quarta-feira, dezembro 19, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 12): Águias levantam voo


O Benfica termina o ano civil na liderança isolada da Liga, depois de vencer confortavelmente um Marítimo sem pernas para acompanhar o ritmo e do rival nortenho nem ter pisado a encharcada relva sadina. Já o Braga cumpriu na recepção aos canarinhos, enquanto o P. Ferreira, orientado pelo estreante Paulo Fonseca, continua a realizar o melhor campeonato da sua história.

MAIS:
O novo inquilino do quarto lugar da Liga é exemplar. Não faz barulho a horas impróprias, paga o arrendamento a tempo e horas, tem sempre um sorriso largo e um bom dia sincero a dar aos vizinhos. O Paços de Ferreira é tudo isto no corpo de uma boa equipa de futebol. A equipa da Mata Real é, sem dúvida, a grande sensação do campeonato e, por isso, merece totalmente a posição que ocupa. Há ainda que destacar a excelente vitória do Beira-Mar, que não ganhava em casa para a Liga desde 29 de Abril e tinha pela frente um adversário invicto pelas terras da Ria há 33 anos! Depois de várias semanas de sofrimento, o conjunto de Ulisses Morais está em plena recuperação.
MENOS:
O encontro entre a segunda pior defesa da Liga (do Nacional) e o segundo pior ataque (do Sporting) acabou empatado (1-1), num jogo que valeu, essencialmente, pelos golos de Isael e, principalmente, de Cédric Soares. Resultado que não agradou a nenhum dos emblemas, que assim continuam muito longe dos objectivos traçados no início da época. Pela negativa destacam-se também o Moreirense e a Académica, que continuam de mãos dadas na zona de despromoção.

A FIGURA:
Sábado marcou o ponto alto de uma semana mais do que perfeita para Cardozo. Herói do dérbi entre Benfica e Sporting, o avançado paraguaio atingiu, na goleada ao Marítimo, a marca de cem golos na liga portuguesa. Um feito ao alcance de poucos e que cala as 'bocas' de muitos críticos.

GOLO DA JORNADA:

Nacional 1 x 1 Sporting - Cédric marcou um golaço no empate leonino na Choupana.
CLASSIFICAÇÃO:





GOLEADORES (TOP 5):
1.º Óscar Cardozo (Benfica) - 13 Golos
2.º Jackson Martínez (FC Porto) - 10
3.º Meyong (V. Setúbal) - 9
4.º Éder (SC Braga) - 7
5.º João Tomás (Rio Ave) - 7

Sem comentários: