terça-feira, julho 24, 2012

Rali Vinho Madeira 2012: Antevisão (Parte I)


Arranca na próxima sexta-feira o mais importante evento desportivo realizado em solo madeirense, o Rali Vinho Madeira. Como não podia deixar de ser, a LIGA TAHITI vai acompanhar ao detalhe a competição que ano após ano atrai milhares de fãs para as sinuosas estradas da região.

RALI VINHO MADEIRA:
  • Data: 27 a 29 de Julho
  • Categorias: Campeonato da Europa; Campeonato Nacional; Campeonato Regional 
  • Superfície: Asfalto
  • Transmissão: RTP-Madeira
  • Último Vencedor (2011): Bruno Magalhães (POR)

RETROSPECTIVA:
José Lampreia conquistou a primeira edição do Rali Vinho Madeira, que ocorreu em 1959. Vinte anos depois, a prova passou a integrar o Campeonato da Europa de Ralis e rapidamente tornou-se numa das mais emblemáticas de todo o calendário europeu. Sempre organizada pelo Club Sports Madeira, o evento gradualmente ganhou enorme prestígio, muito à custa das recheadas listas de inscritos, que garantiam a presença de nomes sonantes e dos melhores carros nas estradas madeirenses.

A organização, considerada uma das melhores de toda a Europa, por várias vezes decidiu tentar entrar no WRC, sempre sem sucesso. Contudo, em 2006, o Vinho Madeira tornou-se num dos fundadores do IRC (Intercontinental Rally Challenge), a segunda principal prova do panorama mundial. Para infortúnio da região, o rali perdeu em 2011 o lugar no calendário da competição, devido a problemas financeiros do Club Sports Madeira, ainda assim, o RVM continua integrado no Campeonato Europeu.
Aghini foi um dos pilotos mais acarinhados pelo aficcionados madeirenses.
António Nunes, sempre ao volante de um Porsche 911, arrecadou quatro triunfos nas décadas de 60 e 70, número de vitórias apenas igualado por Andrea Aghini. O italiano somou oito presenças no Vinho Madeira entre 1992 e 2002 e, além dos referidos triunfos, obteve ainda um 2.º lugar na edição de 99.

Nos últimos anos, a competição foi dominada por outro italiano, desta feita Giandomenico Basso, que terminou no lugar mais alto do pódio em 2006, 2007 e 2009. Na edição anterior, foi Bruno Magalhães, ao volante de um Peugeot 207 S2000, que venceu, quebrando assim a malapata que assombrava o piloto português na região.

(continua)
Fonte: ralivm.com

Sem comentários: