- Portimonense 0 - 3 Sp. Braga
- V. Guimarães 1 - 0 Olhanense
- Sporting 2 - 3 P. Ferreira
O Braga obteve a primeira vitória fora de portas no campeonato, ao vencer a frágil equipa do Portimonense, na abertura da jornada 16. A primeira parte do encontro foi muito fraca, onde ambas as equipas não tiveram imaginação suficiente para alterar o marcador. Nesse período, os algarvios mostraram organização e até criaram alguns calafrios à defensiva minhota. No segundo tempo, tudo se alterou. O Braga surgiu muito forte e após algumas alterações promovidas pelo treinador bracarense, viria a resolver o jogo em apenas três minutos: primeiro, Hélder Barbosa estreou-se a marcar (50') e Lima fez o segundo aos 53'. Alan fechou o resultado, ao marcar o melhor golo da noite aos 70'. Resultado justo e que não deixa qualquer tipo de contestação. Destaque para o desentendimento entre Mossoró e Domingos Paciência, após a substituição do brasileiro.
No D. Afonso Henriques, o Guimarães recebeu e bateu o Olhanense por uma bola a zero. A primeira metade teve níveis exibicionais muito baixos, com domínio vimaranense, mas sem situações de golo para ambas as equipas. No segundo tempo, os homens da casa entraram com uma forte mentalidade ofensiva e as ocasiões de perigo começaram a surgir junto à baliza de Ricardo Baptista, guarda-redes que efectuou excelentes defesas. Fruto de uma maior pressão, o golo vimaranense surgiu com naturalidade à passagem do minuto 50', apontado por João Ribeiro. Os algarvios tentaram reagir, mas por poucas vezes incomodaram a defesa do Guimarães. Triunfo justo da equipa orientada por Manuel Machado, que assim venceu após 4 jornadas sem conhecer o sabor da vitória.
O Sporting perdeu, em pleno estádio José Alvalade, com o Paços de Ferreira por 2-3. Numa primeira parte "de loucos", os castores adiantaram-se no marcador no minuto 28', num tiraço de Samuel. Os leões reagiram e Liedson empatou aos 42', depois de uma defesa incompleta de Cássio. Aos 44', erro grave do árbitro Luís Catita, ao assinalar uma inexistente grande penalidade, que Manuel José concretizou. Já no segundo tempo, o Sporting entrou a pressionar e, novamente, conseguiu empatar através de Diogo Salomão, decorria o minuto 62'. O Paços foi sempre uma equipa com pendor ofensivo e a persistência da equipa da capital do móvel viria a dar frutos quando Pizzi deu nova vantagem, aos 81'. O resultado não sofreu mais alterações e a equipa leonina pode definitivamente dizer adeus ao título à 16ª jornada. O triunfo premeia uma excelente atitude do conjunto orientado por Rui Vitória.
Sem comentários:
Enviar um comentário