quinta-feira, agosto 18, 2011

Liga Europa (Playoff - 1.ª Mão): Lusos em apuros...


Nacional 0 x 0 Birmingham
O Nacional empatou no Estádio da Madeira, a zero, com o Birmingham. O resultado final acaba por ser lisonjeador para os alvinegros, uma vez que as melhores oportunidades do encontro foram dos ingleses. A equipa da casa entrou melhor na partida e criou muitos calafrios na área adversária, sempre com boa resposta do guarda-redes Myhill. No entanto, os madeirenses perderam fulgor com o passar dos minutos e foi o Birmingham que "cheirou" o golo: Caldwell cabeceou ao poste (24') e Wood atirou à barra (44').

Ingleses estiveram perto de levar a vitória para casa.
No segundo tempo, foram os ingleses a entrar com tudo: primeiro Redmond proporcionou uma grande defesa a Elisson (47'), logo depois Wood cabeceou ao poste e para finalizar Caldwell (48') desperdiçou uma grande ocasião depois de uma saída em falso do guardião alvinegro. O Nacional respondeu com contra-ataques tímidos, sem nunca criar perigo. Nos minutos finais, a partida não teve história, com o jogo a arrastar-se até ao apito final. Assim, a formação madeirense fica com as contas muito complicadas para garantir a qualificação.

Atlético Madrid 2 x 0 V. Guimarães
Já o Vitória de Guimarães foi a Madrid perder por 2-0 e assim hipotecar, quase em definitivo, as hipóteses de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. Os vimaranenses apresentaram uma "teia" bem montada por Manuel Machado, criando muitas dificuldades ao Atlético, que na primeira parte apenas incomodou Nilson com remates de fora da área. Contudo, a expulsão de João Paulo - por uma entrada desnecessária no meio-campo espanhol - no minuto 63 deitou tudo a perder. 

Elias bisou e hipotecou o sonho vimaranense.
Aos 68', o recém-entrado Elias inaugurou o marcador, penalizando a ineficácia do Vitória, que três minutos antes tinha atirado uma bola ao poste através de Targino. Motivados com o golo, os espanhóis carregaram e aos 72 minutos chegaram ao segundo, novamente apontado pelo brasileiro Elias. O marcador não sofreu mais alterações por mero acaso, uma vez que Álvaro Domínguez enviou uma bola à trave (79'). Resultado ingrato para os vimaranenses, que agora têm uma missão hercúlea na 2.ª mão do playoff.

SC Braga 0 x 0 Young Boys
Foi com assobios que terminou o jogo no Estádio AXA. O Braga não foi além de um nulo frente aos suíços do Young Boys e deixa tudo em aberto para o segundo jogo. A primeira parte mostrou um conjunto minhoto que ainda precisa de muita afinação. Dificuldades na transição, em construir jogo, não permitiam que o Braga chegasse com perigo à baliza defendida por Benito. Contudo, os bracarenses "acordaram" nos minutos finais na primeira metade, com três boas ocasiões para desbloquear o marcador.

Minhotos "em construção" não correspondem às expectativas.
A história repetiu-se no segundo tempo, mas desta feita os suíços criaram alguns calafrios na defesa minhota. O Young Boys sofreu um duro revés à passagem do minuto 74, com Nef a ser expulso por duplo amarelo. Apesar da superioridade numérica, o Braga raramente incomodou a defesa adversária, enquanto do outro lado Quim efectuou a defesa da noite (86'), ao evitar o golo depois de um cabeceamento do recém-entrado Affolter. O técnico Leonardo Jardim tem muito trabalho pela frente, visto que pelos lados de Braga as expectativas estão altas e a equipa não está a corresponder.

Sem comentários: