domingo, junho 24, 2012

EURO'2012 (Quartos-de-Final): Classe italiana vence nos penáltis


(2 x 4, Grandes Penalidades)

Precisamente oito anos depois, a Inglaterra volta a ceder nos quartos-de-final de um Europeu, novamente no desempate por grandes penalidades. Em 2004 Portugal mandou os ingleses para casa, agora coube à Itália repetir a façanha. A equipa de Cesare Prandelli merece por completo o triunfo, que pecou por tardio, visto que foi a selecção que mais procurou a passagem para as meias-finais, onde agora vai encontrar a Alemanha.

Ainda que sem golos, a primeira parte em Kiev foi entretida, com domínio repartido e algumas situações perigosas nas duas áreas. Destaque para a do italiano De Rossi, logo aos três minutos, que desferiu um remate sensacional ao poste da baliza inglesa, e para a resposta célere dos "três leões", com Glen Johnson a surgir em zona frontal e a permitir uma defesa de grande nível ao intransponível Buffon.
Os italianos voltaram a superiorizar-se nos penáltis e estão nas meias-finais.
No segundo tempo, a partida desenrolou-se sob o domínio total da Itália, numa espécie de contranatura às tradições transalpinas. A Inglaterra jogava "à italiana" e raramente incomodou Buffon, excepção a uma aparição de Young na área a atirar ao lado, ou um livre de Gerrard que ameaçou trair o guarda-redes da Juventus, sem consequências. Já a "squadra azzurra" tentou desbloquear o marcador várias vezes, mas revelou pouca eficácia nos momentos decisivos.

Assim, pela primeira vez neste Europeu, chegava-se ao fim dos 90 minutos com um nulo no marcador, levando o último encontro dos quartos-de-final a prolongamento, onde apenas houve a registar um cruzamento mal calculado de Diamanti, aos 100', que acabou no poste da baliza inglesa, e um golo de Nocerino bem anulado por Bertino Miranda, auxiliar de Pedro Proença.

No momento das grandes penalidades, foi Montolivo o primeiro a falhar e a colocar a Itália à beira da eliminação. No entanto, Young começou por deixar tudo igual e Ashley Cole veria Buffon segurar o seu remate com enorme tranquilidade. Diamanti bateu a última grande penalidade e apurou a Itália para as meias-finais. Pelo meio, Andrea Pirlo voltou a mostrar toda a sua classe ao executar um penálti "à Panenka".

INGLATERRA: Hart, Johnson, Terry, Lescott, Cole, Parker (Henderson 94'), Gerrard, Milner (Walcott 61'), Young, Rooney, Welbeck (Carroll 60').

ITÁLIA: Buffon, Abate (Maggio 90'+1, 94'), Bonucci, Barzagli 82', Balzaretti, Pirlo, De Rossi (Nocerino 80'), Marchisio, Montolivo, Cassano (Diamanti 78'), Balotelli.

ESTATÍSTICA (ING / ITA):
Posse de Bola (%): 36 / 64
Remates (À Baliza): 9 (4) / 35 (20)
Golos Marcados: 0 / 0
Cantos: 3 / 7
Foras-de-Jogo: 1 / 2
Faltas Cometidas: 15 / 11
Cartões Amarelos: 0 / 2
Cartões Vermelhos: 0 / 0

GRANDES PENALIDADES (ING / ITA):
Gerrard / Balotelli
Rooney / Montolivo
Young / Pirlo
Cole / Nocerino
- / Diamanti

MELHOR EM CAMPO:

SELECÇÕES QUALIFICADAS PARA AS MEIAS-FINAIS:
Portugal, Alemanha, Espanha, Itália.

Fonte: uefa.com

Sem comentários: