segunda-feira, junho 11, 2012

EURO'2012 (Fase de Grupos): Clássico pobre termina empatado


(Nasri 39'; Lescott 30')

França e Inglaterra empataram a um golo no arranque do Grupo D. O jogo prometia, mas faltou ritmo para torná-lo ainda mais interessante, sobretudo na etapa complementar. Ainda assim, na primeira parte assistiu-se a uma partida exemplar em vários aspectos: incerteza no marcador, espírito competitivo sem excessos de agressividade e algumas boas jogadas de ataque.

Os ingleses abriram o marcador à passagem dos trinta minutos, por intermédio de Joleon Lescott. O central do Manchester City cabeceou da melhor forma após um livre batido na direita por Gerard. Mas os "bleus" não baixaram os braços e tentaram chegar ao empate. Nasri carregava a equipa e acabou por ser ele a marcar o golo francês aos 39', com um remate rasteiro de fora da área que enganou o companheiro Hart.
Franceses e ingleses não foram além da divisão de pontos.
Ao intervalo registava-se um empate justo. A França teve mais ocasiões de golo, mas os ingleses responderam quase sempre à letra. No segundo tempo, porém, o jogo piorou imenso. A França foi tentando mostrar um futebol rendilhado, ao estilo Barcelona, mas sem chegar à baliza adversária, e a Inglaterra limitou-se a defender o resultado. O pacto de não agressão tornou o jogo muito lento e chegou-se a ouvir assobios das bancadas, dado o pouco futebol que os dois conjuntos apresentavam. Os franceses fizeram mais e melhor para saírem vitoriosos, no entanto, a divisão de pontos adequa-se.

(Shevchenko 55', 62'; Ibrahimovic 52')

Quem aproveitou esse empate da melhor forma foi a co-anfitriã Ucrânia, que bateu a Suécia num jogo empolgante. O veterano Andriy Shevchenko foi a grande figura da partida, ao apontar os dois golos ucranianos.

Na primeira parte a Ucrânia foi a equipa mais perigosa, tendo terminado com o dobro de posse de bola e com as melhores ocasiões de golo, mas a formação orientada por Oleg Blokhin acabou por ver Ibrahimovic inaugurar o marcador, aos 52 minutos. O avançado sueco aproveitou um lance de insistência de Mikael Lustig e um passe magistral de Källström para fazer o 1-0.
Shevchenko tornou-se o jogador mais velho de sempre a bisar num Europeu.
Dez minutos bastaram, no entanto, para vir ao de cima outro avançado experiente do futebol europeu. Shevchenko, capitão da Ucrânia, empatou o jogo aos 55 minutos, respondendo de cabeça ao cruzamento de Konoplyanka. Aos 62' estava operada a reviravolta no marcador, novamente por Shevchenko e novamente de cabeça. Desta feita, o experiente avançado do Dínamo Kiev antecipou-se a Ibrahimovic num canto e deu os três pontos à Ucrânia. A equipa da casa estreia-se assim da melhor forma numa fase final de um EURO e já é líder do Grupo D.

CLASSIFICAÇÃO GRUPO D:
1.º Ucrânia - 3 Pontos (2 GM / 1 GS)
2.º Inglaterra - 1 Ponto (1 / 1)
3.º França - 1 Ponto (1 / 1)
4.º Suécia - 0 Pontos (1 / 2)

Jogos de amanhã (Grupo A):
Grécia x Rep. Checa (17H00)
Polónia x Rússia (19H45)

Sem comentários: