Aos 30 anos, e depois de se ter estreado no WRC com um Citroën Xsara da Kronos em 2006, Dani Sordo obteve hoje na Alemanha a sua primeira vitória na principal categoria do Campeonato do Mundo de Ralis, tendo batido Thierry Neuville (Qatar WRT) numa prova marcada pelo pequeno descalabro caseiro da Volkswagen.
Sordo mostrou-se muito forte depois da saída de estrada que retirou Jari-Matti Latvala do comando, encetando uma batalha com Neuville que viria a ser sentenciada no último troço da prova, Dhrontal (24,58 km), para o qual o belga da Qatar WRT partia com três segundos de desvantagem. Contudo, Neuville acabou por sair de estrada já próximo do final da Power Stage, ganha pelo primeiro líder do rali, Sébastien Ogier.
Mesmo conseguindo terminar a especial, o jovem belga ficou a 53 segundos de Sordo, que chega assim à sua primeira vitória, numa altura em que o seu lugar na Citroën oficial estava seriamente ameaçado.
A emocionante luta no último dia retirou ainda mais protagonismo ao terceiro classificado, Mikko Hirvonen, que ficou a uns distantes 2m36,1s do seu companheiro de equipa, claramente mais forte do que o finlandês no asfalto.
O checo Martin Prokop igualou o melhor resultado da sua carreira, o quarto lugar, na frente do melhor do WRC-2, o Citroën DS3 RRC de Robert Kubica, que bateu o Ford Fiesta S2000 de Elfyn Evans por 12,9s. Na Power Stage, Ogier ditou leis e arrecadou mais três pontos para o Mundial (na frente de Sordo e Latvala), mas o francês tem de ser considerado um dos grandes derrotados deste Rali da Alemanha.
Sordo mostrou-se muito forte depois da saída de estrada que retirou Jari-Matti Latvala do comando, encetando uma batalha com Neuville que viria a ser sentenciada no último troço da prova, Dhrontal (24,58 km), para o qual o belga da Qatar WRT partia com três segundos de desvantagem. Contudo, Neuville acabou por sair de estrada já próximo do final da Power Stage, ganha pelo primeiro líder do rali, Sébastien Ogier.
95 ralis depois, Sordo obteve o primeiro triunfo no WRC. |
O checo Martin Prokop igualou o melhor resultado da sua carreira, o quarto lugar, na frente do melhor do WRC-2, o Citroën DS3 RRC de Robert Kubica, que bateu o Ford Fiesta S2000 de Elfyn Evans por 12,9s. Na Power Stage, Ogier ditou leis e arrecadou mais três pontos para o Mundial (na frente de Sordo e Latvala), mas o francês tem de ser considerado um dos grandes derrotados deste Rali da Alemanha.
CLASSIFICAÇÃO ADAC RALLYE DEUTSCHLAND (TOP 10):
1.º DANIEL SORDO / CARLOS DEL BARRIO (CITROËN DS3), 3:15.19,4 Horas (2.º Power Stage)
2.º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Ford Fiesta RS), +53,0 segundos
3.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Citroën DS3), +2.36,1 minutos
4.º Martin Prokop / Michal Ernst (Ford Fiesta RS), +8.00,8
5.º Robert Kubica / Baran Maciej (Citroën DS3 RRC), +9.01,3
6.º Elfyn Evans / Daniel Barritt (Ford Fiesta S2000), +9.14,2
7.º Jari-Matti Latvala / Mikka Anttila (VW Polo R), +9.55,0 (3.º Power Stage)
8.º Hayden Paddon / John Kennard (Skoda Fabia S2000), +13.01,2
9.º Mads Østberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), +13.28,1
10.º Evgeny Novikov / Ilka Minor (Ford Fiesta RS), +15.17,9
RESUMO:
RESUMO:
ÚLTIMOS DEZ VENCEDORES:
2013 - Daniel Sordo (ESP) / Citroën DS3
2012 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën DS3
2011 - Sébastien Ogier (FRA) / Citroën DS3
2010 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën C4
2008 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën C4
2007 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën C4
2006 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
2005 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
2004 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
2003 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
Nota: O Rally da Alemanha não fez parte do calendário em 2009.
2012 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën DS3
2011 - Sébastien Ogier (FRA) / Citroën DS3
2010 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën C4
2008 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën C4
2007 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën C4
2006 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
2005 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
2004 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
2003 - Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Xsara
Nota: O Rally da Alemanha não fez parte do calendário em 2009.
CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS (TOP 10):
1.º SÉBASTIEN OGIER (FRA) / VOLKSWAGEN, 184 Pontos
2.º Thierry Neuville (BEL) / Qatar WRT, 109
3.º Jari-Matti Latvala (FIN) / Volkswagen, 98
4.º Daniel Sordo (ESP) / Citroën Total Abu Dhabi, 96
5.º Mikko Hirvonen (FIN) / Citroën Total Abu Dhabi, 88
6.º Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Total Abu Dhabi, 68
7.º Mads Østberg (NOR) / Qatar M-Sport, 67
8.º Martin Prokop (RCH) / Jipocar, 49
9.º Evgeny Novikov (RUS) / Qatar M-Sport, 40
10.º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Qatar WRT, 30
2.º Thierry Neuville (BEL) / Qatar WRT, 109
3.º Jari-Matti Latvala (FIN) / Volkswagen, 98
4.º Daniel Sordo (ESP) / Citroën Total Abu Dhabi, 96
5.º Mikko Hirvonen (FIN) / Citroën Total Abu Dhabi, 88
6.º Sébastien Loeb (FRA) / Citroën Total Abu Dhabi, 68
7.º Mads Østberg (NOR) / Qatar M-Sport, 67
8.º Martin Prokop (RCH) / Jipocar, 49
9.º Evgeny Novikov (RUS) / Qatar M-Sport, 40
10.º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Qatar WRT, 30
CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE CONSTRUTORES (TOP 10):
1.º VOLKSWAGEN MOTORSPORT, 262 Pontos
2.º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 236
3.º Qatar WRT, 127
4.º Qatar M-Sport WRT, 126
5.º Jipocar Czech National Team, 51
6.º Abu Dhabi Citroën Total WRT, 37
7.º Volkswagen Motorsport II, 26
8.º Lotos WRC Team, 20
2.º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 236
3.º Qatar WRT, 127
4.º Qatar M-Sport WRT, 126
5.º Jipocar Czech National Team, 51
6.º Abu Dhabi Citroën Total WRT, 37
7.º Volkswagen Motorsport II, 26
8.º Lotos WRC Team, 20
Fontes: wrc.com; best-of-rallylive.com
Sem comentários:
Enviar um comentário