quarta-feira, julho 13, 2011

COL DU GALIBIER #11: Uma para ti, três para Cavendish


E já são três os pássaros na mão de Mark Cavendish. Já tinha 15 na sua gaiola. Quatro apanhados em 2008. Juntou-lhes seis na edição de 2009 e ainda lhes somou cinco no Tour de 2010. Só em 2007, por ter abandonado prematuramente, não conseguiu nenhum.

O "Expresso da Ilha de Man" voltou hoje a dar uma lição a toda a concorrência, com André Greipel à cabeça, e a demonstrar de forma contundente por que razão é considerado o melhor sprinter da actualidade.

Foi desgastante o trabalho da HTC-Highroad, numa tirada entre Blaye-les-Mines e Lavaur, num total de 167,5 quilómetros. A equipa norte-americana foi “queimando” sucessivamente Danny Pate, Matthew Goss, Tejay Van Garderen, Lars Bak e Bernhard Eisel para controlar a corrida. No entanto, nos quilómetros finais, sobravam Mark Renshaw, Peter Velits, Tony Martin e o próprio Mark Cavendish. Atendendo a que etapa de amanhã vai exigir esforço máximo dos homens da geral, Allan Peiper optou por poupar Velits e Martin, entregando a responsabilidade de lançar o seu “menino” nas melhores condições a Mark Renshaw.


Contudo, houve uma adequação da estratégia às circunstâncias da etapa e aos recursos humanos de que dispunha. Ao invés de expor Renshaw ainda longe da meta, o team manager decidiu explorar outros comboios, retribuindo a simpatia que por norma têm para com a sua equipa.

A Garmin-Cervélo, na tentativa de levar Tyler Farrar ao triunfo, abriu caminho e Renshaw “só” teve que servir de rampa para Cavendish. E, quando esta dupla que se entende de olhos fechados está no sítio certo, raramente falha. O britânico, de 26 anos, respondeu assim a André Greipel, que lhe roubou a vitória no dia de ontem, e ainda somou os pontos suficientes para ascender ao 1.º lugar da classificação por pontos. 

Como já referi neste espaço noutros dias, amanhã é o primeiro teste aos favoritos. Na chegada à estância de Luz-Ardiden, com passagem prévia pelo Col du Tourmalet, dará para aferir quem tem as unhas no tamanho ideal para tocar guitarra. Favoritismo para Alberto Contador, na minha opinião, com Andy Schleck e Evans muito próximos. Estou muito curioso para ver Peter Velits, confesso. Posso falhar de forma tremenda, mas o eslovaco, de 26 anos, está entre os meus eleitos para o top 5. Vamos ver…

Octávio Lousada Oliveira

Sem comentários: