Realiza-se desde o passado dia 13, na Suécia, o 22º Campeonato do Mundo de Andebol. A competição prolonga-se até ao próximo dia 30 de Janeiro e entra agora na fase final, onde irão disputar-se as meias finais e os restantes jogos de classificação. A prova organizada pela Federação Internacional de Andebol (IHF) é disputada de dois em dois anos e tem como actual detentor a França, selecção que é igualmente campeã europeia e olímpica.
A competição é caracterizada pela disputa de duas fases de grupos (cada grupo com 6 equipas), com a última a designar as selecções que disputam as meias finais. Na primeira fase, existem 4 grupos e seguem em frente os primeiros 3 classificados de cada. Este ano não houve grandes surpresas, já que os potenciais candidatos apuraram-se com relativa facilidade.
Já na segunda fase, que terminou ontem, apuram-se para as meias finais os 2 primeiros classificados de dois grupos. França, Espanha, Dinamarca e Suécia, confirmaram o seu favoritismo e vão disputar a presença na final. A Alemanha e Croácia, crónicos candidatos, foram as grandes desilusões da prova. Os germânicos, com uma péssima prestação, ficaram fora dos lugares que permitem o acesso para o torneio de qualificação olímpico. A Croácia, sem o fulgor de outros tempos, terminou a fase na 3ª posição, mas muito longe da Dinamarca e Suécia.
GRUPO I
GRUPO II
As meias finais disputam-se no dia 28, enquanto o novo campeão mundial será conhecido no dia 30 de Janeiro. A França é a selecção favorita, mas todas as outras têm qualidade suficiente para causar sensação. A Liga Tahiti continuará a seguir a fase final da competição.
Sem comentários:
Enviar um comentário