terça-feira, novembro 13, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 9): E agora, a luta é a dois?


FC Porto e Benfica continuam de mãos dadas no topo da classificação depois dos complicados exames da 9.ª jornada, que abanou a classificação da Liga e deixou cair o SC Braga, que, agora, fica a seis pontos do topo, enquanto o Sporting aproveitou para encher os pulmões, cortando a distância para o terceiro lugar. Fica, assim, desenhado um esboço de um possível campeonato a dois, que pode vir a ganhar maior nitidez na próxima ronda, quando a equipa de José Peseiro receber a de Vítor Pereira.

MAIS:
Houve festa em Alvalade. No início da jornada havia mesmo a possibilidade dos leões, sem vencer há mês e meio, caírem para o último lugar, mas as derrotas do Moreirense e Beira-Mar já tinham afastado esse cenário negro quando iniciaram a partida perante o Braga. Num jogo com partes distintas, valeu o golo madrugador de Van Wolfswinkel - que, desta vez, comemorou de mão fechada, para evitar os equívocos que gerou depois do golo ao Genk -, e, uma vez mais, São Patrício, de longe o guarda-redes em melhor forma no futebol luso. No final, o leão voltou a sorrir, ao fim de oito jogos, com o regresso às vitórias.
MENOS:
Algo vai mal no reino verde-rubro. Mais uma jornada, mais um deslize da formação do Almirante Reis. O Marítimo continua sem vencer nos Barreiros, desta vez cedeu um empate perante o V. Setúbal, e apenas alcançou um triunfo nos últimos sete jogos da Liga. A equipa de Pedro Martins tem apresentado um claro défice na finalização, que, num campeonato equilibrado, tem custado muito caro às aspirações insulares. Depois existe a falta de soluções credíveis no plantel e a má forma que alguns jogadores essenciais têm evidenciado. Problemas a corrigir, caso contrário antevê-se um futuro complicado para as hostes maritimistas.

A FIGURA:
Esteve menos em jogo do que nos últimos tempos, por força de um maior acerto defensivo dos companheiros, mas nem por isso foi menos decisivo: quatro defesas de altíssimo nível, com destaque para a intervenção ao desvio à queima roupa de Douglão (89'). Rui Patrício atravessa um grande momento e continua a afirmar-se como a primeira referência de qualidade da equipa de Alvalade.

GOLO DA JORNADA:

FC Porto 2 x 1 Académica - Com um grande remate, João Moutinho marcou o seu primeiro golo da temporada.
CLASSIFICAÇÃO:




GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 8 Golos
2.º Éder (SC Braga) - 6
3.º Óscar Cardozo (Benfica) - 6
4.º Lima (Benfica) - 6
5.º James Rodríguez (FC Porto) - 6

Sem comentários: