Na 5.ª jornada da Liga Europa, o Sp. Braga pode carimbar o acesso para os 16-avos-de-final, onde já está o Sporting, equipa que rapidamente assegurou a presença na próxima fase da competição. No entanto, esta jornada não é apenas decisiva para os minhotos, já que o conjunto de Domingos Paciência pode garantir o 1.º lugar do grupo. Para tal, os dois emblemas portugueses têm que vencer as suas partidas.
Grupo H
O caso do Braga, finalista na edição anterior, é bem mais complicado, visto que a equipa bracarense reparte a liderança do grupo H com o Club Brugge e o Birmingham, todos com 7 pontos, mas com vantagem para os seus adversários. Contudo, os guerreiros do Minho podem inverter a situação já nesta jornada e selar mesmo o apuramento, 'bastando-lhes' vencer os ingleses do Birmingham. Depois de três jogos muito complicados nas competições nacionais - empate com o Benfica (Liga) e derrotas com o Sporting (Taça de Portugal) e FC Porto (Liga) -, o Braga tenta retomar o trilho do sucesso, frente a um adversário que derrotou na primeira volta desta fase de grupos.
SC Braga na Fase de Grupos:
Birmingham 1 x 3 SC Braga (King 71'; Hélder Barbosa 6' e 88', Lima 59')
SC Braga 1 x 2 Club Brugge (Hélder Barbosa 53'; Akpala 71', Donk 90'+1')
NK Maribor 1 x 1 SC Braga (Ibraimi 14'; Elderson 44')
SC Braga 5 x 1 NK Maribor (Lima 4', Alan 7', Elderson 38', Paulo Vinicius 85', Mérida 90'+1'; Volas 62')
Classificação:
Ora para este decisivo encontro, Leonardo Jardim não conta com vários jogadores, uns por lesão, outros por não estarem inscritos na UEFA. Face à ausência de 11 elementos, o técnico madeirense foi obrigado a chamar o jovem médio Nuno Valente, jogador do clube-satélite Vizela, para completar uma lista reduzida de 17 convocados. Ainda assim, Jardim mostra-se pouco preocupado e diz que "está na hora de vencer".
Face aos últimos números do Braga frente a conjuntos ingleses em solo luso, o madeirense tem razões para estar confiante. No global, os minhotos somam três derrotas e outras tantas vitórias, com a particularidade dos triunfos terem sido alcançados nas últimas três partidas frente a britânicos, onde o Braga não consentiu qualquer golo: 3-0 ao Portsmouth, 2-0 ao Arsenal e 1-0 ao Liverpool. Hoje, frente ao Birmingham, os minhotos têm a oportunidade de confirmar o apuramento e assim deixar para trás a pior fase da temporada.
Grupo D
Como anteriormente referido, o Sporting partiu para a segunda volta da fase de grupos com a qualificação garantida, depois de três vitórias em outro tantos jogos. Resta-lhe assegurar a 1.ª posição do grupo e assim partir para o sorteio dos 16 avos como cabeça-de-série. Após uma primeira volta brilhante, os leões desapontaram com a derrota sofrida na última jornada da Liga Europa, na Roménia, frente ao Vaslui, que quebrou um série de 10 jogos consecutivos a vencer. Esse triunfo dos romenos permitiu-lhes voltar a sonhar com a qualificação e encontram-se numa batalha intensa com a Lazio pelo último lugar de acesso para a próxima fase.
Sporting na Fase de Grupos:
FC Zurique 0 x 2 Sporting CP (Insúa 4', Van Wolfswinkel 21')
Sporting CP 2 x 1 SS Lazio (Van Wolfswinkel 21', Insúa 45'+2'; Klose 40')
Sporting CP 2 x 0 FC Vaslui (Evaldo 43', Matías Fernández 70')
FC Vaslui 1 x 0 Sporting CP (Zmeu 30')
Classificação:
Amanhã, em Alvalade, uma vitória dos leões frente ao Zurique, último classificado e com poucas hipóteses de qualificação, garante-lhes desde já o 1.º lugar do grupo D, antes de se deslocarem a Roma, na última jornada, para defrontar o sempre difícil conjunto da Lazio. No encontro da primeira volta, o Sporting bateu os helvéticos na sua própria casa, por 2-0, numa partida onde a superioridade dos leões foi por demais evidente. Assim, teoricamente, o conjunto leonino tem uma missão acessível pela frente. No rescaldo do escaldante derby, Domingos Paciência ganhou ainda mais dores de cabeça para elaborar a lista de convocados para o embate com os suíços.
O treinador do Sporting, devido às muitas baixas por motivos clínicos, viu o número de efectivos reduzido substancialmente, mais ainda do que para esse encontro frente ao Benfica do passado sábado. As lesões de Jeffrén, Izmailov, Rodríguez e Insúa, às quais se junta a de Matías Fernández e a ausência de Elias - por não poder defender as cores leoninas nesta competição - limitam, e de que maneira, as opções de Domingos, já que, exceptuando o central peruano, todos os nomes referidos são elementos do meio campo. Pese embora a reduzida lista de soluções, o conjunto de Alvalade tem todas as condições para bater os suíços, que já não vencem nas competições europeias há 6 jogos, mostrando assim toda a sua fragilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário