quarta-feira, abril 06, 2011

Liga Europa: Quartos de Final - Antevisão


O Benfica vai defrontar o PSV. Embate de históricos europeus, duas equipas que já conquistaram a Liga dos Campeões. O clube de Eindhoven é, junto com Ajax e Feyenoord, um dos três "grandes" dos Países Baixos. Fundado em 1913 por um grupo de operários da fábrica Philips, o clube surgiu como uma forma de celebrar o centésimo aniversário da independência do país. 

Mesmo com forte concorrência do Ajax, o PSV desde cedo habituou-se a conquistar títulos, vencendo o primeiro campeonato em 1929. A sua melhor fase interna sucedeu-se na década 70, onde venceu três títulos nacionais consecutivos. Contudo, seria em 1988 o ano de ouro da equipa holandesa: conquistou o triplete, Campeonato, Taça e Liga dos Campeões, esta última precisamente frente ao Benfica. Nesse conjunto militavam figuras mundialmente conhecidas, como Ronald Koeman, Erik Gerets e ainda Ruud Gullit, que nessa época mudou-se para o AC Milan. Nos últimos anos, outros grandes jogadores formaram-se na formação de Eindhoven, como Jaap Stam, Van Nistelrooy, Cocu e Arjen Robben.

Actualmente, apresenta-se como um dos crónicos candidatos ao título, que conquistou pela última vez em 2005/2006. Na presente época, está no segundo lugar da Eredivise, a apenas 2 pontos do líder Twente, e está a realizar uma excelente prestação na Liga Europa. Chegou aos 16 Avos depois de passar no 1.º lugar do grupo I, afastando o Metalist, Sampdoria e Debrecen. Na fase a eliminar, bateu o Lille e na ronda anterior deixou para trás o carrasco do Sporting, o Glasgow Rangers. Isaksson, Bouma, Engelaar, Dzsudzsak, Toivonen, são as principais figuras da equipa, que faz dos jogos no Philips Stadium a sua principal arma, onde ainda não perdeu nesta competição.

(clique na infografia para ampliar)

Com a 1.ª mão a realizar-se no Estádio da Luz, o Benfica não pode dar-se ao luxo de sofrer golos, uma vez que esta equipa holandesa é muito forte no seu terreno. Pese embora esse factor, o conjunto orientado por Jesus, na sua melhor forma, tem todas as condições para passar esta complicada eliminatória. Resta desejar boa sorte às três formações lusitanas.

Sem comentários: