FC Porto, Benfica e Sp. Braga, conseguiram atingir os oitavos de final da Liga Europa, feito inédito, já que é a primeira vez que três equipas portuguesas atingem esta fase da competição. Agora, encontram adversários com um grande nível de exigência, emblemas com experiência nas principais provas europeias.
O FC Porto defronta o conhecido CSKA Moscovo. Os russos ainda há poucos anos conquistaram a extinta Taça UEFA em pleno Estádio José Alvalade, depois de superar o Sporting na sua própria casa. Os moscovitas, na fase de grupos, passaram no 1.º lugar do grupo F e já nos "16 avos" eliminaram o PAOK do português Vieirinha, depois de vencerem na Grécia e empatarem na gélida cidade de Moscovo. No seu plantel militam figuras com renome, casos do guarda-redes Akinfeev, do extremo Honda e do avançado Wagner Love. Perfilam-se como um adversário muito combativo e que apostam muito nos jogos que realizam-se no seu estádio, onde a temperatura negativa constitui um forte obstáculo a quem os visita. É, desta forma, um opositor complicado para o líder do campeonato português, embora o FC Porto tenha valor mais do que suficiente para chegar aos quartos de final.
(clique na infografia para aumentar [infografia desactualizada])
Já o Benfica, actual campeão nacional, defronta o PSG. A equipa de Paris está a realizar um bom campeonato, está no 5.º lugar, mas a apenas 5 pontos do Lille, que comanda a tabela classificativa. O PSG conta com nomes bem conhecidos do público em geral, casos de Makélélé, Giuly, Nenê e Hoarau, logo prevêem-se muitas dificuldades para os encarnados. Os franceses qualificaram-se no 1.º lugar do complicadíssimo grupo J, à frente do Sevilha e eliminando o líder do campeonato alemão, o Borussia Dortmund. Na última fase, bateram o Bate Borisov, depois de empatarem a dois golos na Ucrânia e de um nulo no Parque dos Príncipes. Pese embora o valor do conjunto parisiense, o Benfica tem todas as possibilidades de seguir em frente, numa eliminatória que prevê-se aberta e disputada, uma vez que as duas equipas jogam um futebol com especial pendor ofensivo.
O Sp. Braga tem pela frente o adversário teoricamente mais complicado, já que defronta o colosso Liverpool. Os reds estão a realizar um campeonato aquém das expectativas, onde, neste momento, encontram-se fora dos lugares que permitem o acesso à Liga dos Campeões. Contudo, a equipa de Anfield Road é um conjunto repleto de excelente jogadores, um clube histórico, que, relembre-se, conquistou a Champions há apenas 6 anos. O Liverpool foi 1.º classificado no grupo K, onde 'apenas' conseguiram duas vitórias e quatro empates. Já nos "16 avos", eliminaram o Sparta Praga com o resultado de 1-0 no conjunto das duas mãos. Com jogadores de classe mundial, o conjunto da cidade dos Beatles peca muitas vezes por não funcionar como equipa, valendo-se em exagero das individualidades que possui. Facto que pode e deve ser explorado pelos minhotos. Ainda assim, a viagem ao país de sua majestade não se adivinha fácil, uma vez que o ambiente no Anfield é temido por tudo e todos. Resta ao Sp. Braga aproveitar o jogo da primeira mão, para tentar assegurar um resultado positivo e explorar o contra-ataque na casa dos reds.
Sem comentários:
Enviar um comentário