sexta-feira, junho 03, 2011

Liga dos Campeões - Análise #3


Para finalizar a análise a esta competição, vamos focar-nos no aspecto disciplinar, tanto a nível individual, como colectivo.

Clique na infografia para aumentar.
Sergio Ramos foi o jogador mais indisciplinado da Liga dos Campeões. O jogador merengue foi admoestado por 5 vezes com o cartão amarelo e nem precisou de fazer muitas faltas. Jefferson Farfán, do semi-finalista Schalke, conseguiu a proeza de igualar o espanhol. Nos vermelhos, há uma igualdade entre vários jogadores com 1 cartão recebido. Ainda assim, nesta lista destacam-se as cartolinas vermelhas mostradas a Van Persie (Arsenal) e Pepe (Real Madrid), nos polémicos encontros com o Barcelona (oitavos e meias finais, respectivamente). Nas faltas cometidas, Lassana Diarra, outro jogador do Real, foi o mais faltoso da prova, com ligeira vantagem sobre Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk). Em sentido inverso, os astros Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, foram quem mais sofreram faltas ao longo da competição. O argentino sofreu 36 faltas, mais 10 que o português e o espanhol Sergio Busquets, que sofreram 26.

Clique na infografia para aumentar.
A nível colectivo, o Schalke 04 foi a equipa mais faltosa da competição, com 196 faltas cometidas. Contudo, quando comparado com o Shakhtar Donetsk, que foi eliminado nos quartos de final, auferimos que a média de faltas por jogo dos alemães (16,5) é inferior à dos ucranianos (18,2). Nesta lista ganham ainda destaque o Real Madrid (176), Manchester Utd. (174) e Barcelona (142). 

Clique na infografia para aumentar.

Clique na infografia para aumentar.
Grande domínio do Real Madrid no capítulo dos cartões. A equipa de Ronaldo e companhia, recebeu 32 cartões amarelos e 3 vermelhos, ganhando o prémio da equipa mais indisciplinada da competição. O Schalke, além de liderar nas faltas cometidas, colocou-se no segundo lugar da equipa com mais cartolinas amarelas. Destaque ainda para o Tottenham (eliminado pelo Real nos "quartos"), que recebeu 3 cartões vermelhos.

Fonte: uefa.com

Sem comentários: