terça-feira, agosto 31, 2010

Liga Zon Sagres


- Resultados 3ª Jornada
. Nacional 1 - 3 V. Guimarães
. Benfica 3 - 0 V. Setúbal
. Beira-Mar 2 - 1 Académica
. P. Ferreira 2 - 2 Portimonense
. Sp. Braga 1 - 0 Marítimo
. Olhanense 1 - 0 U. Leiria
. Rio Ave 0 - 2 FC Porto
. Naval 1 - 3 Sporting
Após a jornada 3 da Liga Zon Sagres, o FC Porto tornou-se líder isolado da classificação, isto depois de vencer em Vila do Conde, somando assim três vitórias em outros tantos jogos. O Benfica, actual campeão, conquistou os primeiros pontos, com uma boa vitória frente ao V. Setúbal, que não soube aproveitar a superioridade numérica desde o minuto 23'. O Nacional, ex-líder do campeonato, perdeu pela primeira vez e logo na recepção ao V. Guimarães, adversário directo no objectivo europeu. Jogo em que Toscano, em estreia na Liga, foi o grande herói ao marcar um hat-trick, o primeiro da temporada. O "europeu" Sp. Braga continuou com as boas exibições e voltou a somar os três pontos, após vencer o Marítimo por 1-0. O Braga já é segundo na Liga, enquanto que os verde-rubros estão no último lugar, ainda sem pontos conquistados. A jornada encerrou com o Sporting a vencer a Naval no Estádio José Bento Pessoa por 1-3, resultado que deixa a equipa leonina no 3º lugar da classificação. Destaque ainda para os primeiros três pontos do Beira-Mar de Leonardo Jardim e para o empate entre o P. Ferreira e o Portimonense, um dos melhores jogos da jornada, em que a equipa algarvia conseguiu conquistar um importante primeiro ponto. A Liga Portuguesa pára neste fim-de-semana para compromissos da selecção nacional, voltando a 10 de Setembro com a 4ª jornada.

- Classificação após a 3ª Jornada

segunda-feira, agosto 30, 2010

Rankings 2009/2010 - 9º CARVALHEIRO FC

FIGHT CLUB. 1999. DAVID FINCHER

Mister João Freitas.
Carvalheiro FC

Em época de estreia, João Freitas foi um homem discreto. No ínicio de época, chegou a andar pelos primeiros lugares, mas com o passar das jornadas instalou-se quase por definitivo entre o 8º e o 10º lugar. Foi o pior dos quatro debutantes, mas mesmo assim deixou cinco homens atrás de si. Já não foi mau.

Pontos - 1040
Média de Pontos - 38.5
Melhor Pontuação - 69 Pontos
Pior Pontuação - 19 Pontos
Melhor Posição - 3º
Pior Posição - 11º
Melhor da Jornada - 2 vezes
Pior da Jornada - 3 vezes
FX Cup Ganhas - 2 vezes
Distância para o Líder - 193 Pontos
Vencedor Mensal - Nenhuma vez
Taça Tahiti - Playoff de Acesso

Rankings 2009/2010 - 10º JACK DANIEL'S

PÁTIO DAS CANTIGAS. 1941. FRANCISCO RIBEIRO

Mister Daniel Rodrigues.
Jack Daniel's

Jack Daniel's está para a Liga Tahiti, como o Pátio das Cantigas está para o cinema português, um clássico. Após duas boas campanhas anteriores (Campeão 2007/08, 2º Lugar 2008/2009), Daniel Rodrigues teve uma época negativa. Embora ocupasse durante grande parte da prova os lugares de meia tabela, a segunda volta da Liga Tahiti foi crucial para o desempenho de Jack Daniel's, apesar de ter um meio campo recheado de bons valores do futebol nacional, o facto de não adquirir Falcao, as lesões de Micael e Varela, e a defesa inconstante do FC Porto foram as razões para o seu 10º lugar final.

Pontos - 1029
Média de Pontos - 38.1
Melhor Pontuação - 59 Pontos
Pior Pontuação - 3 Pontos
Melhor Posição - 5º Lugar
Pior Posição - 11º Lugar
Melhor da Jornada - 1 vez
Pior da Jornada - 2 vezes
LX Cup Ganhas - 4 vezes
Distância para o Líder - 204 Pontos
Vencedor Mensal - Novembro'2009
Taça Tahiti - Quartos de Final
Liga Portugal BLP - 31º em 36 concorrentes

domingo, agosto 29, 2010

Rankings 2009/2010 - 11º DIABOS À SOLTA

SHAWSHANK REDEMPTION. 1994. FRANK DARABONT

Mister Artur Rodrigues.
Diabos à Solta

Artur Rodrigues, um dos fundadores, vem ao longo das edições piorando as suas prestações na Liga Tahiti (3º, 5º e 11º). O campeonato menos usual do FC Porto é a justificação para o mau campeonato de Diabos à Solta, a arma Hulk foi irregular, a aposta em Saviola na segunda volta também não foi a melhor. A última época certamente serviu de aprendizagem. Para quando um grito de revolta?

Pontos - 1017
Média de Pontos - 37.6
Melhor Pontuação - 55 Pontos
Pior Pontuação - 14 Pontos
Melhor Posição - 5º Lugar
Pior Posição - 13º Lugar
Melhor da Jornada - Nenhuma vez
Pior da Jornada - Nenhuma vez
FX Cup Ganhas - Nenhuma vez
Distância para o Líder - 216 Pontos
Vencedor Mensal - Nenhuma vez
Taça Tahiti - Fase de Grupos

Rankings 2009/2010 - 12º CORAL SC


12 ANGRY MEN. 1957. SIDNEY LUMET

Mister Fábio Ferreira.
Coral SC

Ninguém diria que o histórico Coral SC comandado por Fábio Ferreira, um dos mais experientes treinadores tahitianos acabasse em antepenúltimo lugar. A defesa portista vacilou durante a época, e os restantes defesas, maioritariamente do Marítimo, não foram opções à altura para uma liga longa e exigente. Perdeu a supertaça para Apito Queimado, mas salvou a época com a vitória na Taça Tahiti. E lá vão duas taças para as Tílias.

Pontos - 999
Média de Pontos - 37
Melhor Pontuação - 62 Pontos
Pior Pontuação - 9 Pontos
Melhor Posição - 9º Lugar
Pior Posição - 13º Lugar
Melhor da Jornada - 3 vezes
Pior da Jornada - 1 vez
FX Cup Ganhas - 4 vezes
Distância para o Líder - 234 Pontos
Vencedor Mensal - Nenhuma vez
Supertaça José Ramalho - Finalista Vencido
Taça Tahiti - VENCEDOR
Liga Portugal BLP - 35º em 36 concorrentes

sábado, agosto 28, 2010

Rankings 2009/2010 - 13º ESTAFETAS

A CLOCKWORK ORANGE. 1971. STANLEY KUBRICK

Mister Vitor Freitas.
Estafetas

No ínicio da época havia a curiosidade de saber o que Vitor Freitas poderia fazer, visto que na sua época de estreia acabou no meio da tabela, mesmo com algum desleixo em diversas jornadas. Na última temporada andou de novo pelo 6º lugar, mas a distracção levou-o a ter uma queda arrepiante para os lugares da linha de água. Apesar de algumas boas pontuações (por duas vezes atingiu os 72 pontos), nunca foi um treinador constante, o que nos leva a afirmar que há uma perca de gás nas segundas voltas do campeonato. Pelo meio foi considerado o melhor "Freitas do Universo". Siga.

Pontos - 954
Média de Pontos - 35.3
Melhor Pontuação - 72 Pontos
Pior Pontuação - 6 Pontos
Melhor Posição - 6º Lugar
Pior Posição - 13º Lugar
Melhor da Jornada - 2 vezes
Pior da Jornada - 4 vezes
LX Cup Ganhas - 2 vezes
Distância para o Líder - 279 Pontos
Vencedor Mensal - Nenhuma vez
Taça Tahiti - Fase de Grupos
VENCEDOR TROFÉU SIGA FREITAS

Liga Europa - Sorteio

Dificilmente FC Porto e Sporting podiam ter desejado um melhor sorteio para a fase de grupos da Liga Europa. Ontem, no Mónaco, e tal como na véspera para a Champions, as equipas portuguesas foram bafejadas pela sorte - e protegidas pelo estatuto de cabeças de série -, calhando em grupos onde, se estiverem ao seu nível, não terão problemas em assegurar a passagem à fase a eliminar. Isto em termos teóricos, pois a prática por vezes encarrega-se de colocar as coisas no seu lugar - mas, a presença nos 16 avos é o mínimo exigível a dragões e leões. O Sporting foi colocado no grupo C e o Porto no grupo L. A fase de grupos inicia-se a 16 de Setembro e termina a 16 de Dezembro. Apuram-se os dois primeiros classificados de cada uma das 12 "poules", mais as oito equipas provenientes da Liga dos Campeões que fecharem em terceiro nos respectivos grupos.

Grupo C
Sporting (Portugal)
Lille (França)
Levski Sofia (Bulgária)
Gent (Bélgica)

Grupo L
FC Porto (Portugal)
Besiktas (Turquia)
CSKA Sofia (Bulgária)
Rapid Viena (Áustria)

sexta-feira, agosto 27, 2010

Rankings 2009/2010 - 14º GANITA FC

A FLEW OVER THE CUCKO'S NEST. 1975. MILOS FORMAN

Mister Duarte Espírito Santo.
Ganita FC

Época complicada para o treinador de Santo António que terminou pela segunda vez em 3 anos como lanterna vermelha da Liga Tahiti. Opções duvidosas foram o maior obstáculo à tentativa de fuga ao último lugar, enquanto os restantes treinadores contavam com Cardozo ou Falcao como referência máxima na frente, Duarte Espírito Santo contava com Chidi. Temporada penosa, uma vez mais a olhar para cima..

Pontos - 929
Média de Pontos - 34.4
Melhor Pontuação - 50 Pontos
Pior Pontuação - 12 Pontos
Melhor Posição - 12º Lugar
Pior Posição - 14º Lugar
Melhor da Jornada - 3 vezes
Pior da Jornada - 7 vezes
FX Cup Ganhas - 3 vezes
Distância para o Líder - 304 Pontos
Vencedor Mensal - Nenhuma vez
Taça Tahiti - Quartos de Final

Liga dos Campeões - Sorteio

Realizou-se ontem o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, com as duas equipas portuguesas a conhecerem os adversários na principal competição europeia. O Benfica, campeão em título, vai disputar o apuramento para os oitavos de final com o Lyon, Shalke e Hapoel. Por sua vez, o Sp. Braga, após conseguir um apuramento histórico, vai defrontar o Arsenal, Shaktar e o Partizan. O sorteio podia ter sido bem pior para ambas as equipas. E havia pouca margem de manobra para ser melhor, pelo menos desportivamente falando. A equipa da Luz livrou-se dos colossos mais complicados, ficando com o Lyon, um adversário forte (semifinalista na época passada), mas bem menos assustador do que rivais como Barcelona, Inter e Manchester United, por exemplo. Já o Sporting de Braga tem, na teoria, vida mais difícil do que os "encarnados", mas enfrentar Arsenal, Shaktar Donetsk e Partizan de Belgrado não é o pior dos cenários para os minhotos. Assim sendo, Benfica e Braga têm legítimas aspirações em avançar para a fase seguinte da Champions, restando desejar sorte às duas equipas para que consigam representar o país da melhor forma possível.

Liga Europa - FC Porto

FC Porto 4 - 2 Genk

O Porto venceu ontem à noite o Genk, da Bélgica, por 4-2 e confirmou a passagem à fase de grupos da Liga Europa. Depois de uma vitória por 3-0 na primeira mão, a equipa de André Villas-Boas começou a perder com o golo belga a surgir no minuto 23', por Vossen. Rapidamente os portistas empataram o jogo, por intermédio do brasileiro Hulk, aos 36', isto depois de o próprio ter falhado uma grande penalidade aos 24'. Já na segunda parte, Fernando confirmou a cambalhota no marcador, com o golo a surgir no minuto 53'. O Genk, líder do campeonato belga, voltou a marcar por intermédio de Vossen à passagem do minuto 56'. Três minutos depois, o Porto estava novamente na frente, depois de Hulk marcar, de penálti, aos 59'. O avançado brasileiro voltaria a marcar aos 64', confirmando assim a superioridade azul e branca. O Genk demonstrou não ter o mesmo 'andamento' europeu dos portistas e isso ficou espelhado nos dois desafios.

Liga Europa - Sporting

Brondby 0 - 3 Sporting

O Sporting foi até à Dinamarca bater o Brondby por 3-0 e assim garantir passagem à fase de grupos da Liga Europa. Foi um triunfo épico do pragmatismo que fez o Sporting resgatar o favoritismo académico com que partira para a eliminatória de acesso à fase de grupos da competição com o Brondby, desvirtuado no jogo de Alvalade com a tão cínica, como potencialmente comprometedora vitória dos dinamarqueses. Foi com a consistência defensiva sem falhas que faltou na primeira mão e a eficácia na concretização que tem faltado nos últimos jogos, que os leões fizeram história ao reverter em apuramento uma eliminatória desfavorável desde a derrota em casa. Foi, em suma, com muita cabeça fria para resgatar a sorte do triunfo que os leões conquistaram de pleno direito um lugar na fase de grupos da Liga Europa. Os tentos sportinguistas foram apontados por Evaldo (45'+1'), Nuno André Coelho (75') e Yannick Djaló (90'+1').

Liga Europa - Marítimo

Marítimo 1 - 2 Bate Borisov

O Marítimo foi eliminado da Liga Europa. A equipa madeirense não foi sequer capaz de entrar na discussão da eliminatória, isto depois de já ter perdido na Bielorrússia por 3-0. A equipa maritimista ficou aquém do esperado. Não marcou quando teve oportunidade, jogou pouco, sem imaginação nem ritmo e, no segundo tempo não houve melhorias, mesmo depois das alterações promovidas por Van der Gaag. O Bate Borisov mostrou maior simplicidade de processos no ataque à baliza e foi mais eficaz. O golo verde-rubro foi marcado por Kanu aos 90'+1', enquanto que os golos bielorrussos foram marcados por Pavlov aos 53' e Maksim Savysh aos 90'+4'.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Liga Zon Sagres - Jornada 3

A jornada 3 da Liga Zon Sagres arranca sábado, com o moralizado Nacional a receber o V. Guimarães e com o Benfica x V. Setúbal, jogo em que os encarnados procuram somar os primeiros pontos da época frente a uns sadinos que têm-se apresentado muito organizados. No domingo os principais destaques vão para os jogos entre o 'europeu' Sp. Braga e o Marítimo e entre o Rio Ave e FC Porto. O Braga, fortemente moralizado após a passagem para a fase de grupos da Champions, enfrenta um Marítimo que ainda não pontuou na Liga e certamente procurará fazer uma surpresa em terras minhotas. Já o líder FC Porto desloca-se a Vila do Conde para um jogo tradicionalmente difícil, frente a um Rio Ave bem estruturado por Carlos Brito. A jornada encerra segunda-feira, com o encontro Naval x Sporting, jogo em que os leões são praticamente obrigados a vencer, depois de já terem perdido pontos fora de casa na jornada inaugural da Liga e numa fase em que o futebol apresentado pela equipa ainda não convenceu os adeptos leoninos.

Liga dos Campeões - Sp. Braga

Sevilha FC 3 - 4 Sp. Braga (Agg. 3 - 5)

Num jogo memorável e que irá ficar para sempre na história do clube, o Sp. Braga superou o Sevilha, em pleno Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, e fará companhia ao Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de afastar o Celtic, na terceira pré-eliminatória, a equipa portuguesa soube aproveitar a necessidade espanhola de marcar para seguir em frente. Com base numa defesa sólida, pese embora os três golos sofridos, a equipa de Domingos Paciência, principalmente em contra-ataques rápidos, conquistou um resultado brilhante, confirmando que o segundo lugar obtido no campeonato transacto não foi um acaso e, sobretudo, confirmou também que a estrutura bracarense é uma das melhores do país. Lima foi o grande herói minhoto, ao marcar um hattrick em apenas 33 minutos, isto depois de sair do banco aos 55' para substituir Luís Aguiar. Os golos arsenalistas foram marcados por Matheus aos 32', Lima aos 58', 85' e 90'; Luís Fabiano aos 60', Jesús Navas aos 84' e Kanouté aos 90'+1', apontaram os tentos da equipa espanhola.

terça-feira, agosto 24, 2010

Jornada 2

V. Guimarães 0 - 0 Rio Ave

Vimaranenses e vilacondenses fecharam a 2ª jornada da Liga Zon Sagres numa partida muito pobre e com poucos momentos de interesse. O V. Guimarães não limpou a imagem deixada na jornada inaugural em Olhão, o Rio Ave foi mais controlador e acutilante. Nulo merecido e óbvio para duas equipas que continuam sem marcar. A equipa de Manuel Machado não conseguiu ligar os sectores e poucas vezes chegou à baliza contrária. O Rio Ave, em ataque rápido, somou as melhores ocasiões para alterar o marcador. Ambas as equipas ficaram com um ponto e continuam sem vencer na Liga.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Jornada 2

FC Porto 3 - 0 Beira-Mar

O Porto confirmou o seu favoritismo ao conseguir uma fácil vitória sobre o Beira-Mar, por 3-0. Os dragões, especialmente na segunda parte, dominaram por completo e até poderiam ter apontado mais golos. Falcão foi o homem em destaque no jogo, tendo bisado na primeira partida do campeonato no Estádio do Dragão. Os golos surgiram no minuto 26' por Falcão, 45'+1' por Belluschi e, já na segunda parte, Falcão voltou a marcar aos 81' após excelente assistência do madeirense Rúben Micael. Com este resultado, o FC Porto junta-se ao Nacional no topo da classificação da Liga Zon Sagres.

Jornada 2

U. Leiria 0 - 0 P. Ferreira

Empate certo entre duas equipas que não conseguiram concretizar algumas oportunidades criadas. O resultado é pior para a equipa da casa, que soma o segundo empate na Liga, enquanto os pacenses saem mais satisfeitos com o ponto conquistado, somando agora 4 no campeonato.

Jornada 2

Sporting 1 - 0 Marítimo

Um golo de penálti de Matías Fernandéz a dois minutos do fim do encontro interrompeu ontem o sufoco do Sporting, quando já se desenhava um terceiro jogo consecutivo, numa semana, sem conseguir vencer e sem conseguir marcar. O resultado acaba por ser justo, visto que o Sporting foi sempre a equipa que mais procurou o golo, embora o Marítimo, no contra-ataque, podia ter resolvido o jogo. Faltou, novamente, melhor clarividência na hora do remate. Os insulares continuam sem somar pontos e o reinado de Mitchell van der Gaag já teve melhores dias. Tendo em conta que na próxima jornada o Marítimo descola-se à casa do vice-campeão Sp. Braga, o futuro verde-rubro não se adivinha risonho. Quanto ao Sporting, embora não tenha feito um jogo deslumbrante, ficaram patentes melhorias, especialmente ao nível psicológico e de concentração, que por fim acabaram por resultar na obtenção dos primeiros três pontos no campeonato.

Jornada 2

Portimonense 0 - 1 Naval

Vitória sofrida e feliz da Naval. Os homens da Figueira da Foz foram melhores na primeira parte, marcando um golo (Gòdemeche aos 44' minutos) e tendo uma outra ocasião clara (remate de Gòdemeche à barra), mas, após o descanso, o Portimonense foi melhor e só por manifesta infelicidade não conseguiu o empate, em particular após a expulsão de Carlitos, quando a pressão dos algarvios se acentuou. Na mesma jogada a bola bateu duas vezes na barra, na melhor ocasião dos comandados de Litos. Prossegue a "maldição" do Estádio Algarve, recinto em que o Portimonense, em 9 jogos aqui disputados a contar para campeonatos profissionais, nunca ganhou, somando 3 empates e 6 derrotas. Com este resultado, a Naval somou os primeiros três pontos no campeonato, enquanto os algarvios continuam sem pontos no regresso ao escalão máximo do futebol português.

domingo, agosto 22, 2010

LX Cup - Classificação 2009/10

1º Estreitos Unidos - 9 Vitórias (Jornadas 2, 5, 9, 11, 13, 16, 24, 25, 27)
2º Apito Queimado - 5 Vitórias (Jornadas 3, 17, 22, 23, 26)
3º Jack Daniel's - 4 Vitórias (Jornadas 6, 14, 19, 20)
4º Clube Desportivo 48 - 3 Vitórias (Jornadas 7, 8, 18)
5º Club Sport Monte - 2 Vitórias (Jornadas 1, 12)
6º Diabos à Solta - 2 Vitórias (Jornadas 10, 21)
7º Estafetas - 2 Vitórias (Jornadas 4, 15)

Historial:
2007/2008 - Apito Queimado - 13 Vitórias
2008/2009 - Apito Queimado - 7 Vitórias
2009/2010 - Estreitos Unidos - 9 Vitórias
Obs: A edição 2009/10 foi a última do Troféu LX Cup.

FX Cup - Classificação 2009/10

1º Madeira Livre FC - 10 Vitórias (Jornadas 1, 2, 8, 9, 11, 13, 16, 18, 20, 25)
2º Los Mariachis.pt - 4 Vitórias (Jornadas 12, 17, 19, 24)
3º Coral SC - 4 Vitórias (Jornadas 4, 10, 14, 26)
4º CF Os Tinterra - 3 Vitórias (Jornadas 5, 22, 27)
5º Ganita FC - 3 Vitórias (Jornadas 6, 15, 23)
6º Carvalheiro FC - 2 Vitórias (Jornadas 3, 21)
7º Redheart's Corner - 1 Vitória (Jornada 7)

Historial:
2007/2008 - Jack Daniel's - 12 Vitórias
2008/2009 - Ganita FC - 15 Vitórias
2009/2010 - Madeira Livre FC - 10 Vitórias
Obs: A edição 2009/10 foi a última do Troféu FX Cup.

Jornada 2

Nacional 2 - 1 Benfica

O Nacional venceu, ontem à noite, o Benfica por 2-1, no Estádio da Madeira, somando assim a segunda vitória no campeonato. Por outro lado, a equipa encarnada tem o pior início de Liga desde 1952, quando também saiu derrotada nas duas primeiras jornadas do campeonato. O Benfica foi ontem um simulacro da formação que conquistou o título na época passada. O guarda-redes Roberto, contratado para garantir pontos, segundo Jorge Jesus, falhou redondamente frente ao Nacional, especialmente no segundo golo, e, para já, o que está a fazer é ajudar os adversários. O primeiro golo do encontro surgiu ao minuto 50, com Luís Alberto a antecipar-se à estática defesa encarnada, após livre de Skolnik. Orlando Sá aumentou a vantagem nacionalista, aos 67', após erro monumental de Roberto. Carlos Martins, já nos minutos finais da partida (90'+4'), reduziu para os encarnados após um bom remate de fora da área, fixando o resultado final. O Benfica já leva 6 pontos de desvantagem para o líder isolado Nacional.

Jornada 2

V. Setúbal 0 - 0 Sp. Braga

O Sp. Braga empatou na visita ao V. Setúbal. Num encontro nem sempre muito bem jogado, a equipa de Domingos Paciência, que operou algumas alterações já a pensar no jogo de terça feira em Sevilha, criou os melhores lances para mexer no marcador, mas sem nunca conseguir bater o guardião Diego. Com este empate, tanto sadinos como arsenalistas, somam 4 pontos e juntam-se à Académica no topo da Liga Zon Sagres.

sábado, agosto 21, 2010

Jornada 2

Académica 1 - 1 Olhanense

No pontapé de saída da 2ª jornada da Liga Zon Sagres, Académica e Olhanense empataram (1-1) no Estádio Cidade de Coimbra. Diogo Gomes abriu o marcador aos 90'+1' e, dois minutos depois, Yontcha igualou na conversação de uma grande penalidade a castigar mão na bola de Éder na área da Briosa. Num jogo equilibrado e jogado a bom ritmo, a Académica entrou melhor e dispôs das melhores ocasiões de golo. Na segunda parte o Olhanense melhorou e dominou o rumo dos acontecimentos, com os golos a aparecem num final emocionante. Com este resultado a equipa de Jorge Costa salta, à condição, para a liderança do campeonato com 4 pontos, enquanto o Olhanense soma 2 pontos.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Liga Zon Sagres - Jornada 2


A 2ª Jornada da Liga Zon Sagres arranca hoje, com a Académica a receber o Olhanense às 20h15. Os destaques da jornada vão para os jogos Nacional x Benfica e Sporting x Marítimo, com as equipas insulares a defrontarem dois candidatos ao título. Quanto ao Braga, desloca-se a Setúbal, para defrontar a equipa sadina, jogo que não se adivinha fácil para os vice-campeões nacionais. O Porto, outro dos candidatos à vitória na Liga, recebe o recém-promovido Beira-Mar, na estreia oficial no Estádio do Dragão. A jornada encerra segunda-feira, com o V. Guimarães a receber o Rio Ave, com ambas as equipas a tentarem obter a primeira vitória da temporada.

Liga Europa - Sporting

Sporting 0 - 2 Brondby

O Sporting está em apuros na cena europeia, com a passagem à fase de grupos da Liga Europa seriamente comprometida. Depois da inesperada derrota caseira diante do Brondby, a equipa leonina terá uma missão hercúlea na Dinamarca, na segunda mão dos playoff. Os golos forasteiros foram marcados por Kristiansen aos 43 minutos e Jallow aos 52', dando assim vantagem importantíssima à equipa dinamarquesa.

Liga Europa - FC Porto

Genk 0 - 3 FC Porto

Está quebrada a malapata belga. O Porto bateu o Genk por 3-0 e praticamente arrumou a questão do apuramento para a fase de grupos da Liga Europa. Os golos foram apontados por Falcão aos 29' na transformação de uma grande penalidade, Souza aos 82' (grande golo) e Belluschi aos 90'. Com este resultado o FC Porto enfrenta a segunda mão de forma bem mais tranquila.

Liga Europa - Marítimo

Bate Borisov 3 - 0 Marítimo

O Marítimo perdeu ontem por 3-0 com os bielorrussos do Bate Borisov, na primeira mão dos playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, colocando em perigo o apuramento. Após uma boa primeira parte, os verde-rubros sucumbiram no segundo tempo, perante os golos de Olekhnovic, aos 56 minutos, Bressan aos 60' e Pavlov aos 70'. Com este resultado, os maritimistas colocaram-se em grandes dificuldades para a segunda mão, que se joga dentro de uma semana, na Madeira.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Liga dos Campeões - Sp. Braga


Sp. Braga 1 - 0 Sevilha FC

O Sp. Braga deu um passo importante rumo à inédita presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os bracarenses bateram o Sevilha por 1-0 na 1ª mão do playoff, com Matheus a fazer o golo do triunfo aos 62'. Depois de uma primeira parte mais comedida, os vice-campeões nacionais realizaram um segundo tempo de grande nível e dominaram o cotado rival espanhol.

terça-feira, agosto 17, 2010

Jornada 1

Olhanense 0 - 0 V. Guimarães

No último encontro da jornada inaugural da Liga Zon Sagres, Olhanense e V. Guimarães empataram sem golos no Estádio José Arcanjo, em Olhão. A equipa algarvia dominou quase toda a partida, praticou melhor futebol e criou as melhores oportunidades para marcar. Estranhamente os vimaranenses jogaram sempre na expectativa e apenas por duas vezes conseguiram chegar com algum perigo à baliza de Moretto. Assim sendo, o resultado final penaliza claramente a equipa da casa, enquanto que o Guimarães sai do Algarve com um nulo bem positivo, tendo em conta o fraco futebol que apresentou.

segunda-feira, agosto 16, 2010

Jornada 1

Benfica 1 - 2 Académica

O campeão Benfica foi vergado a uma derrota na Luz, frente à Académica, por 2-1. Depois de uma primeira parte em que a briosa saiu para o intervalo a vencer, após o tento de Miguel Fidalgo (26'), os pupilos de Jorge Jesus conseguiram o empate, por Jara (62'), numa fase em que os visitantes estavam reduzidos a 10 elementos (Addy foi expulso por acumulação de amarelos no minuto 50'). Contudo, ao cair do pano, um golo épico de Laionel despejou um balde de água fria na casa dos encarnados. O campeão nacional entra mal no campeonato e, mais do que um mau resultado, fica para análise a dificuldade sentida pela equipa para dominar o adversário. A vitória alcançada premeia a capacidade de sacrifício da Académica, que mesmo com 10 unidades e perante um adversário com tamanha diferença de valores individuais, conseguiu fazer das fraquezas forças e ganhar o jogo.

Jornada 1

Beira-Mar 0 - 0 U. Leiria

O Beira-Mar recebeu, ontem, o U. Leiria e não foi além do empate sem golos, no regresso ao escalão máximo do futebol português. Na primeira metade da partida nenhuma das equipas criou ocasiões de golo, já na segunda parte o jogou melhorou. A equipa da casa mostrou-se empenhada em procurar a vitória, mas nunca encontrou a fórmula para dar a volta a um adversário com maior rodagem nos palcos principais do futebol português. Leandro Tatu foi dos mais inconformados da equipa aveirense, tendo mesmo introduzindo a bola na baliza da equipa de Leiria, mas a jogada já tinha sido interrompida por o avançado estar em posição irregular. O empate acaba por castigar a falta de eficácia de ambas as equipas.

Jornada 1

Rio Ave 0 - 1 Nacional

O Nacional entrou a ganhar na Liga 2010/11, com um triunfo arrancado a ferros em Vila do Conde, sobre o Rio Ave, por 1-0. O único golo do encontro surgiu ao minuto 68', por intermédio do defesa Felipe Lopes, num lance muito confuso, na sequência de um pontapé de canto. Boa estreia do Nacional, embora a exibição não tenha sido de grande nível.

domingo, agosto 15, 2010

Jornada 1

P. Ferreira 1 - 0 Sporting

O Sporting saiu de Paços de Ferreira vergado a uma derrota amarga, por 1-0, no arranque da Liga Zon Sagres. O carrasco dos leões foi o avançado luso-venezuelano Mario Rondon (ex-Pontassolense), que sentenciou a contenda ao minuto 59', após cruzamento bem medido de Manuel José. Os castores conseguem assim um início bem positivo para a temporada 2010/11. Ao invés, o Sporting já parte em desvantagem na luta pelo título.

Jornada 1

Naval 0 - 1 FC Porto

O Porto, apesar da sofrida vitória diante da Naval, por 1-0, no Estádio Bento Pessoa, entrou com o pé direito na nova época. A primeira parte dos dragões foi cinzenta, com uma subida de rendimento nos 45 minutos finais. Hulk, aos 83 minutos, na transformação de uma grande penalidade (a castigar mão na bola de Jonathas), garantiu o triunfo da equipa treinada por André Villas-Boas.

Jornada 1 - Repórter Tahiti TV - XVII - Barreiros

CS Marítimo 0 - 1 V. Setúbal

O Marítimo entrou com o pé esquerdo na Liga Zon Sagres 2010/11. E não foi só o resultado a ser negativo. A exibição verde rubra foi péssima, sem dinamismo ofensivo e com muita passividade defensiva. A equipa de Mitchell van der Gaag até entrou bem no jogo, realizando uns bons 20 minutos iniciais, onde encostou os sadinos à sua área defensiva. Aí notou-se uma das principais fragilidades da equipa.. um bom finalizador. Baba e Adilson desperdiçaram várias oportunidades flagrantes de golo (ficam saudades de Kléber) e o suplente Fidélis também não mostrou capacidades finalizadoras. A partir dos 20 minutos, o Marítimo "desapareceu", com os verde rubros paulatinamente a perderem dinâmica no seu futebol e permitindo que os sadinos se organizassem melhor defensivamente e não permitissem os espaços que haviam concedido nos primeiros minutos da partida. O Marítimo era quem dominava, mas sentia imensas dificuldades para lograr chegar ao golo, mercê também de um meio campo sem ideias e com pouca clarividência. O pior estava para acontecer.. Já na segunda parte, Jaílson, recém-entrado na partida, marcou o golo que valeu os três pontos à equipa de Setúbal (aos 60 minutos), após grande passividade da defensiva maritimista. O golo perturbou, ainda mais, os jogadores do Marítimo e nem as alterações efectuadas pelo Mitchell tiveram o condão de "acordar" o jogo verde rubro, que no fim, ainda tentaram reagir com um futebol mais directo, feito mais em esforço e com o coração, logo com pouca clareza de processos. Muitos são os pormenores a corrigir por parte do técnico verde rubro, numa altura em que o Marítimo vai entrar num ciclo terrível.

sábado, agosto 14, 2010

Jornada 1

Sp. Braga 3 - 1 Portimonense

O Sp. Braga entrou com o pé direito na Liga Zon Sagres 2010/11. Com golos de Matheus, aos 28 minutos, Paulo César aos 45' e Leandro Salino aos 83', a equipa minhota confirmou o seu favoritismo e venceu o Portimonense por 3-1, no Estádio Axa. Elias, aos 58', marcou o tento de honra da formação algarvia.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Sport Lisboa e Benfica

Há um ano, Jesus prometeu a conquista da Liga. Cumpriu. Apesar da pressão que se abateu em cima dos jogadores, reagiram bem e levaram o técnico a não faltar à palavra. Ora, este ano o Benfica tem ainda melhores condições para revalidar o título, caso consiga segurar as suas principais estrelas (até final de Agosto muita coisa pode acontecer). Para já, a venda de Di María fez chegar Gaitán ao "onze", único jogador que necessita de entrar no programa de aprendizagem, pois todos os outros conhecem de olhos fechados as ideias do treinador. Por outro lado, a saída do "queniano" Ramires ainda não foi colmatada, abrindo assim uma brecha no meio campo encarnado (provavelmente será colmatada com soluções internas, como Carlos Martins ou Rúben Amorim, que já demonstraram ser opções válidas no plantel). O Benfica, dos candidatos ao título (onde não entra o Braga), é o único que parte de uma base sólida. Os outros estão (quase) a começar do zero. Existe, no entanto, uma nuvem a pairar sobre a equipa: a solidez do guarda-redes Roberto. Nos jogos da pré-temporada não mostrou que houvesse um ganho em relação a Quim. Bem pelo contrário. Há um ano o sector mais recuado foi um dos pilares do sucesso. Mas se o espanhol não ajuda a segurar a estrutura, esta arrisca-se a abrir brechas. Por mais golos que se façam na baliza contrária, haverá desafios em que não os sofrer fará toda a diferença, como se viu em 2009/10. Será Jesus capaz de levar o Benfica ao bis no campeonato?


Orçamento: 40 M. €
Treinador: Jorge Jesus
Plantel:
G - Roberto
G - Moreira
G - Júlio César
G - Oblak
D - Maximiliano ("Maxi") Pereira
D - Luís Filipe
D - Anderson Luís ("Luisão")
D - David Luiz
D - Sidnei
D - Fábio Faria
D - Roderick
D - Fábio Coentrão
D - César Peixoto
M - Javier ("Javi") García
M - Airton
M - Ruben Amorim
M - Carlos Martins
M - Pablo Aimar
M - Felipe Menezes
A - Gaitán
A - Weldon
A - Nuno Ribeiro ("Gomes")
A - Saviola
A - Pedro Torres ("Mantorras")
A - Oscar Cardozo
A - Alan Kardec
A - Jara

Sporting Clube de Braga

Todos em Braga, dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos, desejam que esta temporada seja o prolongamento da anterior, com luta efectiva pelo título de campeão. Só que as condições internas e externas mudaram muito. A junção de factores que permite uma surpresa com a de 2009/10 acontece esporadicamente, não em anos consecutivos. Para que o Braga continuasse a "surfar a onda" do pódio, teria de contar com um ou dois dos "três grandes" em mau momento. Ora o que parece é que eles estão todos mais forte, enquanto os arsenalistas, sem Eduardo, sem Evaldo e sem Hugo Viana estão mais fracos. Não há que escondê-lo porque é uma realidade. O discurso poderá continuar ambicioso, mas em campo será improvável que a equipa repita os 71 pontos. Aliás, se ultrapassar os 60 já fará um campeonato extraordinário, porque será o segundo melhor registo da sua história. A SAD encaixou bom dinheiro com Eduardo e Evaldo, mas a acção que desenvolveu no mercado foi "amadora" (como nos casos dos guarda-redes) e sem qualquer contratação que pudesse dotar a equipa de mais-valias evidentes (Echiejile, Salino, Hélder Barbosa e Lima são apenas interessantes). Domingos Paciência tem nas suas mãos uma missão de risco, porque se as apostas não correrem bem, a classificação no campeonato poderá ficar aquém das expectivas.


Orçamento: 9 M. €
Treinador: Domingos Paciência
Plantel:
G - Joaquim ("Quim") Gonçalves
G - Marcos
G - Diego
G - Artur
G - Felipe
D - Miguel Garcia
D - George Lucas
D - Rodríguez
D - Moisés
D - Paulo Júnior ("Paulão")
D - Leonardo ("Léo") Fortunato
D - Eduardo Neto
D - Silvio
D - Elderson Echiejile
M - Vanderson Almeida ("Vandinho")
M - Andrés Madrid
M - Guilherme
M - Leandro Salino
M - Luis Aguiar
A - Lima
A - Hélder Barbosa
A - José Costa ("Mossoró)
A - Alan
A - Matheus
A - Paulo César
A - Meyong
A - Luís Fernandes ("Pizzi")
A - Keita

Futebol Clube do Porto

Os resultados que André Villas-Boas obteve com a Académica justificam a aposta do FC Porto? De forma clara: não. No entanto, a equipa de Coimbra destacava-se pela forma como jogava, pelo facto de ter ideias bem claras em relação ao que queria de uma partida. E talvez tenha sido essa a diferença que os dragões valorizaram, ao ponto de contratar um ex-adjunto de José Mourinho. Trocaram um dos treinadores mais experientes do futebol português (Jesualdo Ferreira), por um dos mais verdes. Provavelmente acreditam estar ali uma "pepita" ao nível da que encontraram no final de 2001. Não é fácil prever o que poderá valer o FC Porto na época que vai começar. Após a venda de Bruno Alves, ficou claro que o sector defensivo decresceu em qualidade e segurança. Será Maicon (ou Sereno) capaz de substituir o ex-capitão portista? Dificilmente, porque nenhum deles vale os 5 golos por época de Alves. Contará Villas-Boas com Raul Meireles? Até 31 de Agosto (data do fecho do mercado), a dúvida permanecerá. Ainda assim, a contratação de João Moutinho colmata a possível saída do internacional português, tornando o meio campo azul e branco no sector mais forte do grupo. Será Villas-Boas capaz de colocar a equipa da invicta no rumo do título, lutando no mano a mano com o Benfica? Muitas são as dúvidas sobre este "novo" FC Porto. Dúvidas, que só o desenrolar do campeonato poderá responder.


Orçamento: 40 M. €
Treinador: André Villas-Boas
Plantel:
G - Helton
G - António Pimparel ("Beto")
G - Kieszek
D - Sapunaru
D - Fucile
D - Miguel Lopes
D - Sereno
D - Maicon
D - Rolando
D - Alvaro Pereira
D - Emídio Rafael
M - Belluschi
M - Raul Meireles
M - Fernando
M - Fredy Guarín
M - João Moutinho
M - Ruben Micael
M - Souza
M - Castro
A - André Monteiro ("Ukra")
A - Silvestre Varela
A - Mariano González
A - Cristian Rodríguez
A - James Rodríguez
A - Givanildo Souza ("Hulk")
A - Falcão
A - Walter

Sporting Clube de Portugal

Apostar hoje para ganhar amanhã. É esta a nova política desportiva dos leões que deixaram para trás a ideia romântica de clube formador que tentará ganhar, mais à frente, com os seus "meninos". Quatro anos seguidos a vender esta como a única fórmula possível, face às dificuldades económicas (período no qual ganhou 4 troféus) e de repente, tudo colocado em causa, mudança radical de rumo e intervenção no mercado no sentido de dar mais experiência ao grupo. O treinador Paulo Sérgio chega a Alvalade neste momento de viragem. Não há qualquer motivo para, nesta altura, acreditar ser este o melhor caminho, mas também não existem dados que nos digam estar o clube leonino a cometer um grave erro. Dentro de uns meses os resultados começarão a ter outra dimensão e, então sim, ver-se-á se Bettencourt fez bem em entregar a nova estratégia nas mãos de Costinha. À partida, será fácil fazer melhor que na época passada (uma das piores na história do clube), mas os termos de comparação deverão reportar-se aos 4 anos de vice-campeão, porque era a normalidade. Lutar ombro a ombro com Benfica e FC Porto pelo título? Dificilmente.


Orçamento: 25 M. €

Treinador: Paulo Sérgio
Plantel:
G - Rui Patrício
G - Tiago
G - Vítor Golas
D - Abel
D - João Pereira
D - Anderson Polga
D - António ("Tonel") Sousa
D - Daniel Carriço
D - Torsiglieri
D - Nuno André Coelho
D - Evaldo
D - Grimi
M - André Martins
M - Pedro Mendes
M - André Santos
M - Nuno Ribeiro ("Maniche")
M - Izmailov
M - Matías Fernandez
M - Zapater
A - Vukcevic
A - Valdés
A - Hélder Postiga
A - Liedson
A - Yannick Djaló
A - Sinama-Pongolle
A - Carlos Saleiro
A - Diogo Salomão

Clube Sport Marítimo

Carlos Pereira, o presidente da SAD, foi "vencido" mas provavelmente não ficou convencido. Explicando: antes de terminar a época passada, avisou o treinador, Mitchell, que não contava com ele para 2010/11, mas confrontado com o apuramento para a Liga Europa, na última jornada, recuou na ideia inicial e renovou o contrato ao holandês. Mas a desconfiança, como se percebe, está lá, e pode condicionar a época, porque após qualquer resultado infeliz pode estalar o "chicote". Ora, nesse mar de incerteza dificilmente se consegue apresentar resultados. E o Marítimo "só" defronta Sporting, Sp. Braga e Benfica nas primeiras 6 jornadas! Apostar num futuro próspero de Van der Gaag à frente da equipa é acreditar que esta terá capacidade para acumular pontos nesta fase complicada. É certo que boa parte dos jogadores (a maioria, 17) transita de 2009/10, logo existe boa identificação com as ideias do treinador. Por outro lado, a pré-temporada mais exigente, porque foi feita com jogos da Liga Europa, deve permitir ao conjunto estar com andamento superior no arranque do campeonato. Mas se nada disto se confirmar, o que esteve para acontecer em Maio deve rebentar em Outubro.


Orçamento: 7,5 M. €
Treinador: Mitchell van der Gaag
Plantel:
G - Peçanha
G - Marcelo Boeck
G - Marafona
D - Nuno Sousa ("Briguel")
D - Ricardo Esteves
D - João Guilherme
D - Robson
D - Sapina
D - Fernando
D - Luís Olim
D - Alonso
D - Luciano Amaral
M - Roberto Sousa
M - Rafael Miranda
M - Waldecir Júnior ("Tchô")
M - André Vilas Boas
M - Dylan
M - Fábio Amaro ("Balú")
A - Danilo Dias
A - Adilson
A - Cherrad
A - Papa Diawara ("Baba")
A - Marco Lubel ("Marquinho")
A - Elias Rosa ("Kanu")
A - Djalma
A - Sami
A - Fidélis
A - Héldon Ramos

Vitória Sport Clube

Para uma equipa de ambição europeia.. um treinador que sabe como se faz o trabalho. Manuel Machado tem três qualificações para a Taça Uefa/Liga Europa no seu trajecto (duas com o Nacional, uma com o V. Guimarães) e regressa à "sua" cidade com objectivos ambiciosos, os quais também se relacionam com o orçamento do clube, o 6.º mais alto da Liga. Numa boa parte da pré-época percebeu-se a preocupação em encontrar alguém capaz de desempenhar o papel que era de Nuno Assis (saiu). Mas mesmo que essa figura não seja encontrada, Machado já tirou proveito de equipas sem a figura do "playmaker". Onde não facilita é no ataque: com ele veio Edgar, o melhor marcador do Nacional, para se juntar a William, ex-artilheiro do P. Ferreira e Maranhão (ex-Anapolina). O extremo João Ribeiro (ex-Académica) tentará ocupar o lugar do ainda lesionado Tiago Targino e da época passada transita apenas Douglas. Com inúmeras opções para o meio campo, torna-se difícil escolher, mas a defesa parece incapaz de estar ao nível dos restantes sectores. E por aí podem as ambições da equipa começar a resvalar.


Orçamento: 6 M. €
Treinador: Manuel Machado
Plantel:
G - Nilson
G - Sérgio Andrade ("Serginho")
G - Cláudio Ramos
D - Domingos Costa ("Alex")
D - Pereirinha
D - Valdomiro
D - Freire
D - João Teixeira ("Moreno")
D - Ricardo Silva
D - Bruno Teles
D - Anderson
M - Dinis
M - Flávio Meireles
M - João Alves
M - Custódio
M - Edson Sitta
M - Ostolaza
M - Rui Miguel
M - Faouzi
A - Tiago Targino
A - João Ribeiro
A - Douglas
A - Rogério Nunes ("Maranhão")
A - Edgar Silva
A - William