sábado, janeiro 21, 2012

Open da Austrália (Intro)


Categoria: Grand Slam
Local: Melbourne (Austrália)
Data: 16/01 a 29/01
Piso: Superfície Dura (hard court)
Website: australianopen.com

Já com o torneio em pleno andamento, a LIGA TAHITI aproveita para fazer uma introdução ao primeiro Grand Slam da temporada 2012, o Open da Austrália, antes de acompanharmos diariamente os momentos decisivos da prova que decorre em Melbourne Park.

O torneio realizou-se pela primeira vez em 1905 - até 1987 era jogado na relva -, pelo que em 2005 se celebrou o centenário e logo com a presença de um australiano na final - a ocasião histórica não teve o epílogo ideal para os locais, porque Lleyton Hewitt sucumbiu ao maior poder de fogo do popular Marat Safin, num encontro arbitrado pelo português Carlos Ramos.

Melbourne Park, Austrália.
Tendo em conta que houve interrupções durante as duas Grandes Guerras Mundiais, a histórica 100.ª edição realiza-se este ano e as grandes esperanças antípodas recaíam sobretudo na conquista do título feminino por parte de Samantha Stosur - campeã no US Open em 2011 -, que desiludiu toda uma nação logo na 1.ª ronda, ao perder frente à romena Sorana Cirstea em apenas dois sets (6-7 e 3-6). 

A lista de favoritas nas senhoras ficou assim reduzida, agora encabeçada pelas tenistas Petra Kvitova, Serena Williams, Caroline Wozniacki e Kim Clijsters, actual campeã em título. Ainda assim, este sector habituou-nos a várias surpresas e há sempre que contar com as cotadas Victoria Azarenka, Li Na e Maria Sharapova.

Na vertente masculina, o lote de candidatos é bem mais curto. Após vários anos de domínio repartido entre Roger Federer e Rafael Nadal nos títulos do Grand Slam, em 2011 houve uma transição para a hegemonia de Novak Djokovic. O sérvio, número 1 mundial, parte como o principal favorito a manter o estatuto que alcançou na temporada transacta e também como o principal candidato ao triunfo no 'escaldante' torneio australiano.

Os candidatos masculinos (clique para aumentar).
As candidatas femininas (clique para aumentar).


















Os 'Três Grandes' estão obviamente na linha da frente, com Andy Murray e companhia prontos a aproveitar qualquer oportunidade. Nesta primeira semana de prova, todos os tenistas bem posicionados na hierarquia ATP seguiram em frente, prevendo-se assim uma recta final do torneio com extremo equilíbrio.

Já os portugueses tiveram sortes diferentes nos primeiros dias do evento. Rui Machado, número 1 nacional, 'caiu' na 1.ª ronda ao perder frente ao fortíssimo espanhol David Ferrer (6-1, 6-4 e 6-2), enquanto Frederico Gil chegou à 3.ª ronda da prova, tornando-se no primeiro português a alcançar tal fase de um Grand Slam. Gil foi eliminado por Jo-Wilfried Tsonga, durante esta madrugada, por triplo 6-2.

Na vertente feminina, Maria João Koehler, única tenista lusa presente no quadro principal, teve a 'honra' de perder no primeiro encontro que realizou num Grand Slam frente à campeã Kim Clijsters, no court principal de Melbourne Park, chegando mesmo a oferecer muita luta à belga, especialmente no primeiro set (a portuense perdeu por 7-5 e 6-1).

Sem comentários: