Lewis Hamilton (McLaren) venceu o Grande Prémio dos Estados Unidos e deu uma ajuda preciosa a Fernando Alonso (Ferrari) na disputa pelo título. O espanhol não conseguiu reduzir a diferença para Sebastian Vettel, como tinha prometido, mas pelo menos não perdeu muito terreno. Estava a dez pontos, fica a 13, o que é de festejar, já que, durante grande parte da corrida, pareceu que ia ficar a vinte.
A estratégia da Ferrari, que decidiu trocar a caixa de velocidades de Felipe Massa, que tinha ficado na frente de Alonso na qualificação, ajudou o espanhol, uma vez que este subiu uma posição na grelha de partida e logo no início da corrida saltou para o quarto lugar. Depois ganhou o duelo com Mark Webber (Red Bull), que desistiu com problemas mecânicos, conseguindo chegar ao pódio.
Mas Alonso andou sempre longe da frente, onde a batalha entre Sebastian Vettel (Red Bull) e Hamilton foi intensa, com o britânico a levar a melhor, numa ultrapassagem com o auxílio do DRS, o que irritou Vettel. Mas as regras são iguais para todos e a reacção do alemão foi, certamente, a quente, até porque este também se queixou dos retardatários.
Vettel precisa agora de ser, pelo menos, quarto classificado no Brasil para ser campeão do mundo, o que está muito longe de ser impossível. Mas a decisão será mesmo em Interlagos. Jean Eric Vergne (Toro Rosso) e Mark Webber foram os únicos pilotos a abandonar na estreia do circuito de Austin. A Red Bull, contudo, festejou no Texas: venceu o título mundial de construtores.
A estratégia da Ferrari, que decidiu trocar a caixa de velocidades de Felipe Massa, que tinha ficado na frente de Alonso na qualificação, ajudou o espanhol, uma vez que este subiu uma posição na grelha de partida e logo no início da corrida saltou para o quarto lugar. Depois ganhou o duelo com Mark Webber (Red Bull), que desistiu com problemas mecânicos, conseguindo chegar ao pódio.
Hamilton venceu no Texas e adiou a luta do título para o Brasil. |
Vettel precisa agora de ser, pelo menos, quarto classificado no Brasil para ser campeão do mundo, o que está muito longe de ser impossível. Mas a decisão será mesmo em Interlagos. Jean Eric Vergne (Toro Rosso) e Mark Webber foram os únicos pilotos a abandonar na estreia do circuito de Austin. A Red Bull, contudo, festejou no Texas: venceu o título mundial de construtores.
CLASSIFICAÇÃO UNITED STATES GRAND PRIX (TOP 10):
1.º LEWIS HAMILTON (GBR) / McLAREN, 1:35.55,259 Horas
2.º Sebastian Vettel (ALE) / Red Bull, +0,6 segundos
3.º Fernando Alonso (ESP) / Ferrari, +39,2
4.º Felipe Massa (BRA) / Ferrari, +46,0
5.º Jenson Button (GBR) / McLaren, +56,4
6.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus, +1.04,4 minutos
7.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, +1.10,3
8.º Nico Hulkenberg (ALE) / Force India, +1.13,7
9.º Pastor Maldonado (VEN) / Williams, +1.14,5
10.º Bruno Senna (BRA) / Williams, +1.15,1
5.º Jenson Button (GBR) / McLaren, +56,4
6.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus, +1.04,4 minutos
7.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, +1.10,3
8.º Nico Hulkenberg (ALE) / Force India, +1.13,7
9.º Pastor Maldonado (VEN) / Williams, +1.14,5
10.º Bruno Senna (BRA) / Williams, +1.15,1
CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS (TOP 10):
1.º SEBASTIAN VETTEL (ALE) / RED BULL, 273 Pontos
2.º Fernando Alonso (ESP) / Ferrari, 260
3.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus, 206
4.º Lewis Hamilton (GBR) / McLaren, 190
5.º Mark Webber (AUS) / Red Bull, 167
6.º Jenson Button (GBR) / McLaren, 163
7.º Felipe Massa (BRA) / Ferrari, 107
8.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, 96
9.º Nico Rosberg (ALE) / Mercedes, 93
10.º Sergio Pérez (MEX) / Sauber, 66
2.º Fernando Alonso (ESP) / Ferrari, 260
3.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus, 206
4.º Lewis Hamilton (GBR) / McLaren, 190
5.º Mark Webber (AUS) / Red Bull, 167
6.º Jenson Button (GBR) / McLaren, 163
7.º Felipe Massa (BRA) / Ferrari, 107
8.º Romain Grosjean (FRA) / Lotus, 96
9.º Nico Rosberg (ALE) / Mercedes, 93
10.º Sergio Pérez (MEX) / Sauber, 66
CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE CONSTRUTORES:
1.º RED BULL, 440 Pontos
2.º Ferrari, 367
3.º McLaren, 353
4.º Lotus, 302
5.º Mercedes, 136
6.º Sauber, 124
7.º Force India, 99
8.º Williams, 76
9.º Toro Rosso, 22
2.º Ferrari, 367
3.º McLaren, 353
4.º Lotus, 302
5.º Mercedes, 136
6.º Sauber, 124
7.º Force India, 99
8.º Williams, 76
9.º Toro Rosso, 22
Fonte: formula1.com
Sem comentários:
Enviar um comentário