sexta-feira, outubro 31, 2014

I Liga (Jornada 9): Golaço de Talisca fez a diferença na Luz


Rio AveBenficaEstádio da Luz
BENFICA 1 x 0 RIO AVE
(Talisca 60')


O Benfica venceu o Rio Ave, por 1-0, no jogo de abertura da 9.ª jornada da Liga. Um golo do inevitável Talisca - soma 8 tentos no campeonato -, num momento memorável que fez levantar a Luz, deu a vitória ao conjunto de Jorge Jesus. No entanto, o Rio Ave, bem orientado por Pedro Martins, vendeu cara a derrota e ainda fez um golo que foi anulado pelo árbitro, por fora de jogo (milimétrico) de Esmael. A equipa encarnada, que regressa aos triunfos após o desaire em Braga, reforça assim, à condição, a liderança e coloca pressão nos adversários directos, que entram em campo amanhã.
Luisão, Tarantini e Lisandro Lopez (LUSA)
BENFICA: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Lisandro, André Almeida 86', Samaris (Gaitán 46'), Enzo Pérez, Salvio, Talisca 29', Jonas (Derley 88'), Lima (Pizzi 76').

RIO AVE: Cássio, Nuno Lopes 56', Marcelo, Prince 10', Tiago Pinto, Wakaso 18' (Vilas Boas 76'), Tarantini, Diego 56', Ukra, Del Valle (Zeegelaar 76'), Esmael (Hassan 83').

RESUMO:


Fonte: tvgolo.com

quarta-feira, outubro 29, 2014

Taça da Liga (Fase 2 / 2.ª Mão): Unionistas confirmam apuramento na Mata Real


Estádio Capital do Móvel
P. FERREIRA 2 (4) x (6) 2 UNIÃO
(Hurtado 42', Manuel José 53' p; Vinicius 21', Stéphane 47')



O União da Madeira confirmou o apuramento para a 3.ª fase da Taça da Liga, ao empatar a duas bolas na casa do Paços de Ferreira. Depois do brilhante triunfo (4-2) obtido na primeira mão, os orientados por Vítor Oliveira não permitiram a reviravolta pacense e até estiveram duas vezes em vantagem na Capital do Móvel. A equipa de Paulo Fonseca, 7.ª classificada no campeonato, foi a única equipa do primeiro escalão a cair esta quarta-feira. Faltam ainda disputar três jogos desta fase, que ficaram adiados para 16 de Novembro, altura em que as ligas profissionais voltam a parar para os jogos da selecção. Relembre-se que os oito qualificados desta etapa juntam-se depois aos oito primeiros classificados da I Liga da temporada passada, para a disputa de uma fase de grupos.

P. FERREIRA: Marco, Ricardo Ferreira, Boaventura, Rafael (Jaílson 78'), Pedroso, Romeu, Vasco Rocha, Rúben Ribeiro, Manuel José (Barnes 75'), Hurtado (Edson 46'), Cícero.

UNIÃO: Ricardo Campos, Carlos Manuel, Vinícius, Roberto, Stéphane, Zé Luís 70' (Zarabi 73', 77'), Soares, Élio 83' (Babo 86'), Diogo Coelho, Calé 51' (Rúben Andrade 56'), Mendy.

OUTROS RESULTADOS:
Gil Vicente 1 (3) x (1) 1 Atlético (David Batista 21'; Dady 28')
Arouca 1 (2) x (1) 0 Tondela (Pintassilgo 69')
Belenenses 2 (3) x (3) 0 Ac. Viseu [4 x 1 GP] (Renan 49' ag, Tiago Caeiro 68')
Moreirense 1 (3) x (3) 2 Trofense [5 x 4 GP] (Arsénio 4'; Adukor 23', Tiago Portuga 62')
Boavista (0) vs. (0) Oriental (16 de Novembro, 16H00)
Penafiel (1) vs. (3) Covilhã (16 de Novembro, 16H00)
Rio Ave (1) vs. (1) Chaves (16 de Novembro, 18H30)

Fonte: ligaportugal.pt

segunda-feira, outubro 27, 2014

I Liga (Jornada 8): Vilacondenses juntam-se ao grupo dos quintos


PenafielRio AveEstádio dos Arcos
RIO AVE 3 x 2 PENAFIEL
(Ukra 15', Diego 32', Hassan 67'; Ferreira 44', Guedes 64' p)


Num bom jogo de futebol, a maior rotina ditou um Rio Ave vencedor, frente a um Penafiel igualmente aguerrido, mas a cometer erros em alturas capitais. Um deles logo aos 15 minutos, primeiro por Tony, depois pelo guarda-redes Haghighi, que deixou escapar a bola para o pé de Ukra, que se limitou a encostar. O Rio Ave estava melhor e chegou ao segundo golo à meia hora de jogo, com Diego Lopes a facturar. Só que a equipa de Pedro Martins relaxou e permitiu a resposta dos de Rui Quinta. O cabeceamento certeiro do capitão Hélder Ferreira devolveu incerteza no marcador na ida para os balneários e, no regresso dos mesmos, o penálti convertido por Guedes voltou a igualar o desafio.
Parecia que era a equipa forasteira quem passava a estar por cima, sobretudo no aspecto psicológico, só que o recém-entrado Ahmed Hassan aproveitou uma saída tardia da defesa contrária para atirar a contar. Tony ainda foi expulso e a vitória ficaria para a equipa dos Arcos, que não ganhava para o campeonato desde a 3.ª jornada e que assim chega ao grupo de equipas com 14 pontos. Já o Penafiel permanece no penúltimo lugar, apenas com quatro pontos somados em oito partidas.

RIO AVE: Cássio, Nuno Lopes 68', Marcelo, Prince, Tiago Pinto, Wakaso, Tarantini, Diego (Bressan 73'), Ukra, Del Valle (Zeegelaar 69'), Esmael (Hassan 59').

PENAFIEL: Haghighi 67', Tony 89', Pedro Ribeiro, Ferreira 74', Lenho 83', Fontes, João Martins, Rui Miguel (Mbala 73'), Quiñones (Vítor Bruno 61'), Aldair, Guedes.

Taça de Portugal (4.ª Eliminatória): Escaldante dérbi minhoto é o jogo cartaz


O sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal ditou uma recepção do Benfica, detentor do troféu, ao Moreirense. O Sporting, por seu lado, depois de ter eliminado o FC Porto no Dragão, vai visitar o homónimo de Espinho.

Para além do jogo da Luz há só mais um duelo entre equipas do principal escalão, e logo um escaldante dérbi minhoto entre Vitória de Guimarães e SC Braga, claramente o jogo cartaz desta 4.ª eliminatória. Quanto às formações madeirenses, o Nacional receberá o Ribeirão, do Campeonato Nacional de Seniores, enquanto o Marítimo irá deslocar-se à Tapadinha para defrontar o Atlético (II Liga).
A eliminatória está marcada para 23 de Novembro, mas os clubes que estão nas provas europeias (Benfica, Sporting e Rio Ave) pediram a antecipação dos respectivos encontros para sábado (22) ou, eventualmente, até para sexta-feira, dia 21.

4.ª ELIMINATÓRIA:
Nacional (I) vs. Ribeirão (CNS)
Famalicão (CNS) vs. Fafe (CNS)
Feirense (II) vs. Chaves (II)
P. Ferreira (I) vs. Riachense (CNS)
Penafiel (I) vs. Aves (II)
Sporting Espinho (CNS) vs. Sporting (I)
V. Guimarães (I) vs. SC Braga (I)
Atlético (II) vs. Marítimo (I)
Oriental (II) vs. V. Setúbal (I)
Trofense (II) vs. Belenenses (I)
Vieira (CNS) vs. Freamunde (II)
Benfica (I) vs. Moreirense (I)
Gil Vicente (I) vs. Varzim (CNS)
Santa Maria (CNS) vs. Santa Eulália (CNS)
Vizela (CNS) vs. Operário (CNS)
Rio Ave (I) vs. Oliveirense (II)

domingo, outubro 26, 2014

I Liga (Jornada 8): Guerreiros do Minho travam líder


BenficaBragaEstádio Municipal de Braga
SC BRAGA 2 x 1 BENFICA
(Éder 28', Agra 81'; Talisca 2')


Sinal vermelho para o campeão nacional no Minho. A primeira derrota na competição e o FC Porto a apenas um ponto (V. Guimarães e Sporting logo atrás, em fila), fazem soar os alarmes na estrutura do Benfica. Depois de 20 minutos iniciais de grande nível, a equipa de Jorge Jesus não recuperou o domínio do jogo após o empate do SC Braga e consentiu o golo decisivo ao minuto 81. Nos instantes finais da partida, o guarda-redes Matheus revelou-se decisivo para os Guerreiros do Minho segurarem a vantagem, com um par de fantásticas intervenções. O conjunto de Sérgio Conceição - acabou expulso após uma confusão junto aos bancos - salta, com este triunfo, para o 5.º lugar da Liga, com 14 pontos, os mesmos de P. Ferreira e Belenenses.
SC BRAGA: Matheus, Baiano, Santos 8', André Pinto, Tiago Gomes 42', Danilo 20', 90', Tiba, Micael 79' (Custódio 84'), Rafa (Agra 72'), Pardo 54' (Sami 80'), Éder 49'.

BENFICA: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Lisandro, Eliseu, Samaris 24' (Jonas 62'), Enzo Pérez 90', Salvio, Gaitán, Talisca, Lima.

I Liga (Jornada 8): Montero fez magia e acabou com a recuperação verde-rubra


MarítimoSportingEstádio José Alvalade
SPORTING 4 x 2 MARÍTIMO
(Bauer 8' ag, João Mário 15', Paulo Oliveira 42', Montero 66'; Maazou 50', 54')


O Sporting venceu o Marítimo, em Alvalade, por 4-2. Numa partida que valia o quarto lugar do campeonato português, os leões saíram para o intervalo a vencer por 3-0, com golos de Patrick Bauer (autogolo), João Mário e Paulo Oliveira. Na segunda parte, porém, a equipa do Almirante Reis mostrou outra atitude e reduziu para 3-2, com um bis de Moussa Maazou. O esforço verde-rubro saiu gorado quando Montero marcou um golo de bandeira, aos 66 minutos, e colocou o marcador no 4-2 final. Assim, os leões voltam ao 4.º posto da tabela, enquanto o Marítimo é agora 7.º classificado.
SPORTING: Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Maurício, Jonathan 33' (Miguel Lopes 84'), William 64', Adrien (Tanaka 88'), João Mário, Carrillo (Capel 68'), Nani, Montero.

MARÍTIMO: Salin, João Diogo, Gegé 69', Bauer (Ramsteijn 46'), Rúben Ferreira, Danilo, Alex Soares, Fransérgio 62' (Fernando Ferreira 68'), Ibrahim, Edgar Costa (Dyego Souza 55'), Maazou.

I Liga (Jornada 8): Alvinegros regressam aos triunfos


AcadémicaNacionalEstádio da Madeira
NACIONAL 1 x 0 ACADÉMICA
(Matias 66')


Suspiro de alívio na Choupana. Quase dois meses depois da última (e até então única) vitória para o campeonato, diante do Arouca, o Nacional voltou a sorrir, vencendo a Académica por 1-0, essencialmente pela forma decidida com que entrou na segunda parte. Os alvinegros até podiam ter começado o jogo praticamente a perder, quando Jorge Sousa assinalou penálti aos 4 minutos, que, no entanto, foi desperdiçado por Ricardo Nascimento. Com este resultado, os pupilos de Manuel Machado passam a somar 8 pontos e afastam-se da zona perigosa da tabela, enquanto a Académica, que, relembre-se, foi eliminada pelo Santa Maria na Taça de Portugal, continua com 7 pontos.
Nacional superou Académica (foto LUSA)
NACIONAL: Rui Silva, Aurélio, Zainadine, Miguel Rodrigues (Willyan 58', 90'+4), Marçal 89', Ghazal, Boubacar, Gomaa 31' (Edgar Abreu 82'), Matias, Rondón 54', Lucas João (Ayala 89').

ACADÉMICA: Cristiano, Aderlan Silva 42' (Iago 46'), Aníbal, Nascimento, Lino 18', Fernando Alexandre (Marcos Paulo 72'), Obiora, Salli 77', Rui Pedro, Ivanildo (Schumacher 66'), Magique.

BelenensesEstorilEstádio António Coimbra da Mota
ESTORIL 1 x 2 BELENENSES
(Kléber 58'; Miguel Rosa 20', Deyverson 60')


Já o Belenenses quebrou-se um longo enguiço de 37 anos, ao conseguir vencer o Estoril por 2-1. A última vitória dos azuis do Restelo na Amoreira datava de 23 de Outubro de 1977, mas esta tarde os homens orientados por Lito Vidigal deram sequência ao bom campeonato e surpreenderam a formação canarinha. O Estoril, aliás, está a realizar uma época bem abaixo das expectativas, tendo apenas 5 pontos na Liga. Por sua vez, o Belenenses, que 'salvou-se' na última temporada nas derradeiras jornadas, soma 14 pontos e é, à condição, 5.º classificado.
Estoril vs Belenenses (Lusa)
ESTORIL: Vagner, Anderson, Bruno Miguel 29' (Babanco 46'), Yohan 28', Rúben Fernandes, Esiti (Cabrera 72'), Amado, Tozé 90', Sebá, Kuca, Bruno Lopes (Kléber 46').

BELENENSES: Jones, Nélson, Palmeira, João Meira, Brandão, China, Dantas (Tiago Silva 89'), Miguel Rosa, Fredy 46', Sturgeon (Pelé 61'), Deyverson 45'+1.

sábado, outubro 25, 2014

I Liga (Jornada 8): Triunfo folgado para pressionar o líder


PortoAroucaEstádio Municipal de Arouca
AROUCA 0 x 5 FC PORTO
(Quintero 23', Martínez 25', 59', Casemiro 38', Aboubakar 87')


O FC Porto, proibido de perder mais pontos na luta pelo título, quebrou um jejum de dois meses sem triunfos forasteiros ao bater o Arouca por expressivos 5-0. Quintero, Jackson Martínez (2), Casemiro e Aboubakar facturaram para os dragões. Triunfo folgado da equipa portista para pressionar o líder Benfica, que joga amanhã em Braga, com apenas 1 ponto a separar os dois rivais.
AROUCA: Goicoechea, Balliu 83', Nuno Coelho, Diego, Tinoco, Amaro 32' (Sampaio 46'), David Simão 70', Artur (Nildo 68'), Pintassilgo 65', Nelsinho (Roberto 46'), André Claro.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Martins Indi 36', Marcano, Alex Sandro, Casemiro 47', Herrera, Quintero (Adrián 81'), Brahimi, Tello (Quaresma 61'), Martínez (Aboubakar 75').

I Liga (Jornada 8): Paços triunfa no Bessa, cónegos afundam gilistas


Paços FerreiraBoavistaEstádio do Bessa
BOAVISTA 1 x 2 P. FERREIRA
(Uchebo 86'; Edson 14', Bruno Moreira 72')


BOAVISTA: Mika, João Dias (Beckeles 60'), Philipe 90'+2, Lucas, Gouveia 61', Tengarrinha 90'+2, Anderson Carvalho (Uchebo 29'), Montenegro 59', Brito, Zé Manuel 43' (Leozinho 66'), Quincy.

P. FERREIRA: Defendi, Jaílson, Ricardo, Rafael, Hélder Lopes, Seri 12' (Romeu 82'), Sérgio Oliveira 55', Minhoca (Ricardo Ferreira 89'), Urreta 90', Bruno Moreira 72', Edson (Cícero 73').

Gil VicenteMoreirenseEstádio Joaquim de Almeida Freitas
MOREIRENSE 2 x 0 GIL VICENTE
(Gerso 61', Arsénio 82')


MOREIRENSE: Marafona, Paulinho, Marcelo, Danielson, Elízio, Felipe Melo, Vítor Gomes, Simões 69' (Battaglia 89'), João Pedro (Alex 60'), Gerso 45'+1, Ramón Cardozo (Arsénio 72').

GIL VICENTE: Adriano 90', Gabriel, Enza-Yamissi 90'+1, Gladstone, Jander 81', Luan, Luís Silva (Peixoto 65'), Vítor Gonçalves, Viana, Avto (Batista 69'), Simy (Marwan 59', 90'+1).

sexta-feira, outubro 24, 2014

I Liga (Jornada 8): Vimaranenses na vice-liderança após triunfo no Bonfim


GuimarãesSetúbalEstádio do Bonfim
VITÓRIA FC 0 x 1 VITÓRIA SC
(João Afonso 61')


O Vitória de Guimarães está provisoriamente no segundo lugar do campeonato, após ter ganho ao Vitória de Setúbal na partida que abriu a oitava jornada. No duelo de Vitórias no Estádio de Bonfim, foram os de Guimarães que levaram a melhor, tendo ganho aos de Setúbal pela margem mínima. O resultado de 1-0 ganhou rosto já na segunda parte, mais concretamente ao minuto 61, altura em que João Afonso bateu o guarda-redes Ricardo Baptista.
VITÓRIA FC: Baptista, Queirós, Venâncio, François, Hélder Cabral, Dani 40', Schmidt (Yann 46', 90'), Tavares (Giovani 69'), Manu, Zequinha 32', Lupeta (Advíncula 55').

VITÓRIA SC: Assis, Bruno Gaspar, João Afonso, Josué 63', Traoré 82', Saré 17', André André, Bernard, Hernâni (Ricardo Gomes 86'), Alex (Cafú 74'), Alvez (Tomané 68').

EURO'2016 (Qualificação): UEFA derrota Sérvia e Albânia


Estádio Stadion Partizana (Belgrado)
SÉRVIA - ALBÂNIA
(Jogo cancelado)


A UEFA anunciou as sanções para Sérvia e Albânia por causa dos confrontos que levaram à suspensão do jogo entre as duas selecções, realizado em Belgrado no passado dia 14, referente ao Grupo I de qualificação para o Euro'2016, no qual estão ainda Portugal, Dinamarca e Arménia. O organismo diz que os sérvios vencem por 3-0, por desistência do adversário, mas retira-lhes os três pontos por causa do incidente com o drone. "O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA decidiu declarar o jogo abandonado. Assim, considera-se que a Federação de Futebol da Albânia é sancionada com uma derrota por 3-0. Para além disso, a federação albanesa é multada em 100 mil euros. O comité decidiu igualmente deduzir três pontos à Federação de Futebol da Sérvia na actual qualificação para o Campeonato da Europa de futebol", indicou a UEFA em comunicado.

Além desta dedução de pontos, o órgão máximo do futebol europeu decidiu também que a Sérvia vai ter de jogar à porta fechada os próximos dois jogos de qualificação em casa, ou seja, contra a Dinamarca (14 de Novembro) e Arménia (4 de Setembro de 2015). A federação sérvia também foi multada em 100 mil euros. A UEFA acrescentou que a decisão é passível de recurso e a Albânia já anunciou que o vai fazer.
Este castigo deixa Portugal com o 1.º lugar do Grupo I à sua mercê. Basicamente, e na prática, as duas selecções saíram derrotadas do jogo, o que, somado à vitória de Portugal na Dinamarca, significa que deixa de haver equipas sem derrotas no grupo. Ora nesta altura Dinamarca e Albânia lideram com 4 pontos em três jogos, sendo que Portugal tem 3 em duas partidas: se vencer o encontro que tem em atraso, portanto, Portugal soma seis pontos e salta para o primeiro posto do grupo. O próximo jogo de Portugal é em casa com a Arménia, recorde-se.

A Sérvia, por outro lado, soma um ponto em dois jogos, pelo que mesmo vencendo o encontro que tem em atraso, fica apenas com 4 pontos (dois atrás de Portugal, se a selecção nacional vencer a Arménia). Refira-se que se apuram os dois primeiros classificados de cada grupo, mais o terceiro melhor classificado de todos os grupos. Os restantes terceiros classificados disputam um playoff entre si. Portugal tem caminho aberto para um apuramento tranquilo: pelo menos depende apenas de si.

CLASSIFICAÇÃO (GRUPO I):
1.º Dinamarca - 4 Pontos (3 J / 3 GM / 3 GS)
2.º Albânia - 4 Pontos (3 - 2 / 4)
3.º Portugal - 3 Pontos (2 - 1 / 1)
4.º Sérvia - 1 Ponto (2 - 4 / 1)
5.º Arménia - 1 Ponto (2 - 2 / 3)

PRÓXIMA JORNADA (GRUPO I):
Portugal vs. Arménia (14 de Novembro, 19h45)
Sérvia vs. Dinamarca (14 de Novembro, 19h45)

Fontes: lusa.ptuefa.com

quinta-feira, outubro 23, 2014

Liga Europa (Grupo E): Eficácia russa dita leis na Amoreira


Dinamo MoskvaEstorilEstádio António Coimbra da Mota (Estoril)
ESTORIL 1 x 2 DÍNAMO MOSCOVO
(Yohan 90'+5; Kokorin 52', Zhirkov 80')


Depois da derrota do Benfica contra o Zenit e das queixas do Sporting em relação à arbitragem de Gelsenkirchen, eis que um novo entrave russo se colocou na frente de uma equipa portuguesa. O resultado foi igualmente negativo, numa partida que voltou a deixar um sabor de injustiça às cores lusitanas, ainda que os de José Couceiro só se possam queixar de si próprios. A equipa canarinha, perdulária na hora de finalizar - Kléber, por exemplo, falhou uma grande penalidade -, sucumbiu perante a eficácia do Dínamo, que assim segue isolado na liderança do grupo E e tem a qualificação praticamente garantida.
ESTORIL: Vagner, Anderson, Yohan, Bruno Miguel 70', Rúben Fernandes, Esiti, Amado, Tozé (Arthuro 77'), Kuca, Sebá 75' (Ricardo Vaz 85'), Kléber 62' (Cabrera 81').

DÍNAMO MOSCOVO: Gabulov, Kozlov, Samba, Douglas, Büttner, Vainqueur 42', Denisov, Noboa 90'+2, Ionov (Zhirkov 56'), Valbuena (Rotenberg 90'+2), Kokorin (Kuranyi 75').

ESTATÍSTICA (EST / DIN):
Posse de Bola (%): 45 / 55
Passes (Completos): 240 (199) / 322 (290)
Remates (À Baliza): 17 (7) / 9 (5)
Golos Marcados: 1 / 2
Cantos: 7 / 0
Foras-de-Jogo: 0 / 3
Faltas Cometidas: 21 / 21
Cartões Amarelos: 3 / 2
Cartões Vermelhos: 0 / 0

PanathinaikosPSVPhilips Stadion (Eindhoven)
PSV 1 x 1 PANATHINAIKOS
(Depay 44'; Karelis 87')


PSV: Pasveer, Brenet, Bruma, 70', 89', Rekik, Willems, Hendrix (Isimat-Mirin 90'), Maher, Guardado, Narsingh (Ritzmaier 75'), Depay 44' (Jozefzoon 67'), Luuk de Jong.

PANATHINAIKOS: Steele, Triantafyllopoulos, Koutroumpis, Schildenfeld, Nano, Donis, Pranjić (Karelis 60'), Zeca, Dinas (Ajagun 24', 90'+2), Bouy 51', Klonaridis (Petrić 75').

CLASSIFICAÇÃO (GRUPO E):
1.º Dínamo Moscovo - 9 Pontos (5 GM / 2 GS)
2.º PSV - 4 Pontos (2 / 2)
3.º Estoril - 3 Pontos (3 / 3)
4.º Panathinaikos - 1 Ponto (2 / 5)

PRÓXIMA JORNADA (GRUPO E):
Dínamo Moscovo vs. Estoril (6 de Novembro, 17h00)
Panathinaikos vs. PSV (6 de Novembro, 18h00)

Fonte: uefa.com