quarta-feira, agosto 28, 2013

US Open (Dia 2): Vitória histórica de João Sousa em Flushing Meadows


O vimaranense João Sousa qualificou-se esta terça-feira para a segunda ronda do Open dos Estados Unidos, ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov, por 3-6, 6-3, 6-4, 5-7 e 6-2. O número um português e 95.º do ranking ATP não teve tarefa fácil, já que precisou de quase três horas para bater o adversário, namorado de Maria Sharapova e número 26 da hierarquia mundial.
O vimaranense, número 1 português, alcançou a maior vitória da carreira.
Foi a maior vitória da carreira do português, que chega assim à segunda ronda de um torneio Grand Slam pela terceira vez. Esta época, Sousa alcançou triunfos na estreia em Roland Garros e no Open da Austrália. Na próxima fase, o tenista de 24 anos vai defrontar o finlandês Jarkko Nieminen.

Já Novak Djokovic não teve problemas em avançar para a segunda ronda do último Major da temporada. Diante do lituano Ricardas Berankis, o sérvio impôs o estatuto de cabeça-de-série do torneio, com os parciais de 6-1, 6-2 e 6-2. Na segunda ronda do Open dos Estados Unidos, Djokovic, um dos principais favoritos ao título, mede forças com o alemão Benjamin Becker. Também Roger Federer não sentiu grandes dificuldades para carimbar o passaporte para a segunda ronda, ele que bateu o eslovaco Grega Zemlja em três sets (6-3, 6-2 e 7-5).
Brito não ficou grega na estreia em Flushing Meadows.
Nas senhoras, Michelle Larcher de Brito garantiu passagem à segunda ronda. A tenista lusa venceu na estreia a grega Eleni Daniilidou, por 6-4 e 6-3. Michelle Brito, que ultrapassou três rondas do qualifying para estar presente no quadro principal do torneio, iguala o registo de 2009, quando também atingiu a segunda fase, tendo sido eliminada pela chinesa Li Na. A portuguesa tem agora duelo marcado com a russa Maria Kirilenko.

Sorte diferente teve Maria João Koehler, que caiu perante a francesa Alizé Cornet, por 6-3 e 6-2. Foi a segunda derrota frente à gaulesa na primeira ronda em torneios do Grand Slam, depois do que já tinha acontecido esta época em Roland Garros.
A jovem norte-americana protagonizou a maior surpresa do dia, ao eliminar Stosur.
A grande surpresa do dia foi, no entanto, a vitória de uma adolescente frente a Samantha Stosur. Aos 17 anos, Victoria Duval conseguiu o feito diante do seu público, ao bater a australiana, campeã do US Open em 2011, com parciais de 5-7, 6-4 e 6-4. É a quinta vez que Stosur cai na ronda de estreia no Open dos Estados Unidos. Já Duval, que marca presença no quadro principal de um Grand Slam pela segunda vez na carreira, tem agora pela frente a eslovaca Daniela Hantuchova.

Fontes: eurosport.ptusopen.org

Sem comentários: