sábado, agosto 27, 2011

SuperTaça Europeia 2011: A festa foi blaugrana


PortoFC BarcelonaStade Louis II (Mónaco)
BARCELONA 2 x 0 FC PORTO
(Messi 39', Fàbregas 89')


Foi de cabeça erguida que o campeão nacional terminou o jogo no Stade Louis II, no Mónaco. Os dragões sucumbiram perante o Barcelona, mas ofereceram uma tremenda réplica, numa partida que foi decidida por detalhes.

O FC Porto, que apresentou apenas uma novidade no onze titular - Cristian Rodríguez no lugar de Varela -, assinou uma exibição de bom nível, com especial destaque para os primeiros 35 minutos. Nesse período, a equipa portuguesa imprimiu um forte ritmo ao encontro, pressionou "alto" e criou oportunidades de golo. Hulk voltou a ser o mais inconformado, com várias arrancadas perigosas. Só que, aos 39', Guarín teve a infelicidade de fazer um passe atrasado que isolou Messi. Como é habitual, o avançado argentino não perdoou e com grande classe ultrapassou Helton para assim inaugurar o marcador.
O FC Porto sucumbiu perante o campeão europeu.
Após o intervalo, o médio colombiano tentou redimir-se ao aplicar um forte remate para uma defesa espectacular de Victor Valdés. A resposta blaugrana surgiu pelos pés de Villa, com Helton a responder da melhor forma. Aos 80 minutos, lance polémico na área catalã: Abidal perdeu a bola, fruto da elevada pressão portista, e na tentativa de recuperá-la cometeu falta sobre Guarín, que o árbitro não assinalou. Depois, à passagem do minuto 86, Rolando recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

O Barcelona aproveitou para chegar ao segundo golo, com Messi a assistir, de forma fenomenal, Fàbregas, que parou no peito e rematou com sucesso. Já nos minutos de desconto, Guarín foi expulso depois de uma falta duríssima sobre Mascherano e Helton evitou o 3-0 com uma defesa soberba a um remate de Iniesta.
A equipa blaugrana conquistou o troféu pela quarta vez.
No final, papelinhos blaugrana para colorir a festa catalã, mais uma vez, a 12.ª com Guardiola no comando técnico. É um hábito de ganhar que não parece que vá perder tão cedo. Ficaram desta vez guardados os papelinhos azuis e brancos. Apesar da derrota, o FC Porto pertence claramente à elite europeia - o seu currículo nas grandes competições assim o comprova -, merece lá estar e terá melhores noites na campanha da Liga dos Campeões que se aproxima. Só que ontem o adversário chamava-se Barcelona. Que é de outra galáxia.

ÚLTIMOS DEZ VENCEDORES:
2002 - Real Madrid
2003 - AC Milan
2004 - Valencia
2005 - Liverpool
2006 - Sevilha
2007 - AC Milan
2008 - Zenit
2009 - Barcelona
2010 - Atlético Madrid
2011 - Barcelona

Sem comentários: