turísticos de Espanha. Nos últimos anos, o  antigo porto industrial foi transformado num imperdível centro cultural e em Agosto de 2008, a cidade glamurosa recebeu o seu primeiro Grande Prémio, num circuito citadino junto ao porto.

Situada na zona da remodelada marina, a pista tem 5,473 km de comprimento e possui velocidade máxima de cerca de 300 km/h - com uma média de 200 km/h. O itinerário do circuito é um desafio extremamente inovador, com 25 curvas (11 para a esquerda e 14 para a direita), que testam os pilotos até ao máximo.


Michael Schumacher é o piloto com mais triunfos neste Grande Prémio da Europa - que se realiza desde 1983 -, com o alemão a subir ao lugar mais alto do pódio por 6 vezes (1994, 1995, 2000, 2001, 2004 e 2006). 

Últimos vencedores GP Europa:
2005 - Fernando Alonso (ESP / Renault)
2006 - Michael Schumacher (ALE / Ferrari)
2007 - Fernando Alonso (ESP / McLaren-Mercedes)
2008 - Felipe Massa (BRA / Ferrari)
2009 - Rubens Barrichello (BRA / Brawn-Mercedes)
2010 - Sebastien Vettel (ALE / Red Bull-Renault)

Fonte: formula1.com

sexta-feira, junho 24, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 5

                                                  

Resultados ATP - 3.ª Ronda (destaques):
Feliciano Lopez (ESP) - Andy Roddick (EUA/8), 7-6, 7-6 e 6-4
Andy Murray (GBR/4) - Ivan Ljubicic (CRO), 6-4, 4-6, 6-1 e 7-6
Rafael Nadal (ESP/1) - Gilles Muller (LUX), 7-6 (interrompido)
Richard Gasquet (FRA/17) - Simon Bolelli (ITA), 6-3, 6-2 e 6-4
Juan Del Potro (ARG/24) - Gilles Simon (FRA/15), 7-6, 2-4 (interrompido)

Ao 5.º dia, primeira grande surpresa no sector masculino do torneio britânico: Feliciano Lopez eliminou Andy Roddick da competição. O tenista espanhol bateu o 8.º cabeça-de-série em três sets, num encontro onde demonstrou um ténis extremamente sólido e onde não cedeu qualquer jogo de serviço. Aliás, só mesmo no terceiro set houve um break point, a favor do espanhol, uma vez que os dois primeiros sets foram resolvidos no tie break. Lopez reforçou a excelente campanha dos tenistas espanhóis, já que David Ferrer também qualificou-se, após vencer Ryan Harrison, num encontro que tinha sido interrompido na jornada de ontem.

Feliciano Lopez venceu Roddick em três sets.
A chuva voltou a fazer das suas e provocou a interrupção de dois dos destaques do dia: os confrontos de Rafael Nadal e Juan Manuel Del Potro, frente a Gilles Muller e Gilles Simon, respectivamente. Em virtude de actuar no Central Court (que dispõe de tecto amovível), o inglês Andy Murray pôde terminar o seu encontro frente a Ivan Ljubicic com os parciais de 6-4, 4-6, 6-1 e 7-6, continuando assim a perseguir o sonho também desejado pelos adeptos britânicos.

Resultados WTA - 3.ª Ronda (destaques):
Maria Martinez (ESP) - Venus Williams (EUA/23), 0-6 e 2-6
Yanina Wickmayer (BEL/19) - Svetlana Kuznetsova (RUS/12), 4-6, 6-3 e 6-4
Daniela Hantuchova (ESV/25) - Victoria Azarenka (BIE/4), 3-6, 6-3 e 2-6
Francesca Schiavone (ITA) - Tamira Paszek (AUT), 6-3, 4-6, e 2-3 (interrompido)
Tsvetana Pironkova (BUL/32) - Vera Zvonareva (RUS/2), 6-2 e 6-3

Nas senhoras, outra grande surpresa: Vera Zvonareva está fora de Wimbledon, após perder com Tsvetana Pironkova em dois sets. A 2.ª cabeça-de-série e uma das principais favoritas à vitória final, não teve argumentos para contrariar o jogo extremamente sólido da búlgara e viu-se vergada a uma derrota humilhante, com parciais de 6-2 e 6-3. Já Venus Williams seguiu em frente, com um triunfo convincente frente a Maria José Martinez. A norte-americana parece estar a retomar a melhor forma.

A búlgara Pironkova eliminou a 2.ª cabeça-de-série.
Fora da competição está Svetlana Kuznetsova, depois de perder com Yanina Wickmayer em três sets, com parciais de 6-4, 3-6 e 4-6. A russa, que já conquistou dois Grand Slam, ainda venceu o primeiro set, mas não conseguiu manter a performance e saiu derrotada nos dois sets seguintes. Em frente seguiu também Victoria Azarenka, que bateu Daniel Hantuchova (6-3, 3-6 e 6-2). Em encontros atrasados referentes à 2.ª ronda, Caroline Wozniacki e Maria Sharapova triunfaram e estão na próxima fase da competição.

Day 6:
Para este Sábado os destaques vão para os jogos dos 3 primeiros do ranking ATP: Rafa Nadal irá terminar o encontro frente a Gilles Muller, enquanto que Novak Djokovic e Roger Federer batem-se perante Marcos Baghdatis e David Nalbandian, respectivamente. No que concerne às senhoras, as candidatas ao título, Caroline Wozniacki e Serena Williams disputam as suas partidas referentes à 3.ª ronda do torneio.

Parabéns Infante!


O Clube Desportivo Infante Dom Henrique comemora 30 anos de existência. Como não podia deixar de ser, a Liga Tahiti felicita a instituição com raiz no Monte, que viu crescer e criou muitos dos tahitianos e futuros boraborianos. Mais que um clube, uma família, que ainda hoje nos traz imensas e felizes recordações.

Em cima: Sr. Fernando Freitas, João Ferreira, José Pereira, João Andrade, Fábio Ferreira, Miguel Rodrigues, Nuno Abreu, Tiago Camacho, Nélio Mendonça, Valdemar Gomes
Em baixo: Artur Rodrigues, Pedro Martins, Ivan Abreu, Rúben Vieira, Hugo Sousa, Paulo Freitas, Rómulo Sousa.

Em cima: Bruno Freitas, Nícia Correia, Joana Rochinha, Joana Vasconcelos, Mara Daniela, Mónica Correia, Alberto Amorim
Em baixo: Lisandra Rodrigues, Mara Dias, Ana Mendonça, Verónica Rodrigues, Joana Mafalda, Carolina Fernandes.

Rankings Liga Tahiti 2010/11 - Pontuações Mais Altas

DAVID BOWIE - HEROES (1977)

Pontuações Mais Altas - Top 10:
1.º Turma da Mónica - 74 Pontos (Jornada 20)
2.º Carvalheiro FC - 72 Pontos (Jornada 8)
3.º Monsieur Tarik FC - 71 Pontos (Jornada 8)
4.º Turma da Mónica - 70 Pontos (Jornada 8)
5.º Apertadinhos SC - 69 Pontos (Jornada 8)
5.º Redheart's Corner - 69 Pontos (Jornada 8)
7.º FC Babosas - 68 Pontos (Jornada 8)
8.º Jack Daniel's - 66 Pontos (Jornada 8)
8.º Jack Daniel's - 66 Pontos (Jornada 25)
10.º CF Os Tinterra - 65 Pontos (Jornada 8)
10.º Apito Queimado - 65 Pontos (Jornada 8)

quinta-feira, junho 23, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 4


Resultados ATP - 2.ª Ronda (destaques):
Robin Soderling (SUE/5) - Lleyton Hewitt (AUS), 6-7, 3-6, 7-5, 6-4 e 6-4
Kevin Anderson (RAS) - Novak Djokovic (SER/2), 3-6, 4-6 e 2-6
Adrian Mannarino (FRA) - Roger Federer (SUI/3), 2-6, 3-6 e 2-6
Grigor Dimitrov (BUL) - Jo-Wilfried Tsonga (FRA/12), 7-6, 4-6, 4-6 e 6-7
David Ferrer (ESP/7) - Ryan Harrison (EUA), 6-7, 6-1, 4-6, 6-3 (interrompido)

Entre muitos jogos cancelados e suspensos devido ao mau tempo, Robin Soderling protagonizou, até ao momento, a maior reviravolta desta edição do torneio de Wimbledon. O sueco esteve a perder 2-0 em sets frente a Lleyton Hewitt, antigo n.º 1 do Mundo, mas conseguiu vencer o encontro após uma longa maratona de ténis (cerca de 4h de jogo) e com momentos de grande emoção. Soderling, 5.º cabeça-de-série, fica agora à espera da resolução do encontro entre Igor Andreev e Bernard Tomic, que foi suspenso para amanhã.

Soderling protagonizou uma grande recuperação.
Novak Djokovic voltou a passear a sua classe, com um novo triunfo sem qualquer tipo de dificuldades. O n.º 2 mundial ultrapassou o sul-africano Kevin Anderson em três sets, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-2. Também sem surpresas, o suíço Roger Federer despachou o francês Adrian Mannarino, em apenas uma hora e meia, com os parciais de 6-2, 6-3 e 6-2. Esta tarde, o sempre exuberante, Jo-Wilfried Tsonga bateu o búlgaro Grigor Dimitrov (6-7, 6-4, 6-4 e 7-6) e também carimbou o passaporte para a 3.ª Ronda do torneio.

Resultados WTA - 2.ª Ronda (destaques):
Simona Halep (ROM) - Serena Williams (EUA/7), 6-3, 2-6 e 1-6
Li Na (CHI/3) - Sabine Lisicki (ALE), 6-3, 4-6 e 6-8
Maria Kirilenko (RUS/26) - Tamarine Tanasugan (TAI), 7-5 e 7-5
Julia Goerges (ALE/16) - Mathilde Johansson (FRA), 7-6 e 6-2
Ana Ivanovic (SER/18) - Eleni Daniilidou (GRE), 6-3 e 6-0

Nas senhoras, a primeira grande surpresa da competição: Li Na foi eliminada pela "desconhecida" Sabine Lisicki. A alemã bateu a 3.ª pré-designada da competição em três sets, com parciais de 3-6, 6-4 e 8-6. Assim, caiu na 2.ª ronda uma das principais favoritas à vitória final, uma vez que, relembre-se, a chinesa conquistou Roland Garros há menos de um mês. Lisicki irá agora defrontar outra asiática na 3.ª ronda, desta feita Misaki Doi, que eliminou Zie Zheng em dois sets.

Lisicki terminou com o sonho de Li Na.
Em frente seguiu Serena Williams, com uma vitória suada frente a Simona Halep. A norte-americana perdeu mesmo o primeiro set, mas deu a volta e triunfou nos dois sets seguintes. Na próxima fase, a experiente tenista terá Maria Kirilenko como adversária, num encontro que promete ser muito disputado. As partidas de Caroline Wozniacki e de Maria Sharapova foram canceladas e adiadas para o dia de amanhã.

Day 5:
Para o 5.º dia de prova os pratos fortes são os duelos de Andy Murray e Rafael Nadal frente a Ivan Ljubicic e Gilles Muller, respectivamente. Já nas senhoras, Victoria Azarenka e Venus Williams irão disputar os seus jogos relativos à 3.ª Ronda, enquanto Wozniacki e Sharapova, como foi dito anteriormente, jogam ainda a 2.ª Ronda.

Rankings Liga Tahiti 2010/11 - Pontuações Mais Baixas

METALLICA - FADE TO BLACK

 PONTUAÇÕES MAIS BAIXAS - TOP 10:
1.º Turma da Mónica / -21 Pontos (Jornada 10)
2.º Madeira Livre FC / -14 Pontos (Jornada 10)
3.º Lajes United / -8 Pontos (Jornada 10)
4.º Midget's FC / -6 Pontos (Jornada 10)
5.º Carvalheiro FC / -5 Pontos (Jornada 10)
6.º Madeira Livre FC / -4 Pontos (Jornada 28)
7.º Midget's FC / -1 Pontos (Jornada 23)
7.º Madeira Livre FC / -1 Pontos (Jornada 23)
9.º Clube Desportivo 48 / 0 Pontos (Jornada 10)
9.º Turma da Mónica / 0 Pontos (Jornada 14)

Europeu Sub-21: Meias Finais


Espanha 3 x 1 Bielorrússia (a. p.)
A Espanha foi a primeira selecção a garantir presença na final do Campeonato da Europa de Sub-21, depois de um triunfo extremamente suado frente à Bielorrússia. Nas meias finais que se desenrolaram ontem, os espanhóis tiveram novamente Adrián López como grande herói. O jovem jogador do Deportivo, soma agora 5 golos neste Europeu que se disputa na Dinamarca.

Adrián é o melhor marcador da competição: soma 5 golos.
Os bielorrussos, que entraram determinados a contrariar o favoritismo da selecção roja, ainda estiveram a vencer, graças ao golo de Voronkov (38'). Mas já nos minutos finais da partida, Adrián (89') restabeleceu a igualdade, levando o encontro para o prolongamento. Aí, os espanhóis demonstraram toda a sua valia, garantindo o triunfo com o bis de Adrián (105') e com um bonito golo de Jeffren Suárez (113').

Suíça 1 x 0 República Checa (a. p.)
Pela frente, os espanhóis terão a Suíça. Os helvéticos carimbaram o passaporte para a final com um triunfo sobre a República Checa, também no prolongamento, por 1-0. Assim, os suíços atingem pela primeira vez a final de um Campeonato da Europa de Sub-21.

Suíça na final, com Mehmedi em grande destaque.
Num encontro pautado pelo equilíbrio, um golo de Mehmedi aos 114 minutos garantiu o apuramento da selecção helvética. Os checos ofereceram sempre muita luta, ainda assim, o triunfo é justificado, uma vez que os suíços praticaram um futebol mais atraente. Resta salientar que Suíça e Espanha, com a presença na final, garantiram um lugar nos Jogos Olímpicos do próximo ano. 

Final (25 de Junho - 19:45): Espanha x Suíça

quarta-feira, junho 22, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 3


Resultados ATP - 2.ª Ronda (destaques):
Rafael Nadal (ESP/1) - Ryan Sweeting (EUA), 6-3, 6-2 e 6-4
Tomas Berdych (CHE/6) - Julien Benneteau (FRA), 6-1, 6-4 e 6-2
Andy Murray (GBR/4) - Tobias Kamke (ALE), 6-3, 6-3 e 7-5
Victor Hanescu (ROM) - Andy Roddick (EUA/8), 4-6, 4-6 e 4-6
Gael Monfis (FRA/9) - Grega Zemlja (ESL), 4-6, 6-3, 6-3 e 7-6

Num dia onde a chuva voltou a incomodar o normal desenrolar do torneio de Wimbledon, Andy Murray qualificou-se para a 3.ª ronda da competição. O tenista britânico demonstrou sempre um ténis muito sólido e não teve dificuldades para ultrapassar Tobias Kamke, vencendo o encontro em três sets. Desta forma, Murray mantém bem vivo o sonho dos adeptos "da casa" em ter um tenista a conquistar o seu torneio, algo que não se sucede há 75 anos. Na próxima fase, o 4.º cabeça-de-série irá defrontar o croata Ivan Ljubicic.

Murray vence e continua a alimentar o sonho britânico.
Rafael Nadal também seguiu em frente, após um triunfo convincente frente a Ryan Sweeting. O espanhol apenas cedeu um jogo de serviço, num encontro onde dominou todas as operações. Tomas Berdych e Mardy Fish, respectivamente 6.º e 10.º cabeças-de-série, carimbaram o passaporte para a 3.ª ronda com vitórias relativamente fáceis. Destaque ainda para Andy Roddick, que bateu o romeno Victor Hanescu em três sets.

Resultados WTA - 2.ª Ronda (destaques):
Kimiko Date-Krumm (JAP) - Venus Williams (EUA/23), 7-6, 3-6 e 6-8
Victoria Azarenka (BIE/4) - Iveta Benesova (CHE), 6-0 e 6-3
Petra Kvitova (CHE/8) - Anne Keothavong (ALE), 6-2 e 6-1
Stephanie Dubois (CAN) - Andrea Petkovic (ALE/11), 3-6, 6-4 e 3-6
Vera Zvonareva (RUS/2) - Elena Vesnina (RUS), 6-1 e 7-6

No sector feminino, o grande destaque do dia foi para o encontro de Venus Williams. A norte-americana, pentacampeã em Wimbledon, sentiu imensas dificuldades para triunfar sobre a japonesa Kimiko Date-Krumm, chegando mesmo a perder o primeiro set no tie break. Contudo, a 23.ª pré-designada fez valer toda a sua experiência e triunfou nos sets seguintes. Venus irá agora defrontar Maria José Martinez, espanhola que já eliminou Jelena Jankovic da competição.

A n.º 3 mundial seguiu em frente com um triunfo sólido.
Quem também garantiu a qualificação para a 3.ª ronda foi Vera Zvonareva. A russa, 2.ª cabeça-de-série, bateu facilmente a compatriota Elena Vesnina em dois sets. Victoria Azarenka, Petra Kvitova e Andrea Petkovic, venceram os seus encontros e estão apuradas para a próxima fase do torneio britânico. A partida entre Francisca Schiavone e Barbora Strycova foi adiada para amanhã, devido à chuva que se fez sentir.

Day 4:
Roger Federer e Novak Djokovic partilham todas as atenções do 4.º dia de Wimbledon. O suíço enfrentará Adrian Mannarino, enquanto o sérvio terá o sul-africano Kevin Anderson pela frente. Nas senhoras, grande destaque para as partidas de Serena Williams, Maria Sharapova e Li Na. 

Rankings Liga Tahiti 2010/11 - Vencedores Mensais

XUTOS & PONTAPÉS - FIM DO MÊS (2001)

VENCEDORES MENSAIS
Maio'2011 - Midget's FC - 37.3 Pontos
Abril'2011 - Cana do Reforço - 44.3 Pontos
Março'2011 - CM Nova Onda - 43.3 Pontos
Fevereiro'2011 - Turma da Mónica - 56.8 Pontos
Janeiro'2011 - Carvalheiro FC - 51 Pontos
Dezembro'2010 - Madeira Livre FC - 44.5 Pontos
Novembro'2010 - Apertadinhos FC - 49.6 Pontos
Outubro'2010 - Carvalheiro FC - 52.3 Pontos
Setembro'2010 - Apertadinhos SC - 51 Pontos

(média de pontos)

terça-feira, junho 21, 2011

The Championships, Wimbledon: Day 2


Resultados ATP - 1.ª Ronda (destaques):
Mikhail Kukushkin (CAZ) - Roger Federer (SUI/3), 6-7, 4-6 e 2-6
Andreas Beck (ALE) - Andy Roddick (EUA/8), 4-6, 6-7 e 3-6
David Ferrer (ESP/7) - Benoit Paire (FRA), 6-4, 6-4 e 6-4
Jeremy Chardy (FRA) - Novak Djokovic (SER/2), 4-6, 1-6 e 1-6
Robin Soderling (SUE/5) - Philipp Petzshener (ALE), 6-4, 6-4, 2-6 e 7-6

Roger Federer está na 2.ª ronda de Wimbledon, após superar com relativa facilidade o cazaque Mikhail Kukushkin. O suíço, 3.º cabeça-de-série, triunfou em três sets, com parciais de 7-6, 6-4 e 6-2, num encontro onde não cedeu qualquer jogo de serviço. Ainda assim, é de salientar a boa réplica de Mikhail, especialmente no primeiro set, onde obrigou Federer a aplicar-se. O hexacampeão do torneio britânico irá defrontar David Nalbandian na próxima fase.

O suíço iniciou a competição em grande estilo.
Quem também seguiu em frente foi Novak Djokovic, que parece decidido a "roubar" o primeiro lugar da hierarquia mundial ao espanhol Rafael Nadal. O sérvio deu uma lição de ténis a Jeremy Chardy, vencendo o encontro em três sets. Andy Roddick e Robin Soderling também qualificaram-se para a 2.ª ronda, embora o sueco ainda tenha enfrentado algumas dificuldades para bater Phillipp Petzshener.

Resultados WTA - 1.ª Ronda (destaques):
Aravane Rezai (FRA) - Serena Williams (EUA/7), 3-6, 6-3 e 1-6
Victoria Azarenka (BIE/4) - Magdalena Rybarikova (ESL), 6-4 e 3-2 (ret.)
Caroline Wozniacki (DIN/1) - Arantxa Parra Santonja (ESP), 6-2 e 6-1
Li Na (CHI/3) - Alla Kudryavtseva (RUS), 6-3 e 6-3
Anna Chakvetadze (RUS) - Maria Sharapova (RUS/5), 2-6 e 1-6

Nas senhoras, à excepção de Jelena Jankovic, todas as restantes favoritas seguiram em frente. Grande destaque para Serena Williams, que após 49 semanas de ausência devido a um grave problema de saúde, voltou aos grandes torneios do circuito WTA com uma vitória. Serena, actual detentora do troféu britânico, esteve em bom plano, batendo a aguerrida Aravane Rezai em três sets, com parciais de 6-3, 3-6 e 6-1. Na 2.ª ronda, a norte-americana irá defrontar Simona Halep.

Serena voltou aos triunfos no torneio de Wimbledon.
Caroline Wozniacki também triunfou na estreia em Wimbledon. A n.º 1 do Mundo venceu facilmente a espanhola Arantxa Parra Santonja em dois sets. Li Na, que venceu Roland Garros, e Maria Sharapova, também garantiram o passaporte para a 2.ª ronda com triunfos convincentes. Como referido, Jelena Jankovic, 15.ª cabeça-de-série, perdeu frente a Maria José Martinez, naquela que, até ao momento, é a maior surpresa desta edição de Wimbledon. Victoria Azarenka, 4.ª pré-designada, qualificou-se após a sua adversária desistir devido a lesão, quando decorria o segundo set.

Day 3:
O dia 3 marca o ínicio da 2.ª ronda. No sector masculino, os grandes destaques vão para os encontros de Nadal e Murray. Nas senhoras, as partidas de Venus Williams e de Francesca Schiavone, são as que mais ganham maior relevo.

Cuidado! Não soprar!

Foto: Boaventura, S. Vicente (dnoticias.pt, Olga Braga)

Rankings Liga Tahiti 2010/11- Vencedores de Jornadas

THE VELVET UNDERGROUND - HEROIN (1967)

RANKING  de VENCEDORES SEMANAIS:

1.º A Coruja - 3 Rondas (Jornadas 5, 10 e 19)
1.º FC Estorilense - 3 Rondas (Jornadas 6, 11 e 15)

3.º CD Rodoeste - 2 Rondas (Jornadas 18 e 28)
3.º Apertadinhos SC - 2 Rondas (Jornadas 4 e 21)
3.º Jack Daniel's - 2 Rondas (Jornadas 26 e 30)
3.º Carvalheiro FC - 2 Rondas (Jornadas 8 e 16)
3.º CM Nova Onda - 2 Rondas (Jornadas 14 e 17)
3.º Lajes United - 2 Rondas (Jornadas 9 e 12)
3.º Midget's FC - 2 Rondas (Jornadas 7 e 29)

10.º FC Babosas - 1 Ronda (Jornada 13)
10.º Apito Queimado - 1 Ronda (Jornada 22)
10.º Club Sport Monte - 1 Ronda (Jornada 24)
10.º Monsieur Tarik FC - 1 Ronda (Jornada 23)
10.º Turma da Mónica - 1 Ronda (Jornada 20)
10.º Cana do Reforço - 1 Ronda (Jornada 25)
10.º Clube Desportivo 48 - 1 Ronda (Jornada 27)

17.º Redheart's Corner - 0 Rondas
17.º CF Os Tinterra - 0 Rondas
17.º Estreitos Unidos - 0 Rondas
17.º Madeira Livre FC - 0 Rondas