quarta-feira, março 16, 2011

Liga Zon Sagres - Antevisão da Jornada 24


Portimonense e V. Guimarães abrem a jornada 24 na Sexta. Os algarvios conseguiram um empate importante em pleno Estádio da Luz e continuam a sonhar com a permanência no principal escalão português. O Guimarães também empatou na última jornada, resultado frustrante, já que não foi suficiente para alcançar o tão desejado 4.º lugar. Este jogo assume um carácter decisivo para as aspirações dos dois emblemas, com o favoritismo a recair sobre os vimaranenses.

No Sábado, o Sporting recebe a U. Leiria. Os leões continuam com o 3.º posto ameaçado e só a vitória interessa, uma vez que os adversários directos encontram-se a apenas 4 pontos de distância. O conjunto de Leiria, pese embora o decréscimo de rendimento nesta 2.ª volta, está ainda em plena luta europeia, segue a 4 do 5.º lugar, e um triunfo no José Alvalade poderá catapultar os leirienses na tabela classificativa. 

O Nacional desloca-se ao Bonfim para defrontar o V. Setúbal, já na tarde de Domingo. Os madeirenses viram o treinador Jokanovic apresentar a demissão, mesmo com a equipa a realizar um bom campeonato, algo pouco comum no futebol português. Colocado no 7.º lugar, o Nacional está a apenas 2 pontos da 4.ª posição, pratica um bom futebol e é assim favorito a conquistar os três pontos na casa sadina. Além disso, o V. Setúbal vem demonstrando imensas dificuldades no sector ofensivo, é o pior ataque do campeonato e já não vence há 8 jornadas.

A Naval, última classificada do campeonato, recebe o Beira-Mar. Os figueirenses surgem após uma derrota desapontante frente ao Marítimo, que colocou-lhes em grandes apuros. No outro lado, o Beira-Mar terminou com um jejum de vitórias, depois de bater o P. Ferreira no Municipal de Aveiro. Perante este cenário, os aveirenses são os principais candidatos a obter os três pontos, mas espera-se muita luta por parte da equipa da Figueira da Foz.


O Marítimo recebe o Olhanense, no último dos jogos realizados a partir das 16h. Depois de uma excelente vitória em solo continental, os verde-rubros tentam regressar aos triunfos caseiros, algo que se vier a acontecer, poderá garantir, em definitivo, a permanência na Liga Zon Sagres. Mas do outro lado encontra-se um conjunto algarvio que está a realizar um bom campeonato e que já demonstrou ser difícil de bater. Sem favoritos, o jogo promete ser disputado.

A fechar o dia, o FC Porto recebe a Académica. O líder do campeonato continua invicto na competição, soma 11 triunfos consecutivos e já possui uma vantagem de 13 pontos para o 2.º classificado. Os estudantes retomaram o caminho dos bons resultados com a chegada de Ulisses Morais ao comando técnico, mas neste jogo têm um missão hercúlea pela frente. Os azuis e brancos são claros favoritos para conquistar mais uma vitória.

Na Segunda, o Rio Ave desloca-se ao Estádio Axa para defrontar o Sp. Braga. A equipa minhota, que ainda não jogou a partida referente à 23.ª jornada, está num bom caminho para o apuramento europeu, mas este jogo é fulcral para as suas aspirações. Se vencer os dois encontros, o Braga colocar-se-á no 4.º lugar do campeonato, mas uma derrota pode deitar tudo a perder. Neste jogo, os arsenalistas têm um osso muito duro de roer pela frente, já que o Rio Ave está a realizar uma excelente recuperação na tabela classificativa. Os vila-condenses já estão no 11.º lugar e bem colados ao pelotão da frente.

A fechar a jornada, o P. Ferreira recebe o Benfica. Os castores perderam pela primeira vez este ano na última jornada, mas continuam num brilhante 4.º lugar e a praticar um bom futebol. Já os encarnados, hipotecaram em definitivo a luta pelo título nacional, depois de um desapontante empate caseiro com o Portimonense. Ainda assim, o Benfica possui uma excelente equipa e com certeza quererá vencer, antes de receber o Porto no seu estádio. Prevê-se um jogo muito equilibrado, sem favoritismo atribuído a qualquer um dos conjuntos.

Sem comentários: