quarta-feira, outubro 31, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 7): Um trio que promete dar que falar


Demonstração de consistência e poder por parte da 'troika' da frente. As deslocações faziam adivinhar um grau de dificuldade muito elevado, mas Benfica, FC Porto e SC Braga superaram com distinção os respectivos testes. Os três emblemas afirmam-se claramente como os principais candidatos ao título e a luta promete ser intensa até ao fim.

MAIS:
Regularidade. Palavra-chave para alcançar o sucesso no mundo do futebol. Como referido anteriormente, águias, dragões e arsenalistas justificaram a razão de serem considerados na actualidade os clubes mais fortes de Portugal. Nos triunfos dos candidatos, destaque para as exibições de Luisinho e André Gomes em Barcelos, mas também para a afirmação dos avançados Jackson Martínez e Éder, ambos essenciais no 'onze' de Porto e Braga, respectivamente.
Há ainda que salientar os passos sólidos na tabela de V. Guimarães, Paços de Ferreira e Rio Ave, clubes que têm alcançado resultados e performances consistentes e que por isso estão bem posicionados na tabela classificativa.

MENOS:
Do outro lado, nos lugares obscuros da classificação, a luta é também duríssima. Excepção feita ao Beira-Mar, o único clube ainda sem vitórias, há dois pontos a separar seis emblemas: Sporting, V. Setúbal, Moreirense, Olhanense, Estoril e Nacional. De entre eles, há duas formações que se destacam: leões e alvinegros. Falar da equipa de Alvalade é repetir o discurso de sempre, resta agora saber se Franky Vercauteren irá conseguir dar a volta à péssima situação do Sporting, que já está a 10 pontos dos líderes e a 7 do SC Braga, que ocupa o último lugar de acesso à Champions.
No entanto, a crise também chegou à Choupana. Com um plantel de elevada qualidade - dos melhores desta Liga -, Rui Alves prometeu lutar pelas posições europeias, mas o facto é que a equipa inexplicavelmente ocupa o penúltimo lugar da classificação e nem o regresso do professor Manuel Machado alterou o cenário que se verificou nas últimas jornadas.

A FIGURA:
Jackson Martinez. Um golo (o sexto na Liga) e uma assistência preciosa para Silvestre Varela na vitória por 1-2 no campo da Amoreira. O colombiano ganha cada vez maior notoriedade na frente de ataque azul e branca. Desta vez foi absolutamente decisivo na reviravolta a um jogo que estava muito complicado. Um avançado completo, um belo jogador.

GOLO DA JORNADA:

Gil Vicente 0 x 3 Benfica - Luisinho finalizou da melhor forma uma excelente jogada das águias.
CLASSIFICAÇÃO:




GOLEADORES (TOP 5):
1.º Éder (SC Braga) - 6 Golos
2.º Jackson Martínez (FC Porto) - 6
3.º Ghilas (Moreirense) - 5
4.º Óscar Cardozo (Benfica) - 4
5.º Lima (Benfica) - 4

Sem comentários: