quarta-feira, setembro 28, 2011

Liga dos Campeões (Grupo G): Dragões quebram no gelo


Zenit 3 x 1 FC Porto (Shirokov 20' e 63', Danny 72'; James Rodríguez 10')
Foram três e podiam ter sido muitos mais. O FC Porto perdeu nesta tarde com o Zenit, em São Petersburgo, e sofreu o primeiro revés nesta edição da Champions. Além de um melhor futebol, os russos contaram ainda com a ajuda de Fucile, expulso por idiotice em cima do intervalo.

O campeão nacional até entrou melhor no Estádio Petrovski, a assumir as despesas do jogo e a tentar chegar ao golo, que viria a surgir no minuto 10. Hulk, suspeito do costume, arrancou pela direita e assistiu o regressado James Rodríguez - que estava em posição, no mínimo, duvidosa - para inaugurar o marcador. Mas, o pior estava por vir, quando tudo parecia bem encaminhado para os portistas continuarem com a saga vitoriosa em solo russo. A partir do quarto de hora, o FC Porto começou a perder a luta no miolo do terreno e assim permitiu que o Zenit surgisse com mais e melhores oportunidades na área portista. Aos 20 minutos, os russos chegaram à igualdade através de Shirokov, fruto de uma maior pressão junto à baliza de Helton. 

Dragões não passam no teste russo.
Os dragões reagiram, colocaram o experiente Malafeev em sentido, mas a lesão de Kléber, aos 32', e a expulsão de Fucile, aos 45'+2', deitaram tudo a perder - o uruguaio, que sentiu muitas dificuldades para travar Danny, recebeu o segundo amarelo por cortar a bola com a mão, num lance onde poderia ter resolvido de forma bem mais simples. No segundo tempo, como esperado, o Zenit efectuou uma grande pressão à equipa portista e o resultado podia ter contornos de goleada, não fosse a fraca pontaria dos avançados russos - Kerzahakov enviou uma bola ao poste e, aos 59', viu Howard Webb anular-lhe um golo limpo. Contudo, a avalanche ofensiva do Zenit teve resultados práticos à passagem do minuto 62, com o bis de Shirokov, e do minuto 72, com Danny a facturar. A segunda parte foi de completo sofrimento para os dragões, que apenas pareciam esperar pelo apito final e assim acabar com o calvário em que se transformara o encontro.

Nas restantes partidas da noite europeia, destaque para o empate do APOEL  - que é líder do Grupo G - na Ucrânia frente ao Shakhtar. O próximo adversário dos azuis e brancos ainda esteve em vantagem (Trickovski 61'), prontamente anulada pelo brasileiro Jadson (64'). Resultado surpreendente e que lança um aviso aos dragões. De salientar ainda o empate no Mestalla, entre Valencia e Chelsea (1-1), e a vitória por 5-0 do Barcelona em casa do Bate Borisov - Messi bisou e igualou o húngaro Ladislao Kubala, figura mítica em Camp Nou, como o segundo melhor marcador da história blaugrana, com 194 golos.

Outros Resultados:
Grupo G - Shakhtar Donetsk 1 x 1 APOEL (Jadson 64'; Trickovski 61')
Grupo E - Valencia 1 x 1 Chelsea (Soldado 87' p; Lampard 56')
Grupo E - Bayer Leverkusen 2 x 0 Genk (Bender 30'; Ballack 90'+1')
Grupo F - Arsenal 2 x 1 Olympiacos (Chamberlain 8', André Santos 20'; Fuster 27')
Grupo F - Marselha 3 x 0 Borussia Dortmund (Ayew 20' e 69' p, Rémy 62')
Grupo H - Bate Borisov 0 x 5 Barcelona (Volodko 19' ag, Pedro 22', Messi 38' e 56', Villa 90')
Grupo H - AC Milan 2 x 0 Viktoria Plzeñ (Ibrahimovic 53' p, Cassano 66')

Classificação (Grupo G):
Próxima Jornada (Grupo G) - 19 de Outubro:
FC Porto x APOEL (19:45)
Shakhtar Donetsk x Zenit (19:45)

Sem comentários: