V. Guimarães 0 x 1 Sporting (Diego Capel 7')
Quatro vitórias consecutivas no campeonato e o Sporting está no 2.º lugar. Desta vez foi Diego Capel a facturar pela primeira vez de leão ao peito, valendo assim os três pontos para equipa de Domingos Paciência, que desde muito cedo ficou reduzida a 10 unidades - Rinaudo foi expulso aos 22 minutos.
Depois de ter actuado em inferioridade numérica durante mais de 40 minutos frente à Lázio, na quinta-feira, a equipa leonina voltou a ter que defender uma vantagem reduzida a 10, desta vez cerca de 70 minutos, e conseguiu-o mercê de uma grande disciplina e entreajuda defensiva, contando também com uma desinspirada equipa vitoriana.
Capel marcou o único golo da partida de Guimarães. |
Tal como nos últimos jogos, o Sporting voltou a marcar bem cedo, logo aos 7 minutos, aproveitando um erro crasso de Freire: Schaars roubou-lhe a bola, lançou Capel e o extremo espanhol, muito rápido, entrou na área e rematou sem hipóteses para Nilson. O Vitória tentou responder, mas foi novamente o médio holandês que esteve em evidência, ao obrigar o guarda-redes vitoriano a uma grande intervenção.
Aos 22 minutos, o árbitro Bruno Paixão expulsou Rinaudo por uma entrada dura sobre Maranhão, mas a decisão parece pecar por excesso, visto que houve lances similares sem o juiz aplicar o mesmo critério. A partir desse momento, os leões baixaram as suas linhas e não permitiram que o Vitória criasse situações de perigo para a baliza de Patrício, com o resultado a não sofrer mais alterações até ao final da contenda. O Sporting igualou o Braga e o Marítimo na tabela classificativa, enquanto os vimaranenses desceram para a 14.ª posição e continuam sem vencer no castelo.
Académica 0 x 3 FC Porto (Walter 27', James Rodríguez 33', Guarín 58')
O FC Porto derrotou a Académica e terminou com uma série de três jogos sem vencer. Os campeões nacionais vinham de uma sequência de resultados negativos (dois empates na Liga e uma derrota na Champions) e tornava-se imperioso vencer em Coimbra para sacudir a crise e manter a liderança do campeonato a par com os encarnados. Resposta positiva dos azuis e brancos, que já levam o incrível número de 46 jogos sem perder no principal escalão português.
O jogo de Coimbra arrancou muito equilibrado e cauteloso, com as defesas a superarem as iniciativas atacantes de ambas as formações. A primeira grande situação de perigo deu em golo: aos 27 minutos, Hulk serviu Walter para este se estrear a marcar na Liga Zon Sagres, na primeira partida que efectuou como titular. A defesa dos estudantes ficou atordoada com o golo, pois logo a seguir, aos 33', James Rodríguez fez o que quis dos seus adversários e dilatou o resultado para 2-0.
O brasileiro Walter estreou-se como titular da melhor forma. |
Na segunda parte, a equipa da casa parecia surgir com outra disposição, com Adrien a obrigar Helton a uma defesa de recurso (52'). No entanto, foi uma reacção efémera, pois seriam os campeões nacionais a ampliarem para 3-0, aos 58', com James a servir de bandeja o compatriota Guarín. Com a expulsão de Abdoulaye à passagem do minuto 81, por derrube a Hulk, o jogo ficou sentenciado, com a briosa a defender em bloco baixo, ao contrário do FC Porto, que pressionou para tentar fazer mais golos, facto que não sucedeu. Triunfo sem qualquer contestação da formação portista, que foi melhor durante toda a partida, ainda que não tenha deslumbrado.
Sem comentários:
Enviar um comentário