Categoria: Grand Slam
Local: Melbourne (Austrália)
Data: 16/01 a 29/01
Piso: Superfície Dura (hard court)
Website: australianopen.com
Já com o torneio em pleno andamento, a LIGA TAHITI aproveita para fazer uma introdução ao primeiro Grand Slam da temporada 2012, o Open da Austrália, antes de acompanharmos diariamente os momentos decisivos da prova que decorre em Melbourne Park.
O torneio realizou-se pela primeira vez em 1905 - até 1987 era jogado na relva -, pelo que em 2005 se celebrou o centenário e logo com a presença de um australiano na final - a ocasião histórica não teve o epílogo ideal para os locais, porque Lleyton Hewitt sucumbiu ao maior poder de fogo do popular Marat Safin, num encontro arbitrado pelo português Carlos Ramos.
Melbourne Park, Austrália. |
A lista de favoritas nas senhoras ficou assim reduzida, agora encabeçada pelas tenistas Petra Kvitova, Serena Williams, Caroline Wozniacki e Kim Clijsters, actual campeã em título. Ainda assim, este sector habituou-nos a várias surpresas e há sempre que contar com as cotadas Victoria Azarenka, Li Na e Maria Sharapova.
Na vertente masculina, o lote de candidatos é bem mais curto. Após vários anos de domínio repartido entre Roger Federer e Rafael Nadal nos títulos do Grand Slam, em 2011 houve uma transição para a hegemonia de Novak Djokovic. O sérvio, número 1 mundial, parte como o principal favorito a manter o estatuto que alcançou na temporada transacta e também como o principal candidato ao triunfo no 'escaldante' torneio australiano.
Os candidatos masculinos (clique para aumentar). |
As candidatas femininas (clique para aumentar). |
Os 'Três Grandes' estão obviamente na linha da frente, com Andy Murray e companhia prontos a aproveitar qualquer oportunidade. Nesta primeira semana de prova, todos os tenistas bem posicionados na hierarquia ATP seguiram em frente, prevendo-se assim uma recta final do torneio com extremo equilíbrio.
Já os portugueses tiveram sortes diferentes nos primeiros dias do evento. Rui Machado, número 1 nacional, 'caiu' na 1.ª ronda ao perder frente ao fortíssimo espanhol David Ferrer (6-1, 6-4 e 6-2), enquanto Frederico Gil chegou à 3.ª ronda da prova, tornando-se no primeiro português a alcançar tal fase de um Grand Slam. Gil foi eliminado por Jo-Wilfried Tsonga, durante esta madrugada, por triplo 6-2.
Na vertente feminina, Maria João Koehler, única tenista lusa presente no quadro principal, teve a 'honra' de perder no primeiro encontro que realizou num Grand Slam frente à campeã Kim Clijsters, no court principal de Melbourne Park, chegando mesmo a oferecer muita luta à belga, especialmente no primeiro set (a portuense perdeu por 7-5 e 6-1).
Fonte(s): australianopen.com; record.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário