CROÁCIA
Ranking FIFA: 8.º
Alcunha: Kockasti
Melhor prestação num EURO: Quartos-de-final (1996 e 2008)
Participações em fases finais de um EURO: 3
Melhor marcador de sempre: Davor Šuker (45)
Melhor marcador em actividade: Eduardo (23)
Mais internacionalizações de sempre: Dario Šimić (100)
Mais internacionalizações em actividade: Josip Šimunić (95)
Seleccionador: Slaven Bilić
A Croácia contribuiu com jogadores nascidos no seu território para as selecções jugoslavas que concluíram, por duas vezes, o Campeonato da Europa na segunda posição. Em 1960, perdeu a final da edição inaugural ao ser derrotada pela União Soviética por 2-1 após prolongamento e, oito anos volvidos, saiu derrotada por 2-0 na finalíssima frente à anfitriã Itália.
Os croatas apuraram-se para quatro das cinco fases finais realizadas desde a dissolução da Jugoslávia, falharam apenas a qualificação em 2000. Inspirada pelos três golos de Davor Šuker, a equipa comandada por Miroslav Blažević chegou aos quartos-de-final em 1996, na estreia em fase finais, antes de ser derrotada pela Alemanha.
Eliminados em 2004 após a fase de grupos, os croatas recompuseram o registo quatro anos volvidos, ao vencerem as três partidas disputadas na fase de grupos, entre as quais um triunfo por 2-1 sobre a Alemanha. As meias-finais pareciam estar a uma curtíssima distância até ao tento da igualdade da Turquia e ao desempate por penáltis.
Eliminados em 2004 após a fase de grupos, os croatas recompuseram o registo quatro anos volvidos, ao vencerem as três partidas disputadas na fase de grupos, entre as quais um triunfo por 2-1 sobre a Alemanha. As meias-finais pareciam estar a uma curtíssima distância até ao tento da igualdade da Turquia e ao desempate por penáltis.
Ivan Klasnić inaugurou o marcador quando estavam decorridos 119 minutos da partida. No entanto, o seleccionador Slaven Bilić ainda mal tinha regressado ao banco de suplentes depois dos festejos efusivos que se seguiram, quando Semih Şentürk empatou a contenda. E, por capricho do destino, acabariam mesmo por ser os turcos a imporem-se no desempate por grandes penalidades.
Os croatas regressaram a casa profundamente devastados e a ressaca parece ter durado toda a fase de apuramento para o Mundial de 2010, que concluíram na terceira posição, atrás da Inglaterra e da Ucrânia. Desta vez segundos classificados atrás da Grécia, os croatas foram recompensados com um playoff frente, precisamente, à Turquia. E a desforra não podia ter sido mais doce. A Croácia bateu os turcos, em Istambul, por impensáveis 3-0, bastando um nulo na 2.ª mão para carimbar a terceira presença consecutiva em fases finais de um EURO.
LISTA DE CONVOCADOS:
GUARDA-REDES:
SLAVEN. Um dos melhores jogadores de sempre da Croácia, agora seleccionador nacional. Slaven Bilić lidera um grupo cheio de esperança para o EURO'2012. |
12. I. Kelava (Dínamo Zagreb)
23. D. Subašić (Monaco)
DEFESAS:
2. I. Strinić (Dnipro Dnipropetrovsk)
3. J. Šimunić (Dínamo Zagreb)
4. J. Buljat (Maccabi Haifa)
5. V. Ćorluka (Bayer Leverkusen)
13. G. Schildenfeld (Frankfurt)
15. Š. Vrsaljko (Dínamo Zagreb)
21. D. Vida (Dínamo Zagreb)
MÉDIOS:
6. D. Pranjić (Bayern Munique)
7. I. Rakitić (Sevilha)
8. O. Vukojević (Dínamo Kiev)
ESTRELA. Nome frequente nas notícias desportivas, Luka Modrić, jogador do Tottenham, é a principal figura dos croatas. |
11. D. Srna (Shakhtar Donetsk)
14. M. Badelj (Dínamo Zagreb)
16. T. Dujmović (Dínamo Moscovo)
19. N. Kranjčar (Tottenham)
20. I. Perišić (Borussia Dortmund)
AVANÇADOS:
9. N. Jelavić (Everton)
17. M. Mandžukić (Wolfsburgo)
18. N. Kalinić (Dnipropetrovsk)
22. Eduardo (Shakhtar Donetsk)
EQUIPA BASE (4x4x2):
1. Pletikosa
11. Srna 5. Ćorluka 13. Schildenfeld 2. Strinić
7. Rakitić 8. Vukojević 10. Modrić 20. Perišić
9. Jelavić 17. Mandžukić
Fonte: uefa.com
(actualizado a 7 de Junho)
Sem comentários:
Enviar um comentário