segunda-feira, fevereiro 14, 2011

TOP 5 Inter - #1 Ronaldo


"Ronaldo é Fenómeno, Fenómeno é futebol". No dia em que pendura definitivamente as botas, Ronaldo é o número 1 do Top 5 do Inter. Nasceu a 22 de Setembro de 1976 no Rio de Janeiro. Aos 16 anos, iniciou a sua carreira profissional ao serviço do Cruzeiro e marcou o seu primeiro golo frente ao Belenenses. No clube brasileiro fez 44 jogos, marcou 44 golos, números que despertaram a atenção de vários emblemas europeus. 

Em 1994, foi contratado pelo PSV Eindhoven e continuaria a revelar-se como um finalizador nato. Duas épocas volvidas, mudou-se para o gigante Barcelona, onde pela primeira vez foi eleito como o melhor jogador do mundo pela FIFA. Nos blaugrana, marcou 47 golos em 49 partidas, recebendo a alcunha "El Fenómeno", mas permaneceu apenas uma época no conjunto catalão. 

Ronaldo foi contratado pelo Inter na temporada 97/98 e não defraudou as expectativas. Em 97, venceu pela segunda vez o prémio FIFA para o melhor jogador do mundo e arrecadou ainda a Bola de Ouro da France Football. Na época de estreia pelo Inter, marcou 25 vezes e terminou o ano com a conquista da Taça UEFA. Nas temporadas seguintes, jogou com pouca frequência, ora devido a lesões, compromissos publicitários ou por estar a representar a selecção brasileira. 

Na época 99/00, viveu um dos piores capítulos da sua carreira, quando lesionou-se com gravidade no joelho direito, no jogo contra o Lecce. Ficou 5 meses a recuperar a lesão e no jogo de regresso, voltou a parar, depois do mesmo joelho ceder na final da Taça de Itália. 15 longos meses afastaram-no da competição, mas voltou em grande, especialmente na Canarinha, onde foi o principal obreiro da conquista do Penta por parte do Brasil. No regresso a Milão depois do Mundial'2002, começaram a surgir problemas com o treinador dos nerazzurri Héctor Cúper e Ronaldo começou a forçar a saída do clube milanês.


O brasileiro queria voltar ao Barcelona, mas os culé atravessavam uma grave crise financeira, que não lhes permitiu contratar o Fenómeno. O arqui-rival Real Madrid contratou-o por 35 milhões de euros, mas os primeiros tempos nos merengues não seriam fáceis. Ronaldo marcou poucas vezes e a fraca rentabilidade deixou os adeptos desiludidos. Ainda assim, no final de 2002 foi considerado pela terceira vez como o melhor do mundo. 

R9 convenceu os madrilenos no jogo da Champions frente ao Manchester United, depois de efectuar uma brilhante actuação, coroada com um hattrick, que colocou o Real na meia final da competição. Nesse mesmo ano, conquistou o seu primeiro campeonato, depois de vencer La Liga, onde foi o melhor marcador. As temporadas seguintes foram de completa decepção, já que o clube da capital espanhola não conquistou qualquer título e Ronaldo seria fortemente criticado pelo excesso de peso. 

No Mundial'2006, pese embora a paupérrima prestação da selecção brasileira, bateu o recorde de melhor marcador de sempre na principal prova da FIFA: 15 golos em três mundiais. Em 2007 foi contratado pelo Milan, mas já sem o fulgor de outros tempos. Permaneceu em Milão uma época e em 2009 voltou aos relvados, já ao serviço do Corinthians, clube que até hoje representou. Com 34 anos, abandona o futebol e deixa saudades. Possuía um drible fantástico, velocidade e um grande remate. Dos melhores avançados da história do futebol!

CARREIRA:
1993 a 1994 - Cruzeiro (BRA)
1994 a 1996 - PSV Eindhoven (HOL)
1996 a 1997 - Barcelona (ESP)
1997 a 2002 - Inter (ITA)
2002 a 2007 - Real Madrid (ESP)
2007 a 2008 - AC Milan (ITA)
2009 a 2011 - Corinthians (BRA)

Sem comentários: