terça-feira, setembro 03, 2013

US Open (Dia 8): O pior Federer dos últimos 11 anos


Em queda livre no ranking ATP, Roger Federer só deve desejar nesta altura que as férias cheguem, para poder perceber por que está tão longe do "velho Roger Federer", implacável tenista que marcou a última década. Desde 2002 que Roger Federer não fazia uma época tão má. Há, portanto, 11 anos que o suíço chegava sempre a pelo menos uma final de um Grand Slam, mas este ano isso não vai acontecer.

Federer foi derrotado pelo espanhol Tommy Robredo nos oitavos-de-final do Open dos Estados Unidos, em 3 sets, com parciais de 7-6, 6-3 e 6-4. O suíço, número 7 do mundo, esteve pouco eficaz, cometeu 43 erros não forçados contra apenas 26 de Robredo.
O suíço não enfrentava uma série tão negativa desde 2002.
O espanhol, 19.º pré-designado em Nova Iorque, surpreendeu pela positiva, converteu 4 das 7 oportunidades de break que dispôs e após a vitória no tie-break do primeiro set, assumiu o controlo do encontro. Assim, Robredo, de 31 anos, quebrou o enguiço contra Federer, tinha perdido todos os 10 jogos que tinha feito com o suíço no circuito ATP. Nos quartos-de-final, o espanhol vai encontrar o compatriota Rafael Nadal, que derrotou Philipp Kohlschreiber em quatro sets (6-7, 6-4, 6-3 e 6-1).

Nas senhoras, a italiana Roberta Vinci garantiu o apuramento para os quartos-de-final ao bater a compatriota Camila Giorgi. 6-4 e 6-2 foram os parciais do triunfo da décima cabeça-de-série em Flushing Meadows. Giorgi, que na ronda anterior tinha eliminado a ex-número 1 mundial Caroline Wozniacki, voltou a apostar num ténis muito ofensivo, mas acabou por cometer muitos erros directos: 33 contra apenas 9 por parte de Vinci.
Pennetta está em grande forma e já chegou aos 'quartos' em Flushing Meadows.
Giorgi também esteve pouco consistente nos jogos de serviço, cometendo 7 duplas faltas, sendo que concedeu um total de 4 breaks. Nos quartos-de-final, Roberta Vinci, campeã do US Open em titulo na vertente de pares, vai defrontar a compatriota Flavia Pennetta, que por seu turno eliminou a romena Simona Halep (6-2 e 7-6).

É a quarta vez em seis anos que Pennetta, atual número 83 do ranking, irá disputar os quartos-de-final do Open dos Estados Unidos. A italiana tem feito uma temporada discreta mas apresentou-se em grande forma em Flushing Meadows, sendo que já deixou pelo caminho adversárias de peso como Sara Errani e Svetlana Kuznetsova.

Sem comentários: