quarta-feira, abril 02, 2014

WRC: Vodafone Rally de Portugal (Intro)


VODAFONE RALLY DE PORTUGAL - 3 A 6 DE ABRIL:
  • Região: Algarve e Baixo Alentejo
  • Categorias: WRC, WRC 2, WRC 3, Junior WRC
  • Superfície: Gravilha
  • Classificativas: 16 (339.46 km)
  • Parque de assistência: Estádio do Algarve (Faro)
  • Último Vencedor (2013): Sébastien Ogier (FRA) / Volkswagen

Com uma estrutura base semelhante à de anos anteriores, o Vodafone Rally de Portugal, 4.ª ronda do calendário do WRC, regressa amanhã à estrada para aquela que será a 10.ª edição consecutiva na região Sul do País. Um marco na história da prova, pois foi nos troços do Algarve e Baixo Alentejo que em 2007 o rally voltou a fazer parte do calendário do Campeonato do Mundo - a meta inicialmente traçada em 2004 aquando da primeira eleição da actual Direcção do ACP era assim atingida três anos depois.
Teaser Image
Ogier parte como principal favorito para vencer a prova lusa.
Mais de 339 quilómetros cronometrados, divididos por 16 especiais, e um regresso às históricas partidas dos Jardins do Casino Estoril são os ingredientes principais desta edição da prova portuguesa. O primeiro momento de competição do rally é uma Super Especial de 3,27 quilómetros na tarde de quinta-feira, com o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, como pano de fundo.

Seguem-se depois três dias de corrida em troços de terra no Algarve e Baixo Alentejo, num total de mais de 336 quilómetros cronometrados em localidades como Silves, Ourique, Almodôvar, Santa Clara, Santana da Serra, Malhão, Loulé e São Brás de Alportel (um regresso ao rally).
Teaser Image
A Citroën vai tentar quebrar a hegemonia da VW na nova temporada.
Outra das novidades da prova é a Power Stage. O novo formato para as provas europeias do WRC impõe que a classificativa que atribui pontos extra aos três mais rápidos tenha uma extensão entre 10 e 15 quilómetros e início às 11 horas, pelo que a organização abdicou do formato do ano passado - segunda passagem pelos 52 quilómetros de Almodôvar. Assim sendo, será Loulé a acolher a Power Stage, com uma especial de 13,83 km.

Para a 48.ª edição do Rally de Portugal estão inscritos mais de 80 carros, 15 dos quais do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), além dos principais pilotos portugueses - como Bernardo Sousa, Pedro Meireles, Rui Madeira e o campeão nacional Ricardo Moura -, já que a primeira etapa é pontuável para o Campeonato Nacional de Ralis.

Fonte: wrc.com

Sem comentários: