terça-feira, setembro 06, 2011

US Open: Day 8


Resultados ATP - 4.ª Ronda:
Roger Federer (SUI/3) - Juan Monaco (ARG), 6-1, 6-2 e 6-0
Jo-Wilfried Tsonga (FRA/11) - Mardy Fish (EUA/8), 6-4, 6(5)-(7)7, 3-6, 6-4 e 6-2
Alexandr Dolgopolov (UCR/22) - Novak Djokovic (SER/1), 6(14)-(16)7, 4-6 e 2-6
Janko Tipsarevic (SER/20) - Juan Carlos Ferrero (ESP), 7-5, 6(3)-(7)7, 7-5 e 6-2

Roger Federer qualificou-se para os quartos-de-final do torneio norte-americano com extrema categoria. O suíço, 3.º na hierarquia mundial, bateu Juan Monaco em três sets, com parciais de 6-1, 6-2 e 6-0, ao fim de apenas 1 hora e 22 minutos de jogo. Federer dominou o encontro desde o início e acabou por dar uma verdadeira lição de ténis ao argentino. Nos "quartos", o suíço vai encontrar Jo-Wilfried Tsonga, depois do francês triunfar num duelo intenso com Mardy Fish. Tsonga esteve a um pequeno passo da eliminação, após estar a perder por 2-1 em sets, mas deu a volta à situação e seguiu em frente. Assim, as esperanças norte-americanas passam a recair sobre John Isner e Andy Roddick. O encontro entre Federer e Tsonga promete extremo equilíbrio, uma vez que o francês é o responsável por duas das últimas três derrotas do suíço, com especial evidência para o encontro de Wimbledon, onde Tsonga triunfou após cinco sets. 

Federer passeou classe em Flushing Meadows.
O sérvio Novak Djokovic também carimbou o passaporte para a fase seguinte, com um triunfo em três sets frente a Alexandr Dolgopolov. O n.º 1 do Mundo continua sem ceder nenhum parcial neste US Open, embora no encontro de ontem tenha vencido o primeiro set após um tie break extremamente disputado (16-14). Nos quartos-de-final, Djokovic vai enfrentar o compatriota Janko Tipsarevic, depois de este bater Juan Carlos Ferrero em quatro sets. Desta vez, o "maratonista" espanhol não conseguiu superiorizar-se ao melhor jogo do sérvio e acabou por sucumbir por parciais de 7-5, 6-7, 7-5 e 6-2. 

Resultados WTA - 4.ª Ronda:
Caroline Wozniacki (DIN/1) - Svetlana Kuznetsova (RUS/15), 6(6)-(8)7, 7-5 e 6-1
Ana Ivanovic (SER/16) - Serena Williams (EUA/28), 3-6 e 4-6
Anastasia Pavlyuchencova (RUS/17) - Francesca Schiavone (ITA/7), 5-7, 6-3 e 6-4
Andrea Petkovic (ALE/10) - Carla Suarez Navarro (ESP), 6-1 e 6-4

Foi com muita dificuldade que Caroline Wozniacki garantiu a qualificação para os quartos-de-final. A tenista dinamarquesa foi surpreendida no primeiro set e no segundo ainda esteve a perder por 1-4, mas acabou por triunfar após 3 horas e 2 minutos de jogo. A imensa vontade de "calar" as vozes críticas, fez a n.º 1 mundial recuperar a desvantagem e assim rumar aos "quartos", onde vai defrontar Andrea Petkovic. A alemã venceu Carla Suarez Navarro com relativa facilidade, num encontro onde dominou por completo as incidências da partida. Wozniacki e Petkovic já se defrontaram por duas vezes no circuito feminino, registando-se uma vitória para cada uma das tenistas.

A russa Pavlyuchencova bateu Schiavone e seguiu para os "quartos".
Quem também seguiu em frente foi Serena Williams, depois de bater a sérvia Ana Ivanovic em dois sets, com parciais de 6-3 e 6-4. A norte-americana impôs um ténis autoritário e não deu quaisquer hipóteses à sua adversária, que simplesmente não teve argumentos para discutir as partidas. A mais nova das Williams vai encontrar Anastasia Pavlyuchencova nos quartos-de-final. A russa, 17.ª cabeça-de-série, triunfou perante a "veterana" Francesca Schiavone em três sets. A italiana ainda venceu a primeira partida (7-5), mas acabou por sucumbir nos sets seguintes, por parciais de 3-6 e 4-6. Com a qualificação para os "quartos", a russa já garantiu a melhor participação de sempre no Grand Slam americano, mas terá agora uma missão hercúlea para ultrapassar a favorita Serena Williams.

Day 9:
No sector masculino, o grande destaque do dia vai para o encontro entre David Ferrer e Andy Roddick. Nas senhoras iniciam-se os quartos-de-final, com especial evidência para o jogo entre Samantha Stosur e Vera Zvonareva.

Sem comentários: