quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 20): Verde-rubros em recuperação metem terceira


FC Porto e Benfica passaram, com mais ou menos dificuldades, os difíceis testes da 20.ª jornada e mantêm a passada, sem quebras de ritmo, rumo à meta. O SC Braga, com uma vitória no sempre quente dérbi minhoto, também é um dos vencedores da ronda, voltando a cortar a distância para o terceiro lugar. Mas também há espaço para o grande Estoril que voltou a atirar com o Sporting ao tapete e subiu até ao sexto lugar, antes de ser ultrapassado pelo Marítimo no fecho da ronda. Abaixo dessa posição, a luta subiu de tom, com nove equipas separadas apenas por dez pontos.

MAIS:
O Marítimo somou nesta jornada a terceira vitória consecutiva na Liga - melhor série da época - e já bate às portas da Europa, está a um ponto apenas do quinto lugar, na posse do Rio Ave. Os insulares rubricaram uma exibição convincente, confirmaram a tendência vitoriosa em Coimbra pela quarta época seguida, e devolveram na mesma moeda a derrota da primeira volta. Mas a luta por um lugar europeu não se resume a dois clubes, uma vez que Estoril, V. Guimarães, Nacional, V. Setúbal e Sporting, estão à espreita de um eventual deslize de vilacondenses e verde-rubros.
MENOS:
Já não é surpresa para ninguém, mas o Sporting hipotecou à 20.ª jornada qualquer hipótese de ser campeão. Os 30 pontos(!) que separam os leões do topo da tabela são a prova inequívoca da temporada paupérrima que a equipa de Alvalade está a realizar, pautada pela irregularidade exibicional, que já custou preciosos pontos. Na Amoreira, o Sporting, tal como na jornada anterior, até entrou a ganhar, mas depois caiu um relâmpago, as luzes apagaram-se e os canarinhos viraram o jogo antes do intervalo. Wolfswinkel desperdiçou, pela terceira vez esta temporada, uma grande penalidade, e os leões voltaram a perder. À entrada do último terço da Liga, a equipa de Alvalade está a sete pontos da Europa e a sete pontos da despromoção. Tem dez jogos para escolher o caminho.

A FIGURA:
Sim, outra vez Jackson. É repetitivo neste espaço da figura da semana, mas a verdade é que o colombiano não sai debaixo dos holofotes. Desta vez deu-se ao luxo de marcar um penálti à Panenka, não lhe saiu bem. Os adeptos não gostaram, mas Jackson redimiu-se. Marcou os dois golos da vitória e voltou a deixar o relvado sob aplausos. Golos esses que o deixam cada vez mais destacado como o líder dos melhores marcadores da Liga, com 22.

GOLO DA JORNADA:

Estoril 3 x 1 Sporting - O lateral Jefferson empatou a partida com um golo de bandeira.
CLASSIFICAÇÃO:





GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 22 Golos
2.º Óscar Cardozo (Benfica) - 14
3.º Meyong (V. Setúbal) - 13
4.º Éder (SC Braga) - 13
5.º Edinho (Académica) - 11






Fontes: maisfutebol.ptlpfp.pt

Sem comentários: