sábado, dezembro 22, 2012

Liga Europa (16 Avos-de-Final): Antevisão


SL BenficaBayer 04 Leverkusen16 Avos-de-Final
LEVERKUSEN vs. BENFICA
(14 e 21 de Fevereiro)


Fundado há mais de um século no seio da empresa que é uma referência no sector dos medicamentos, o Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH, vulgarmente conhecido como Bayer Leverkusen, volta a encontrar-se com o Benfica nas competições europeias. Os adeptos encarnados não esquecem o duelo anterior com a formação alemã, a contar para a Taça das Taças, onde o Benfica eliminou o Bayer. Importa, nesta altura, salientar o historial do conjunto germânico.

O adversário das águias conquistou o seu primeiro título ao mais alto nível em 1988, quando levantou a Taça UEFA. Após uma vitória por 3-0 para cada lado, frente ao Espanhol de Barcelona, o Leverkusen foi mais forte nas grandes penalidades (3-2).

Sem nunca ter vencido a Bundesliga, o Bayer Leverkusen apresenta no seu museu uma única Taça da Alemanha, garantida na época 1992/93, com um triunfo por 1-0 frente ao Hertha de Berlim. Desde então, a formação alemã ganhou a estranha fama de uma equipa do quase. Foi vice-campeã alemã em quatro ocasiões, entre 1997 e 2003. Pelo meio, conseguiu ainda chegar à final da Liga dos Campeões (2002), acabando por ser derrotada pelo Real Madrid por 2-1.

PERCURSO NA LIGA EUROPA:
GRUPO K (2.º Lugar, 13 Pontos)
Jornada 1 - Leverkusen 0 x 0 Metalist
Jornada 2 - Rosenborg 0 x 1 Leverkusen (Kiessling 76')
Jornada 3 - Rapid Viena 0 x 4 Leverkusen (Wollscheid 37', Castro 56', 90'+2, Bellarabi 59')
Jornada 4 - Leverkusen 3 x 0 Rapid Viena (Hegeler 4', Schürrle 53', Friedrich 66')
Jornada 5 - Metalist 2 x 0 Leverkusen (Cristaldo 46', Xavier 85')
Jornada 6 - Leverkusen 1 x 0 Rosenborg (Riedel 65')

Na presente temporada, mais um quase. Este ainda assim suficiente para garantir a passagem à próxima fase da Liga Europa. O Bayer Leverkusen terminou o Grupo K com 13 pontos e melhor goal average que o Metalist Kharkiv. Contudo, ficou no segundo lugar, face à desvantagem no confronto directo. Quatro vitórias, um empate e uma derrota no grupo em que estavam ainda integrados o Rosenborg e o Rapid de Viena.
Os alemães apuraram-se no 2.º lugar do grupo K, atrás do Metalist Kharkiv.
Na Bundesliga, o Bayer ocupa nesta altura a segunda posição, a nove pontos do líder Bayern Munique, mas à frente do bicampeão Borussia Dortmund. André Schürrle e Stefan Kiessling são referências ofensivas e Simon Rolfes comanda o sector intermediário. Pelo meio de vários nomes interessantes, dois brasileiros: Renato Augusto e Carlinhos. Jogadores à atenção de Jesus e companhia.

Sem comentários: