terça-feira, janeiro 29, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 16): Ombro a ombro titânico


Controlo bicéfalo da Liga confirmado. O Benfica saiu de Braga com uma vitória importantíssima (1-2), manteve-se lado a lado com o FC Porto e deixou os arsenalistas a uns irrecuperáveis 13 pontos. Salvo uma hecatombe imprevista, este campeonato vai para as águias ou para os dragões. Os bicampeões nacionais impuseram-se com assinalável facilidade na recepção ao Gil Vicente. Marcaram cedo, geriram o jogo como quiseram e pouparam forças para as batalhas que por aí se avizinham: 5-0. Não é de mais sublinhar: a Liga está destinada a um de dois clubes.

MAIS:
Mais para trás, não falta emoção. Começam a faltar adjectivos, por exemplo, para classificar acertadamente a campanha do Paços de Ferreira. Neste domingo, os castores viajaram até Moreira de Cónegos e impuseram uma goleada das antigas (0-5) ao último classificado. O emblema da Capital do Móvel está apenas a um ponto do SC Braga, um clube com um orçamento muito superior. Mais dois golos de Vítor, outros dois de Hurtado e um fabuloso do discreto Luiz Carlos. Destaque ainda para a recuperação da Académica, que afastou-se dos lugares de descida com duas vitórias consecutivas.
MENOS:
Em apuros estão Beira-Mar, V. Setúbal e Moreirense. Os sadinos continuam na penúltima posição do campeonato e José Mota sofreu audível contestação após mais um desaire, desta feita frente ao Nacional. Com os mesmos 14 pontos dos setubalenses está o Beira-Mar. A equipa de Ulisses Morais desenhara em semanas anteriores um esboço de recuperação, mas três derrotas consecutivas voltou a colocá-la sob asfixia. Pior está o Moreirense, que não vence há 14 jornadas e está a 6 pontos da manutenção. Vida complicada para o clube de Moreira de Cónegos, que acabou por rescindir o contrato com Jorge Casquilha.

A FIGURA:
Ídolo arsenalista durante dois anos, Lima experimentou uma sensação diferente no passado sábado, ao visitar Braga pela primeira vez desde que saiu do emblema minhoto. Desta vez foi com a camisola do Benfica que o avançado brasileiro festejou na Pedreira, apontando o golo que, no balanço final, garantiu uma importante vitória para as águias. Em vinte e cinco jogos pelo Benfica, Lima soma dezassete golos.

GOLO DA JORNADA:

Sporting 1 x 1 Vitória SC - Van Wolfswinkel empatou a partida com um excelente toque de calcanhar.
CLASSIFICAÇÃO:





GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 15 Golos
2.º Óscar Cardozo (Benfica) - 13
3.º Meyong (V. Setúbal) - 13
4.º Edinho (Académica) - 10
5.º Éder (SC Braga) - 9

Sem comentários: