quinta-feira, junho 03, 2010

Inglaterra 1966 - Inventores Coroados Reis do Jogo

O futebol voltou à sua casa em 1966. A Inglaterra não só organizou o 8º Campeonato do Mundo da história como se estreou a erguer a taça.

Eusébio consola Pelé que acaba lesionado após o jogo com Portugal (3-1).

A competição ficou marcada pela exagerada agressividade praticada dentro de campo e pelas fracas exibições das equipas de arbitragem, o que provocou grandes polémicas. O Mundial'66 ficou também manchado pelo boicote das selecções africanas, que decidiram retirar-se, por entenderem que deveriam ter direito a uma vaga exclusiva na prova, e não terem de disputar um playoff de acesso com o vencedor da zona de qualificação da Ásia e Oceânia. Na prova inglesa introduziram-se os primeiros controlos anti-doping e proibiu-se a naturalização de futebolistas. Cerca de 70 selecções participaram na qualificação para a prova, o que constituiu um novo recorde. Antes do início do torneio, aconteceu um insólito: a Taça Jules Rimet foi roubada. Depois de buscas intensas das autoridades policiais à procura do troféu, foi um cão chamado Pickles que encontrou o objecto num jardim em Londres, debaixo de um banco.

A final de 1966 entre Inglaterra e RFA foi a final mais polémica de sempre.

O Mundial'66 foi fértil em resultados inesperados. A primeira grande surpresa foi a eliminação do Brasil, campeão em 1958 e 1962. A selecção canarinha não passou da primeira fase - perdeu com a Hungria e Portugal. A sua estrela Pelé voltou a ser vítima de entradas violentas. A magia dos brasileiros foi substituída pela dos estreantes portugueses, com destaque para Eusébio, que se sagrou melhor marcador com 9 tentos. Os palcos ingleses também assistiram a uma das maiores surpresas de sempre da história dos mundiais. A Coreia do Norte, que participava pela primeira vez, eliminou a poderosa Itália e passou aos quartos de final, onde foi batida por Portugal (5-3).

Inglaterra é pela primeira vez campeã do Mundo, capitaneada por Bobby Moore.

Depois de 31 intensos e emocionantes jogos, RFA e Inglaterra disputaram uma das finais mais polémicas de sempre, presenciada por 100 mil pessoas em Wembley, onde os anfitriões venceram por 4-2. A polémica surgiu, primeiro, pelos minutos exagerados concedidos pelo árbitro da partida, que resultou no golo alemão que levou o jogo para prolongamento (2-2) e, depois o terceiro golo inglês deixou muitas dúvidas de a bola ter entrado na baliza. Os inventores foram assim coroados reis do jogo.

Final, 30 de Junho de 1966, Londres

Inglaterra 4 - 2 RFA

Hurst 18', 101', 120' e Peters 78'; Haller 12' e Webber 90'

Sem comentários: