A escaldante jornada 20 arranca em Leiria na Sexta. Os locais recebem o V. Guimarães, num encontro de "europeus". O U. Leiria ultrapassou o Nacional com imensas dificuldades, num regresso às vitórias após 4 jornadas sem triunfar. Já os vimaranenses saíram derrotados pelas mãos do Benfica e tentam agora regressar aos bons resultados, frente a uma equipa do "seu" campeonato.
No Sábado há apenas um jogo: Portimonense e Olhanense defrontam-se no derby algarvio. O conjunto de Portimão é o último classificado e viu o treinador Carlos Azenha colocar o seu lugar à disposição, depois de ainda não ter conseguido qualquer vitória (o técnico continuará no cargo até ao final da presente época). O Olhanense alcançou um brilhante empate frente ao Sporting, que ainda mais valorizou a excelente temporada que o clube está a fazer. Perante tais circunstâncias, o favoritismo recai para os olhanenses, até porque possuem um plantel com qualidade superior ao seu adversário.
Já no Domingo, o Rio Ave desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica. Os estudantes não vencem há 7 jornadas, facto que os deixou perto dos lugares de despromoção. A briosa vem sentido imensas dificuldades na sua defesa, devido a frequentes lesões nos seus principais jogadores e tem agora um osso duro de roer pela frente. O Rio Ave venceu na jornada transacta a um adversário directo, distanciou-se das últimas posições e encontra-se fortemente moralizado.
V. Setúbal e Naval encontram-se no Estádio do Bonfim. Os sadinos conseguiram conquistar um importante ponto frente ao Beira-Mar e agora, a jogar em casa, tentam distanciar-se do adversário directo figueirense. Contudo, a Naval atravessa o melhor período da época, onde já não perde há 3 jornadas. O jogo promete ser disputado até ao último minuto, já que em causa está a despromoção para a liga secundária.
O Marítimo recebe o Beira-Mar a partir das 18h. Os verde-rubros arrecadaram 3 derrotas nas últimas 3 jornadas e hipotecaram a luta pelos lugares europeus. Resta agora lutar pela permanência, já que os lugares de descida estão ali mesmo à vista. O Beira-Mar está a realizar um excelente campeonato e possui um conjunto com imenso valor. A partida assume um carácter decisivo para os madeirenses, já que um deslize poderá colocar a equipa em maus lençóis.
Sp. Braga e P. Ferreira defrontam-se no Axa. O conjunto minhoto perdeu de forma desapontante frente ao FC Porto e tenta agora regressar aos triunfos de forma a não perder o comboio europeu. Mas o Paços está num excelente momento de forma e já não perde há 5 jornadas. Este será o terceiro encontro entre as duas equipas nesta temporada e os minhotos ainda não conseguiram bater os castores. Será desta? Certo é que o equilíbrio promete ser constante, com um resultado final imprevisível.
Na Segunda, o clássico dos clássicos portugueses: Sporting e Benfica disputam o último jogo da jornada 20, a partir das 20h15, com transmissão televisiva assegurada pela Sport TV. Sem favoritos, o jogo assume-se como fulcral para as duas equipas, já que ambas jogam agora os últimos trunfos para tentar alcançar os objectivos propostos para está época. Sem hipóteses de lutar pelo título, os fragilizados leões tentam assegurar o terceiro posto e, quiçá, alcançar o segundo. A tarefa não se adivinha fácil, já que distantes 12 pontos separam o conjunto leonino do lugar actualmente ocupado, precisamente, pelo Benfica. Os encarnados estão num grande momento, a praticar um excelente futebol e o objectivo é continuar com o ciclo vitorioso de forma a não deixar fugir o líder do campeonato - uma derrota em Alvalade poderá acabar com o sonho de revalidar o título. O jogo promete ser intenso e, esperamos, um grande espectáculo de futebol.
Atenção: o jogo FC Porto x Nacional já foi realizado, com vitória portista por 3-0. Dessa forma, esse encontro não conta para a Liga Record, com os jogadores de ambas as equipas a receberem 0 pontos.
Sem comentários:
Enviar um comentário