sexta-feira, setembro 30, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 7): Rio Ave em águas turvas


V. Setúbal 2 x 1 Rio Ave (João Silva 23', Hugo Leal 81'; Yazalde 21')
Ainda não foi desta que o Rio Ave deu um pontapé na crise e venceu nesta edição da Liga. Mas verdade seja dita, os vilacondenses mereciam melhor sorte na deslocação ao Bonfim, onde perderam com um Vitória de Setúbal extremamente eficaz nas poucas incursões que fez à baliza defendida por Paulo Santos. Os pupilos de Carlos Brito adiantaram-se no marcador à passagem do minuto 23, por Yazalde, mas 2 minutos volvidos os da casa restabeleceram a igualdade por intermédio do jovem João Silva, que tem estado em destaque neste arranque de temporada - 3.º golo no campeonato.

Hugo Leal (bem mais leve) apontou o golo da vitória sadina.
Na segunda parte, o domínio foi exercido pelos forasteiros, mas quem marcou foi o... Vitória. Os sadinos apenas remataram um par de vezes na etapa complementar, com um saldo de 50% de sucesso. O autor do golo triunfal foi Hugo Leal, aos 81', que havia entrado 21 minutos antes. Até ao fim só deu Rio Ave e Diego foi uma vez mais o salvador da pátria sadina, ao evitar que o adversário alcançasse o terceiro ponto na Liga 2011/12. Com este resultado o conjunto de Vila do Conde continua aflito na última posição da tabela classificativa, enquanto os comandados de Bruno Ribeiro seguem serenos no 7.º posto.

Taça Tahiti: Playoff - Matchday 1


PLAYOFF - Matchday 1 (Jornada 6)
Livramento Kings 38 x 38 Budjouras FC (Manuae)
Cana do Reforço B 20 x 40 Iraque Unita (Maupiti)
Lombos United 33 x 34 CD Quebra-Costas (Mehetia)
Santo António Spurs 36 x 41 Penteada United (Mo'orea)
Cabeças de Prego SAD 58 x 60 GramiLED (Motu)
Folgaram: Cuba Libre FC, VfL WolfsBruno, Requiem, Cavallino Rampante e Canhão Preto.







Próxima Jornada:
Matchday 2 (Jornada 7) - 30 Setembro a 3 Outubro
Cuba Libre FC x Livramento Kings (Manuae)
VfL WolfsBruno x Cana do Reforço B (Maupiti)
Requiem x Lombos United (Mehetia)
Cavallino Rampante x Santo António Spurs (Mo'orea)
Canhão Preto x Cabeças de Prego SAD (Motu)

Folgam: Budjouras FC, Iraque Unita, CD Quebra-Costas, Penteada United e GramiLED.

quinta-feira, setembro 29, 2011

Liga Europa (Fase de Grupos): Garra leonina vale três pontos


Sporting CP 2 x 1 SS Lazio (Wolfswinkel 21', Insúa 45'+1'; Klose 40')
Foi com muito sofrimento, mas com muita garra, que o Sporting bateu a Lazio no Estádio de Alvalade. Os leões jogaram mais de 40 minutos reduzidos a 10 elementos, depois de Insúa  - que esteve no melhor e no pior - ser expulso por acumulação de amarelos. Valeram os três pontos conquistados e consequente liderança isolada no Grupo D da Liga Europa.

A expulsão do argentino Insúa, que viu dois amarelos no espaço de 5 minutos - o primeiro em período de compensações da primeira parte, depois do monumental golo que apontou -, obrigou o Sporting a ajustar-se à situação de inferioridade numérica. Todavia, até esse momento, os leões mandaram no jogo, de forma mais evidente a partir do primeiro golo, de Wolfswinkel, aos 21 minutos, a desviar de calcanhar um cruzamento de Diego Capel. Mesmo até aí, coube ao Sporting assumir as despesas da partida, pressionando o seu adversário no meio-campo e criando alguns lances bem urdidos, que levaram perigo à área italiana. 

Leões sofrem para bater a Lazio em Alvalade.
Após o primeiro golo, o Sporting tomou, literalmente, conta do jogo, empolgado e reforçado em termos de confiança, além de embalado por um público fantástico - cerca de 36 mil espectadores -, que foi verdadeiramente o 12.º jogador. Ao mesmo tempo, a equipa de Roma acusou em demasia esse golo, perdeu consistência defensiva e fluidez nas saídas. Quando o alemão Miroslav Klose restabeleceu a igualdade, aos 40 minutos, num lance de bola parada, significou um duro e tremendamente injusto golpe para o Sporting. 

No entanto, a reacção da equipa leonina foi imediata e já nos descontos da primeira etapa, Insúa, num remate fulminante, fez o 2-1. A segunda parte ficou marcada pela expulsão prematura do argentino e a partir desse momento o Sporting mostrou um grande espírito de entreajuda e capacidade de sofrimento para segurar a vantagem, com sorte à mistura em algumas situações, mas com toda a justiça.

Grupo D:
FC Vaslui 2 x 2 FC Zurique (Wesley 62' p, Temwanjera 77'; Alphonse 32', Mehmedi 79')

Classificação (Grupo D):
Próxima Jornada (Grupo D) - 20 de Outubro:
FC Zurique x SS Lazio (20:05)
Sporting CP x FC Vaslui (20:05)
__________________________________________________________________________

SC Braga 1 x 2 Club Brugge (Hélder Barbosa 54'; Akpala 71'; Donk 90')
O Sporting de Braga perdeu, no início desta noite, com o Club Brugge, por 2-1, num jogo a contar para o Grupo H da Liga Europa. Os guerreiros minhotos ainda estiveram em vantagem, mas acabaram por sucumbir nos minutos finais da partida. Os portugueses estiveram melhor durante toda a primeira parte, construindo várias oportunidades claras de golo. Lima e Mossoró, já perto do intervalo, erraram o alvo de forma incrível, mas Alan e Hélder Barbosa também estiveram muito activos.

Bracarenses falham assalto à liderança do grupo, depois de uma penalizadora derrota.
No segundo tempo, o Sp. Braga continuou a dominar e chegou ao golo no minuto 54, com um cabeceamento vitorioso de Hélder Barbosa - sexto golo na temporada -, a culminar uma jogada bem construída pelo conjunto minhoto. Só que a formação orientada por Leonardo Jardim não conseguiu aguentar a vantagem. O Brugge empatou aos 71', num lance onde Akpala comete uma evidente falta sobre Paulo Vinicius. Já perto do final, numa altura onde o Braga apostou tudo no ataque - Carlão juntou-se a Nuno Gomes, Lima e Alan -, os belgas operaram a cambalhota no marcador, com um golo de Donk (90') após um livre marcado na direita. Derrota muito penalizadora para os bracarenses, visto que foram claramente superiores durante os 90 minutos.

Grupo H:
NK Maribor 1 x 2 Birmingham (Volas 29'; Burke 64', Elliot 79')

Classificação (Grupo H):
Próxima Jornada (Grupo H) - 20 de Outubro:
NK Maribor x SC Braga (18:00)
Club Brugge x Birmingham (18:00)

Liga Bora Bora (Jornada 6): Prego a fundo rumo à liderança


Cabeças de Prego arrancou a fundo e atingiu a posição mais almejada da tabela. Desde a primeira jornada que Lucas Teixeira estava em lugares que possibilitavam piscar o olho à liderança, tal como um leão está pronto a atacar a sua presa. Esta jornada foi bem positiva para os dois representantes da esplanada "O Vermelhinho", Lucas Teixeira atingiu a liderança devido aos seus 58 pontos, e João Gramilho foi o melhor da semana ao obter 60 pontos que o conduziram do 16.º ao 7.º lugar, já bem perto do grupo da subida.

Nos lugares de acesso à Liga Tahiti, Iraque Unita, Cavallino Rampante, Clube Desportivo 48 e Santo António Spurs não desarmam. Já a equipa de Octávio Oliveira, Requiem, estreia-se neste lote ao ocupar o lugar de Cana do Reforço B que foi o pior da jornada e desceu a pique da 5.ª para a 16.ª posição da tabela. Ao rubro!

No fim da tabela, destaque para Canhão Preto que voltou a apresentar-se em bom nível, não fosse a pontuação nula na ronda inaugural e o mítico Nélio Mendonça ocuparia lugares bem mais honrosos. A procissão ainda vai no adro...

Treinador do Mês de Setembro'11: 
1.º Lucas Teixeira (Cabeças de Prego SAD), 50 pontos
2.º Tiago Sardinha (Iraque Unita), 49.3 pontos
3.º João Fernandes (Cavallino Rampante), 48 pontos

Liga Tahiti (Jornada 6): Tahiti de salto alto


Pela primeira vez na história da Liga Tahiti há uma senhora na liderança da tabela, Filipa Correia com Redheart's Corner faz história. Aliás, podemos mesmo afirmar que o sexo feminino está em grande forma, visto a Turma da Mónica estar a apenas 2 pontos do topo. Para além das senhoras, João Freitas e o campeão Alexandre Correia estiveram em foco esta semana ao alcançarem a melhor pontuação (53 Pontos).

Destaque para o facto do arranque de competição estar a ser tremendamente equilibrado e as diferenças na classificação geral serem curtos. A distância entre a 1.ª classificada e a linha de água é de apenas 24 pontos, e mais interessante ainda é o facto do 7.º classificado, CD Rodoeste estar a apenas 5 pontos de Redheart's Corner. Este grupo de 7 classificados pode a qualquer momento assaltar o 1.º lugar.

No fundo, Cana do Reforço mostra dificuldades em recuperar pontos na fuga à posição de lanterna vermelha, enquanto Jack Daniel's foi o pior da jornada e atrasa-se cada vez mais na corrida à manutenção. Para completar as 4 posições de descida as equipas FC Estorilense e CM Nova Onda estão com legítimas aspirações a ultrapassar a linha vermelha já na próxima semana. Emocionante!

Treinador do Mês de Setembro'11:
1.º Filipa Correia (Redheart's Corner), 49,6 pontos
2.º João Freitas (Carvalheiro FC), 49,3 pontos
3.º Jorge Correia (Club Sport Monte), 49,3 pontos

quarta-feira, setembro 28, 2011

Liga dos Campeões (Grupo G): Dragões quebram no gelo


Zenit 3 x 1 FC Porto (Shirokov 20' e 63', Danny 72'; James Rodríguez 10')
Foram três e podiam ter sido muitos mais. O FC Porto perdeu nesta tarde com o Zenit, em São Petersburgo, e sofreu o primeiro revés nesta edição da Champions. Além de um melhor futebol, os russos contaram ainda com a ajuda de Fucile, expulso por idiotice em cima do intervalo.

O campeão nacional até entrou melhor no Estádio Petrovski, a assumir as despesas do jogo e a tentar chegar ao golo, que viria a surgir no minuto 10. Hulk, suspeito do costume, arrancou pela direita e assistiu o regressado James Rodríguez - que estava em posição, no mínimo, duvidosa - para inaugurar o marcador. Mas, o pior estava por vir, quando tudo parecia bem encaminhado para os portistas continuarem com a saga vitoriosa em solo russo. A partir do quarto de hora, o FC Porto começou a perder a luta no miolo do terreno e assim permitiu que o Zenit surgisse com mais e melhores oportunidades na área portista. Aos 20 minutos, os russos chegaram à igualdade através de Shirokov, fruto de uma maior pressão junto à baliza de Helton. 

Dragões não passam no teste russo.
Os dragões reagiram, colocaram o experiente Malafeev em sentido, mas a lesão de Kléber, aos 32', e a expulsão de Fucile, aos 45'+2', deitaram tudo a perder - o uruguaio, que sentiu muitas dificuldades para travar Danny, recebeu o segundo amarelo por cortar a bola com a mão, num lance onde poderia ter resolvido de forma bem mais simples. No segundo tempo, como esperado, o Zenit efectuou uma grande pressão à equipa portista e o resultado podia ter contornos de goleada, não fosse a fraca pontaria dos avançados russos - Kerzahakov enviou uma bola ao poste e, aos 59', viu Howard Webb anular-lhe um golo limpo. Contudo, a avalanche ofensiva do Zenit teve resultados práticos à passagem do minuto 62, com o bis de Shirokov, e do minuto 72, com Danny a facturar. A segunda parte foi de completo sofrimento para os dragões, que apenas pareciam esperar pelo apito final e assim acabar com o calvário em que se transformara o encontro.

Nas restantes partidas da noite europeia, destaque para o empate do APOEL  - que é líder do Grupo G - na Ucrânia frente ao Shakhtar. O próximo adversário dos azuis e brancos ainda esteve em vantagem (Trickovski 61'), prontamente anulada pelo brasileiro Jadson (64'). Resultado surpreendente e que lança um aviso aos dragões. De salientar ainda o empate no Mestalla, entre Valencia e Chelsea (1-1), e a vitória por 5-0 do Barcelona em casa do Bate Borisov - Messi bisou e igualou o húngaro Ladislao Kubala, figura mítica em Camp Nou, como o segundo melhor marcador da história blaugrana, com 194 golos.

Outros Resultados:
Grupo G - Shakhtar Donetsk 1 x 1 APOEL (Jadson 64'; Trickovski 61')
Grupo E - Valencia 1 x 1 Chelsea (Soldado 87' p; Lampard 56')
Grupo E - Bayer Leverkusen 2 x 0 Genk (Bender 30'; Ballack 90'+1')
Grupo F - Arsenal 2 x 1 Olympiacos (Chamberlain 8', André Santos 20'; Fuster 27')
Grupo F - Marselha 3 x 0 Borussia Dortmund (Ayew 20' e 69' p, Rémy 62')
Grupo H - Bate Borisov 0 x 5 Barcelona (Volodko 19' ag, Pedro 22', Messi 38' e 56', Villa 90')
Grupo H - AC Milan 2 x 0 Viktoria Plzeñ (Ibrahimovic 53' p, Cassano 66')

Classificação (Grupo G):
Próxima Jornada (Grupo G) - 19 de Outubro:
FC Porto x APOEL (19:45)
Shakhtar Donetsk x Zenit (19:45)

Parabéns CSD Câmara de Lobos!


O Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos foi fundado a 28 de Setembro de 1977 e é o clube mais representativo daquele concelho madeirense, conhecido sobretudo pela aposta contínua nas camadas jovens. O ponto mais alto nos seus 34 anos de história foi a conquista do Regional em 1988/89, actualmente o clube milita na III Divisão - Série Madeira.

Os Debutantes - João Andrade

João Paulo Andrade é um concorrente bem conhecido. A sua chegada à Liga Bora Bora deve-se ao facto de ter frequentado o Colégio Infante D. Henrique, onde praticou andebol ao serviço do Clube Desportivo Infante ao lado de um número significativo de tahitianos. Assim sendo, João Andrade é um nome obviamente indiscutível no universo Tahiti.

Equipa Liga Record: C. D. Quebra-Costas
Clube: Club Sport Marítimo
Localização: Funchal/Lisboa

terça-feira, setembro 27, 2011

Liga dos Campeões (Grupo C): Chuta-chuta resolve na Arena


FC Otelul 0 x 1 SL Benfica (Bruno César 40')
Quatro anos depois o Benfica voltou a vencer fora de portas na principal competição europeia. Os encarnados foram à Arena de Bucareste bater o Otelul por 1-0, com um golo do "chuta-chuta", e estão na frente do Grupo C, em igualdade pontual com o Basileia, que surpreendentemente foi a Old Trafford empatar com o Manchester United.

Jogo morno, muito morno na capital romena. Ainda que num ritmo lento, o Benfica dominou por completo a primeira partida fora da Catedral nesta fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa orientada por Jorge Jesus podia, se quisesse, ter alcançado um resultado volumoso, visto que o campeão romeno é um conjunto sem nível para esta prova. Os encarnados entraram no encontro com várias oportunidades para chegar à vantagem, mas foram revelando pouca clarividência na hora de finalizar e só a partir da meia hora começaram a exercer uma maior pressão à frágil defesa do Otelul. Como consequência, Bruno César inaugurou o marcador à passagem do minuto 40: Gaitán, com uma grande assistência, serviu o "chuta-chuta", que na cara de Gravohac não perdoou.

Bruno César resolveu a partida de Bucareste.
No regresso dos balneários, esperava-se que o Benfica procurasse rapidamente o golo da tranquilidade. Mas não. O conjunto benfiquista continuou num ritmo de treino e nem as substituições que Jesus efectuou mudaram o rumo dos acontecimentos. Sem o mago Aimar no onze, a equipa da Luz sentiu muitas dificuldades para "arrumar" o sector ofensivo e quando o fez, faltou a eficácia demonstrada noutros jogos - que o diga Cardozo, que no minuto 80 teve uma soberana oportunidade de ampliar a vantagem. Os encarnados não "mataram" o jogo e nos instantes finais o Otelul podia ter chegado à igualdade, mas Artur voltou a resolver com uma boa defesa, no lance mais perigoso da equipa romena em toda a partida. Vitória sem contestação, mas demasiada suada, tendo em conta a qualidade do opositor.

No outro jogo do Grupo C, o Basileia protagonizou a maior surpresa da noite europeia. Os suíços foram a Manchester "roubar" 1 ponto ao favorito United, que neste momento está no 3.º lugar. A equipa de Nani - que não foi titular - esteve a vencer 2-0, permitiu a reviravolta e chegou ao empate já ao cair do pano. Nas restantes partidas, destaque para os triunfos do Real Madrid, do Bayern e do Inter.

Outros Resultados:
Grupo C - Man. United 3 x 3 FC Basileia (Welbeck 16 e 17', Young 90'; F. Frei 58', A. Frei 60' e 76' p)
Grupo A - Nápoles 2 x 0 Villarreal (Hamsik 15', Cavani 17' p)
Grupo A - Bayern Munique 2 x 0 Man. City (Mario Gómez 38' e 45'+1')
Grupo B - CSKA Moscovo 2 x 3 Inter (Dzagoev 45'+4', Vágner Love 77'; Lúcio 6', Pazzini 23', Zárate 79')
Grupo B - Trabzonspor 1 x 1 Lille (Colman 75' p, Sow 30')
Grupo D - Real Madrid 3 x 0 Ajax (Ronaldo 25', Kaká 41', Benzema 49')
Grupo D - Lyon 2 x 0 Dínamo Zagreb (Gomis 23', B. Koné 42')

Classificação (Grupo C):
Próxima Jornada (Grupo C) - 18 de Outubro:
FC Otelul x Man. United (19:45)
FC Basileia x SL Benfica (19:45)

Repórter Tahiti TV - XLI - Luz

SL BENFICA 1 x 1 MANCHESTER UNITED
Foto de João Ferreira - Liga Tahiti ®
O Estádio da Luz engalanou-se para receber o Manchester United na jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o Benfica fez um bom arranque ao empatar a uma bola frente ao colosso inglês. Esta noite os encarnados disputam mais um jogo da liga milionária frente ao modesto Otelul Galati da Roménia a partir das 19 horas e 45 minutos.

Uma das particularidades do encontro em Bucareste prende-se com o facto do capitão das águias, Luisão, poder se tornar o jogador benfiquista com mais presenças em partidas da UEFA, ultrapassando assim Veloso (1980-1995) que até antes do encontro com os red devils era líder isolado nesta lista. Confere os números:

TOP 10 DO BENFICA NA UEFA:
1.º Veloso - 77 jogos
1.º Luisão - 77
3.º Eusébio - 75
3.º Nené - 75
5.º Humberto Coelho - 71
6.º Simões - 67
7.º Nuno Gomes - 66
8.º Coluna - 64
9.º Shéu - 62
10.º José Augusto - 60

Liga Record: Onze da Jornada 6

JOGADOR DA JORNADA: Danilo Dias bisou no duelo frente ao V. Guimarães.
G - Peiser (Académica) - 6 Pontos
D - Abdoulaye (Académica) - 10 Pontos
D - Paulo Vinicius (SC Braga) - 9 Pontos
D - Figueroa (Olhanense) - 7 Pontos
D - Cláudio (Gil Vicente) - 6 Pontos
M - Adrien (Académica) - 11 Pontos
M - Danilo (Académica) - 8 Pontos
M - Schaars (Sporting) - 7 Pontos
A - Danilo Dias (Marítimo) - 14 Pontos
A - Van Wolfswinkel (Sporting) - 9 Pontos
A - Wilson Eduardo (Olhanense) - 7 Pontos
T - Pedro Emanuel (Académica) - 7 Pontos

Pontos Totais (sem capitão): 101 Pontos
Pontos Totais (com Danilo Dias a capitão): 115 Pontos

segunda-feira, setembro 26, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 6): Académica com lição bem estudada


Académica 4 x 0 Feirense (Abdoulaye 17', Danilo 25', Adrien 28' e 45'+2')
Aí está, a Académica não descola do grupo da frente. No jogo que fechou a jornada 6, o actual 5.º classificado bateu o Feirense e está a apenas 2 pontos do grupo de líderes do campeonato. Os estudantes continuam a não sofrer golos no seu reduto e esta noite golearam o recém-promovido, beneficiando sobretudo de uma defensiva fogaceira bastante displicente. Os pupilos de Pedro Emanuel adiantaram-se no marcador aos 17', através do defesa central Abdoulaye. Poucos minutos volvidos, Paulo Lopes, guarda-redes do Feirense, foi expulso por tocar a bola com a mão fora da área (20'). A partir daí tudo tornou-se mais fácil para os conimbricenses.

Adrien bisou na goleada da Académica.
A jogar contra 10, os da casa dilataram a vantagem para 2-0 aos 25' através de uma cabeçada de Danilo, que ainda sofre um desvio num defesa da Feira. Tudo simples. A "chapa 4" ficou completa por Adrien, com um belo golo aos 28' e outro pouco antes do descanso (45'+2'), com um defesa adversário a interferir novamente no lance. Na segunda parte, a Académica baixou o ritmo e o marcador não sofreu mais alterações. Os estudantes respiram bom futebol e recomendam-se, isto uma semana antes de defrontar o campeão FC Porto.

Classificação:

Liga Orangina (Jornada 5): Não há duas sem três


União 0 x 1 Trofense (Reguila 21')
Na passada quinta-feira, o Caldeirão dos Barreiros recebeu mais um jogo da Liga Orangina, com honras televisivas, mas o que se passou dentro das quatro linhas foi um jogo de baixa qualidade, com as três equipas em campo a revelarem muitas fragilidades. 

O encontro não teve nenhum motivo de interesse até ao minuto 20, altura em que uma falha do defesa Emerson permitiu a Reguila ficar isolado perante Matt Jones. O guarda-redes unionista saiu aos pés do atacante nortenho mas não logrou tocar a bola, derrubando o adversário e impedindo-o de rematar para o fundo das redes. Marcada a grande penalidade e convertida pelo mesmo Reguila, o União passava a estar em dupla desvantagem: no marcador e no número de jogadores em campo. Mesmo com 10, a equipa da casa dominou territorialmente, mas não criou verdadeiras oportunidades de golo. Diga-se que também os homens orientados por António Sousa não criaram dificuldades dignas de registo ao guardião Christopher, que foi chamado para o lugar do avermelhado Matt. 

Reguila marcou o golo que decidiu a partida nos Barreiros.
O jogo ainda haveria de mostrar mais uma equipa com outras fragilidades. João Ferreira, árbitro de Braga, viu uma nova grande penalidade, desta feita na área do Trofense, que nem os próprios adeptos unionistas perceberam. E se a falta é duvidosa, mais complexidade causou a cartolina vermelha mostrada a Pedro Santos. Com a bola na marca dos 11 metros, Rúben Andrade atirou para a defesa de Marco em cima do minuto 45. 

Após o intervalo, a toada manteve-se com um certo domínio territorial dos homens de João Abel, mas sem criar ocasiões de perigo que lhes permitissem igualar a contenda. O treinador madeirense ainda colocou toda "a carne no assador", prescindindo de Bruno e Emerson para dar lugar aos ofensivos Silva e Diop, mas nem estas alterações vieram mudar o rumo dos acontecimentos. Terceira derrota consecutiva para o União, enquanto o Trofense conquistou o seu primeiro triunfo neste campeonato.

Nas outras partidas, destaque para a primeira derrota do Atlético, que foi a Arouca perder por 2-0. De salientar ainda o triunfo do Leixões, que assim igualou a formação lisboeta no topo da classificação, ambos com 10 pontos. Nota final para o Belenenses, terceiro classificado, que é a única equipa sem qualquer derrota na Liga Orangina.

Outros Resultados:
Arouca 2 x 0 Atlético (Roberto 9', Joeano 90'+2')
Belenenses 1 x 0 Freamunde (Leonardo 9')
Moreirense 1 x 1 Aves (Bruno Moreira 5'; Bischoff 37')
Sta. Clara 2 x 1 Portimonense (Sylvestre 28', Pipo 44'; Traoré 56')
Leixões 1 x 0 Covilhã (Jumisse 4')
Estoril 0 x 0 Oliveirense
Naval 1 x 0 Penafiel (Edvaldo 15')

Classificação:


Jornada 6 (1 e 2 de Outubro):

domingo, setembro 25, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 6): Danilo aquece o Caldeirão


Marítimo 2 x 1 V. Guimarães (Danilo Dias 3' e 75'; Freire 72')
Quatro vitórias consecutivas, quarto lugar, a apenas 1 ponto dos líderes do campeonato. É o resultado do triunfo obtido pelo Marítimo nesta jornada 6, após bater o V. Guimarães por 2-1. Danilo Dias foi a grande figura da partida, com uma exibição de encher o olho e com um "bis" que resolveu o jogo no Caldeirão.

Que grande partida de futebol, a que encerrou a tarde desportiva de Domingo. Golos, emoção, sofrimento e um vencedor, na circunstância o Marítimo que, deste modo, igualou o melhor registo de vitórias consecutivas na Liga (quatro) e reconquistou a 4.ª posição, apenas a 1 ponto da "troika" formada por FC Porto, Benfica e Sp. Braga. Os verde-rubros tiveram uma entrada de leão, com um golo apontado por Danilo Dias logo aos 3 minutos, depois de um belo passe de Olberdam. Motivado com a vantagem, o Marítimo arrancou para uma excelente primeira parte, frente a um Vitória sem reacção, sem ideias e sem conseguir chegar à baliza maritimista.

Danilo Dias estreou-se a marcar no Estádio dos Barreiros.
A segunda parte apresentou um Vitória bem mais forte, mas até foi o Marítimo a criar a primeira oportunidade de golo, com Sami a rematar à barra. Os vimaranenses carregaram em busca do empate, Peçanha esteve em grande plano aos 51 minutos, quando defendeu com classe um remate desferido por Edgar. A emoção subiu e o conjunto da cidade berço chegou à igualdade na sequência de um pontapé de canto (72'): Freire desviou com sucesso, perante uma defesa maritimista algo apática. Mas a reacção dos homens da casa não se fez esperar. Sami carregou pela ala esquerda e Danilo Dias, num belo pontapé de ressaca, repôs a vantagem para a equipa madeirense. Até ao final, o Vitória tentou ainda empatar e por duas vezes esteve perto de conseguir, com duas bolas nos postes, mas a sorte protegeu os verde-rubros. 

O Marítimo partiu para esta Liga com poucos créditos, mas neste momento assume-se como a grande revelação do campeonato, fruto de uma grande coesão de grupo, humildade e, sobretudo, de muito trabalho. O leão do Almirante Reis voltou a rugir bem alto, deixando o Caldeirão a ferver de alegria.

Olhanense 2 x 1 U. Leiria (Wilson Eduardo 22', Figueroa 53'; Diego Gaúcho 82')
O Olhanense obteve finalmente a primeira vitória caseira, ao derrotar o "aflito" conjunto de Leiria por 2-1. A partida de Olhão começou muito morna, com as duas equipas a revelarem muita dificuldade em criar situações de apuro na defesa adversária. O conjunto algarvio revelou muita eficácia quando inaugurou o marcador, aos 22 minutos, na primeira grande jogada do encontro: Dady assistiu Wilson Eduardo, para este facturar um golo de bandeira. Aos 40 minutos, uma joelhada involuntária de Edson na cabeça de Salvador Agra causou momentos de aflição e obrigou à interrupção do jogo durante 10 minutos: o jogador caiu inconsciente, sofreu convulsões, mas recuperou já a caminho do hospital.

Algarvios eficazes conquistam o primeiro triunfo caseiro.
A etapa complementar arrancou com um belo lance de futebol, com o guarda-redes Fabiano a defender com grande classe um "pontapé de bicicleta" de Maykon (49'). Na resposta, o Olhanense aumentou a vantagem através de Figueroa (53'), revelando novamente extrema pontaria na hora de finalizar. A turma de Leiria tomou conta do jogo, mas raramente conseguiu perturbar uma organizada defesa algarvia, acabando por reduzir à passagem do minuto 82, com um remate forte de Diego Gaúcho. Resultado injusto para a formação orientada por Vítor Pontes, que lhe deixa numa posição desconfortável na tabela classificativa.

P. Ferreira 1 x 2 Gil Vicente (Melgarejo 5'; Laionel 45', Cláudio 56' p)
Os gilistas foram à capital do móvel bater a formação local por 2-1, efectuando uma recuperação notável. O Paços entrou com tudo na partida e aos 5 minutos já estava na frente do marcador, através  do golo de Melgarejo. O "grito de revolta" anunciado pelo treinador pacense, Luís Miguel, estava à vista de todos, com uma entrada fulgurante dos castores. Contudo, com o passar dos minutos, a euforia local deu lugar a um caos completo, visto que o Gil Vicente assumiu as despesas do jogo e começou a criar várias situações para chegar ao golo. Fruto de uma grande pressão, a equipa de Barcelos igualou em cima do intervalo, com Laionel a facturar o segundo tento no campeonato.

O Gil obteve um triunfo importante na Mata Real.
No regresso dos balneários, o Gil continuou à procura do golo e aos 56 minutos o "joker" voltou a atacar: Cláudio, central goleador, marcou o quarto golo na Liga, novamente na transformação de uma grande penalidade. Três minutos depois, a incoerência pacense foi expressa por Fábio Faria, que foi expulso após uma agressão a Hugo Vieira - é de salientar que esta foi a sétima expulsão para o P. Ferreira em 6 jornadas. Esse foi um rude golpe nas aspirações dos castores, que a partir desse momento não tiveram argumentos para chegar ao empate. Vitória tão importante como justa para a equipa de Barcelos, que continua em bom plano no regresso ao escalão máximo do futebol português.

Beira-Mar 0 x 0 Rio Ave
Aveirenses e vilacondenses protagonizaram, esta tarde, um dos jogos mais fracos até agora realizados nesta Liga Zon Sagres. O nulo é elucidativo do futebol paupérrimo praticado num Municipal de Aveiro praticamente "às moscas". O Rio Ave, que se encontra na última posição da classificação, até entrou melhor neste encontro, com especial evidência para o jovem Cristian Atsu, que por duas vezes criou situações de perigo. Apesar do arranque aguerrido dos vilacondenses, o Beira-Mar começou a dominar a partida e o avançado Douglas esteve em evidência ao desperdiçar dois lances bem estruturados pela equipa da casa. 

O nulo no Municipal de Aveiro prejudicou os dois conjuntos.
A segunda parte trouxe melhorias, com maior fluidez e melhor circulação de bola por parte de ambas as equipas. Contudo, os dois emblemas sentiram muitas dificuldades no último sector do terreno e o nulo persistiu até ao apito final. Como anteriormente referido, o Rio Ave permanece como lanterna vermelha, enquanto os aveirenses também saem prejudicados, visto que não vencem há três jornadas consecutivas.

GP Singapura: Button estraga festa a Vettel


Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) esperava abrir hoje o champanhe de bicampeão do mundo, chegou mesmo a abrir uma garrafa mas foi "apenas" a garrafa destinada... ao vencedor da prova. O Grande Prémio de Singapura realizou-se e o super-alemão voltou a vencer, naquele que foi o seu 9.º triunfo na presente temporada, ficando apenas a 1 ponto de revalidar o título. A festa seria hoje, não fosse Jenson Button (McLaren-Mercedes) terminar no segundo posto. Mark Webber (Red Bull-Renault) completou o pódio.

Vettel está apenas a 1 ponto de revalidar o título.
Fernando Alonso (Ferrari) terminou no 4.º posto, prejudicado pelo acidente de Michael Schumacher (Ferrari) que provocou a entrada do safety car. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), Paul di Resta (Force India-Mercedes), Nico Rosberg (Mercedes), Adrian Sutil (Force India-Mercedes), Felipe Massa (Ferrari) e Sergio Perez (Sauber-Ferrari) terminaram nos restantes lugares pontuáveis.

Classificação GP Singapura:
1.º Sebastian Vettel (ALE) / Red Bull-Renault, 1h59:06.757
2.º Jenson Button (GBR) / McLaren-Mercedes, a 1.737 segundos
3.º Mark Webber (AUS) / Red Bull-Renault, a 29.279
4.º Fernando Alonso (ESP) / Ferrari, a a 55.449
5.º Lewis Hamilton (GBR) / McLaren Mercedes, a 1:07.766
6. Paul di Resta (ESC) / Force India-Mercedes, a 1:51.067
7. Nico Rosberg (ALE) / Mercedes, a 1 volta
8. Adrian Sutil (ALE) / Force India-Mercedes, a 1 volta
9. Felipe Massa (BRA) / Ferrari, a 1 volta
10. Sergio Perez (MEX) / Sauber-Ferrari, 1 volta
11. Pastor Maldonado (VEN) / Williams-Cosworth, a 1 volta
12. Sébastien Buemi (SUI) / Toro Rosso-Ferrari, a 1 volta
13. Rubens Barrichello (BRA) / Williams-Cosworth, a 1 volta
14. Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari, a 2 voltas
15. Bruno Senna (BRA) / Lotus-Renault, 2 voltas
16. Heikki Kovalainen (FIN) / Team Lotus, a 2 voltas
17. Vitaly Petrov (RUS) / Lotus-Renault, a 2 voltas
18. Jérôme d'Ambrosio (BEL) / Virgin-Cosworth, 2 voltas
19. Daniel Ricciardo (AUS) / Hispania-Cosworth, a 4 voltas
20. Vitantonio Liuzzi (ITA) / Hispania-Cosworth, a 4 voltas
21. Jaime Alguersuari (ESP) / Toro Rosso-Ferrari, a 5 voltas

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sebastian Vettel (ALE), 309 Pontos
2.º Jenson Button (GBR), 185
3.º Fernando Alonso (ESP), 184
4.º Mark Webber (AUS), 182
5.º Lewis Hamilton (GBR), 168
6.º Felipe Massa (BRA), 84
7.º Nico Rosberg (ALE), 62
8.º Michael Schumacher (ALE), 52
9.º Vitaly Petrov (RUS), 34
10. Nick Heidfeld (ALE), 34

Classificação Mundial de Construtores:
1.º Red Bull-Renault, 491 Pontos
2.º McLaren-Mercedes, 353
3.º Ferrari, 268
4.º Mercedes GP, 114
5.º Renault, 70
6.º Force India-Mercedes, 48
7.º Sauber-Ferrari, 36
8.º Toro Rosso-Ferrari, 29
9.º Williams-Cosworth, 5

sábado, setembro 24, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 6): Corrida ao título, aceitam-se apostas


SC Braga 2 x 0 Nacional (Nuno Gomes 33', Paulo Vinicius 83')
"Abram alas ao líder"! Foi assim que o speaker do Estádio AXA se referiu à classificação do super Braga. Os minhotos bateram neste início de noite o Nacional por 2-0 e colaram-se assim aos líderes FC Porto e Benfica no topo da tabela. O resultado pode deixar transparecer um triunfo fácil para os da casa, mas não. Os insulares voltaram a mostrar o porquê de serem considerados ano após ano como uma formação apontada aos lugares europeus e apresentaram esta noite bastantes complicações aos bracarenses.

Paulo Vinicius selou o resultado final no Estádio AXA.
Em duelo de técnicos madeirenses, o Sp. Braga não deslumbrou e tirou partido da sua matreirice. No momento em que os alvinegros estavam apenas com 10 jogadores - Elizeu lesionou-se e ainda não tinha sido substituído por Edgar Costa - Nuno Gomes inaugurou o marcador à passagem do minuto 33, apontando assim o seu terceiro golo na Liga. Na segunda parte, o Nacional entrou melhor e dispôs de várias oportunidades para chegar ao empate, sobretudo nos lances de Mateus e Skolnik, mas não seria suficiente. Contra a corrente do jogo, Paulo Vinicius, com um cabeceamento certeiro, carimbou o resultado final, aos 83'. Nota a reter: na cidade dos arcebispos temos candidato ao título.

Sporting 3 x 0 V. Setúbal (Schaars 2', Van Wolfswinkel 7' e 14')
No mundial de 1974, o seleccionador da Holanda, Rinus Michels, criou uma nova forma de ver o jogo. Criou o "Futebol Total". Cruyff, Neeskens e Rensenbrink pontificavam na laranja mecânica que fazia as delícias dos adeptos do jogo. Esta noite em Alvalade outros holandeses levaram ao rubro um estádio cheio. O filme do jogo com o Rio Ave repetiu-se, Schaars (2') e Van Wolfswinkel (7' e 14') voltaram a marcar bem cedo. Até ao intervalo só deu Sporting, enquanto o V. Setúbal era presa fácil deste leão. Há muito que já não se via um futebol leonino tão intenso e acutilante, apenas com olhos para a baliza.

O leão voltou a rugir bem alto. Wolfswinkel foi o herói da noite.
No regresso dos balneários, os visitados continuaram a dominar, embora os sadinos por várias vezes criaram perigo junto à baliza de Rui Patrício. Todos no estádio acreditavam que o Sporting iria dilatar a vantagem, mas não aconteceu. Ainda assim quem pagou bilhete deu-se por satisfeito, pois o leão voltou a rugir, voltou a convencer e sobretudo porque está à distância de 3 pontos da liderança repartida por três. A corrida ao título está aberta. Aceitam-se apostas. 

Os Debutantes - Gonçalo Borga

Gonçalo Borga chega à Liga Bora Bora através das suas boas prestações na extinta Liga ISCSP, onde sagrou-se por 2 vezes campeão (2008/09 e 2009/10). No ISCSP conheceu vários vultos tahitianos como Hélder Teixeira, Jorge Correia, Daniel Rodrigues ou Alexandre Correia, daí o convite. Gonçalo diz ter potencial para tornar a Liga Bora Bora em "Liga Borga Borga", a ver vamos.

Equipa Liga Record: Cuba Libre F.C.
Clube: Sporting Clube de Portugal
Localização: Torres Novas/Lisboa

sexta-feira, setembro 23, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 6): Benfica caça-fantasmas


FC Porto 2 x 2 Benfica (Kléber 37', Otamendi 50'; Cardozo 47', Gaitán 82')
Vinte e Sete anos depois da estreia nos cinemas do filme Ghostbusters, de Ivan Reitman, foi a vez do Benfica caçar os seus fantasmas. Ainda está bem presente na memória dos adeptos do futebol a derrota copiosa das águias por 5-0 em pleno reduto do FC Porto, como também a conquista do campeonato por parte dos azuis e brancos num Estádio da Luz às escuras. Esta noite, em jogo referente à 6.ª jornada da Liga, os encarnados mostraram-se bem mais cautelosos e saíram do Dragão com um empate que foi, segundo Jorge Jesus, um "resultado satisfatório". Já Vítor Pereira considera que os da casa "perderam 2 pontos".
Kléber e Otamendi assinaram os golos azuis e brancos.
A primeira parte foi totalmente controlada pelo FC Porto. Os centro-campistas Fernando, Moutinho e Guarín, foram autênticos operários e apologistas da posse de bola. Os dragões vulgarizaram o meio campo adversário e Cardozo mal se viu (excepto num lance polémico em que os visitados reclamaram vermelho para o paraguio por suposta agressão a Fucile). O primeiro sinal foi dado pela turma de Vitor Pereira através de uma arrancada e remate de Hulk para uma bela defesa de Artur, que afastou para canto, aos 11'. A partir daqui o FC Porto mostrou que estava empenhado em vencer e o golo acabou por surgir já perto do intervalo, por intermédio de Kléber aos 37'.
Benfica e FC Porto partilham liderança, com o Sp. Braga também à espreita.
A entrada para o tempo complementar foi bem animada com dois golos de rajada, um para cada lado. Após jogada de insistência de Nolito, o Benfica restabeleceu a igualdade por Cardozo, que assinou o 5.º golo da temporada aos 47'. Três minutos volvidos, o central Otamendi subiu à área adversária e recolocou os campeões novamente em vantagem. Com a entrada de Saviola e Bruno César, aos 69', os lisboetas melhoraram substancialmente o seu jogo e aproveitaram da melhor forma o desgaste dos médios da casa para criarem mais e melhores oportunidades.

Aos 82', Gaitán apontou um golo de bandeira - o que já é natural no internacional argentino - num erro clamoroso de Fucile, estabelecendo assim o resultado final. O Benfica caçou fantasmas antigos e manteve tudo igual na frente da classificação - ainda à espera de Sp. Braga - numa Liga que continua equilibrada. É o que se quer!
Benfica alcança resultado "satisfatório" e mantém tudo igual na frente da Liga.
FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando, Guarín (Belluschi 77'), Moutinho, Hulk, Varela (Walter 86') e Kléber (C. Rodríguez 80').

Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, García, Witsel, Nolito (B. César 69'), Gaitán, Aimar (Saviola 69') e Cardozo (Matic 90'+1).

Liga Zon Sagres: FC Porto x Benfica (lançamento)


FC Porto x Benfica
Estádio do Dragão, às 20H15 (SportTV 1)
Árbitro: Jorge Sousa
17º C

FC Porto e Benfica encontram-se pela 77.ª vez em encontros da Liga realizados na cidade invicta.
EQUIPAS PROVÁVEIS:

Futebol Clube do PORTO
1. Helton
13. Fucile 14. Rolando 30. Otamendi 5. A. Pereira
25. Fernando 6. Guarín 8. Moutinho
12. Hulk 11. Kléber 17. Varela
Treinador: Vítor Pereira

Sport Lisboa e BENFICA
1. Artur
14. M. Pereira 4. Luisão 24. Garay 3. Emerson
6. García 28. Witsel 5. Amorim 10. Aimar 20. Gaitán
7. Cardozo
Treinador: Jorge Jesus

João Vieira Pinto e Paulinho Santos encarnavam dentro de campo a enorme rivalidade entre os dois emblemas.
TÍTULOS:

FCP 70 - Total - SLB 69
FCP 25 - 1.ª Divisão/Liga - SLB 32
FCP 16 - Taça de Portugal - SLB 24
FCP 18 - Supertaça Cândido de Oliveira: - SLB 4
FCP 0 - Taça da Liga - SLB 3
FCP 4 - Campeonato de Portugal - SLB 3
FCP 2 - Taça/Liga dos Campeões Europeus - SLB 2
FCP 2 - Taça Intercontinental SLB 0
FCP 2 - Taça UEFA/ Liga Europa - SLB 0
FCP 1 - Supertaça Europeia - SLB 0
FCP 0 - Taça Latina - SLB 1


Na época transacta o FC Porto obteve a sua maior vitória de sempre sobre o rival: 5 x 0.
NÚMEROS NAS ANTAS/DRAGÃO:

77 JOGOS 
FCP 47 - Vitórias - SLB 12
18 Empates
FCP 155 - Golos Marcados - SLB 89
FCP 5 x 0 SLB (2010/11) - Maior Vitória - FCP 2 x 4 SLB (1942/43)
FCP 5 x 0 SLB (2010/11) - Último Triunfo - FCP 0 x 2 SLB (2005/06)
Jogo com mais golos: FCP 5 x 3 SLB (1953/54)
Último Empate: FCP 1 x 1 SLB (2008/09)