sexta-feira, setembro 23, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 6): Benfica caça-fantasmas


FC Porto 2 x 2 Benfica (Kléber 37', Otamendi 50'; Cardozo 47', Gaitán 82')
Vinte e Sete anos depois da estreia nos cinemas do filme Ghostbusters, de Ivan Reitman, foi a vez do Benfica caçar os seus fantasmas. Ainda está bem presente na memória dos adeptos do futebol a derrota copiosa das águias por 5-0 em pleno reduto do FC Porto, como também a conquista do campeonato por parte dos azuis e brancos num Estádio da Luz às escuras. Esta noite, em jogo referente à 6.ª jornada da Liga, os encarnados mostraram-se bem mais cautelosos e saíram do Dragão com um empate que foi, segundo Jorge Jesus, um "resultado satisfatório". Já Vítor Pereira considera que os da casa "perderam 2 pontos".
Kléber e Otamendi assinaram os golos azuis e brancos.
A primeira parte foi totalmente controlada pelo FC Porto. Os centro-campistas Fernando, Moutinho e Guarín, foram autênticos operários e apologistas da posse de bola. Os dragões vulgarizaram o meio campo adversário e Cardozo mal se viu (excepto num lance polémico em que os visitados reclamaram vermelho para o paraguio por suposta agressão a Fucile). O primeiro sinal foi dado pela turma de Vitor Pereira através de uma arrancada e remate de Hulk para uma bela defesa de Artur, que afastou para canto, aos 11'. A partir daqui o FC Porto mostrou que estava empenhado em vencer e o golo acabou por surgir já perto do intervalo, por intermédio de Kléber aos 37'.
Benfica e FC Porto partilham liderança, com o Sp. Braga também à espreita.
A entrada para o tempo complementar foi bem animada com dois golos de rajada, um para cada lado. Após jogada de insistência de Nolito, o Benfica restabeleceu a igualdade por Cardozo, que assinou o 5.º golo da temporada aos 47'. Três minutos volvidos, o central Otamendi subiu à área adversária e recolocou os campeões novamente em vantagem. Com a entrada de Saviola e Bruno César, aos 69', os lisboetas melhoraram substancialmente o seu jogo e aproveitaram da melhor forma o desgaste dos médios da casa para criarem mais e melhores oportunidades.

Aos 82', Gaitán apontou um golo de bandeira - o que já é natural no internacional argentino - num erro clamoroso de Fucile, estabelecendo assim o resultado final. O Benfica caçou fantasmas antigos e manteve tudo igual na frente da classificação - ainda à espera de Sp. Braga - numa Liga que continua equilibrada. É o que se quer!
Benfica alcança resultado "satisfatório" e mantém tudo igual na frente da Liga.
FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando, Guarín (Belluschi 77'), Moutinho, Hulk, Varela (Walter 86') e Kléber (C. Rodríguez 80').

Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, García, Witsel, Nolito (B. César 69'), Gaitán, Aimar (Saviola 69') e Cardozo (Matic 90'+1).

Sem comentários: