quarta-feira, outubro 02, 2013

WRC (França): O título ali tão perto e o regresso/despedida de Loeb


11.ª PROVA - 3 A 6 DE OUTUBRO:
    France
  • Categorias: WRC, WRC-2, WRC-3, JWRC
  • Região: Estrasburgo (Alsácia)
  • Superfície: Asfalto
  • Último Vencedor: Sébastien Loeb (2012)

O palco da decisão do título do WRC, o Rali de França, arranca esta quinta-feira, na Alsácia, com uma classificativa especial (Power Stage) que pode desde logo garantir o primeiro título mundial a Sébastien Ogier, sucedendo a Sébastien Loeb na região natal do último.

As 20 classificativas da prova gaulesa dificilmente poderiam reunir mais pontos de interesse. Um piloto francês (Ogier) a um ponto de se sagrar campeão do Mundo, uma inédita Power Stage a abrir o rali, em vez de ser no final da prova, que pode dar o título logo na quinta-feira, e a despedida do nove vezes campeão do Mundo.
Loeb, nove vezes campeão do mundo, despede-se do WRC em casa.
A participação de Loeb no Rali da França, a quarta e última prova em que o piloto participa esta época, e a retirada de competição, pode retirar algum do brilho à mais que provável consagração de Ogier, que esteve perto de conseguir o título no último rali, o da Austrália. Ogier chegou ao último dia de prova nos antípodas como virtual campeão, mas o belga Thierry Neuville (Qatar WRT) roubou-lhe essa possibilidade ao terminar a prova no segundo lugar.

O duelo entre Ogier e Neuville pode estender-se às estradas da Alsácia. Caso o belga não ganhe a primeira classificativa em Estrasburgo, que também é a Power Stage (e por isso distribui, respectivamente, 3, 2 e 1 pontos aos três mais rápidos), Ogier - que tem neste momento 83 pontos de vantagem - é imediatamente campeão, a duas provas do final da época.
O francês Sébastien Ogier está a um ponto de conquistar o campeonato.
Resta saber se Loeb o deixará fazer a festa completa. Nesta temporada, o campeão disse que só participaria em quatro ralis. Até agora correu três, desses ganhou dois (Mónaco e Argentina) e fez um segundo lugar na Suécia. Por outro lado, Loeb ganhou as últimas sete edições do Rali de França. E venceu todos desde que decorre na Alsácia (2010). Foi aqui que conquistou o seu sétimo título de campeão do Mundo, na especial que passou pela sua cidade natal de Haguenau e que este ano também encerra o rali.

A prova decorre de quinta-feira a domingo, em 20 classificativas de estradas em florestas e montanhas, com asfalto irregular, secções estreitas e rápidas, sob temperaturas baixas e muito provavelmente chuva, num total de mais de 310 quilómetros cronometrados.

Fonte: wrc.com

Sem comentários: